segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Perdendo o melhor de Deus

Texto: Josué 7:1-26



Introdução: Acã estava na terra prometida, mas perdeu as bênçãos da terra por causa dos erros que cometeu. Ele perdeu o melhor de Deus.
O que poderia nos levar a perder o melhor de Deus?

I. Nós perdemos o melhor de Deus quando somos desobedientes.
A. Foi dito a Acã para ficar longe das coisas condenadas. Ele desobedeceu e pagou o preço.
B. A nossa desobediência pode nos levar a perder a plenitude das bênçãos de Deus.

II. Nós perdemos o melhor de Deus quando estamos distraídos com as coisas deste mundo.
A. Acã estava distraído com seus próprios desejos pecaminosos. V. 20-21
B. Acã estava distraído com a riqueza das coisas condenadas. V. 21-22.

Muitas vezes somos distraídos pela riqueza deste mundo: casas, terrenos, empregos, esportes e outras coisas neste mundo.

III. Nós perdemos o melhor de Deus quando negamos o poder do pecado.
A. Acã pensou que poderia pecar em segredo. Ao estudar os versículos 1-3, observamos que toda a nação sofreu por causa do pecado de Acã. O pecado nos afeta, afeta nossas famílias, nossas igrejas e nossa comunidade.
B. O pecado traz duras consequências. Acã perdeu a vida. (Rom 6.23)

IV. Nós perdemos o melhor de Deus quando nós desconsideramos os planos de Deus.
A. Deus tem planos maravilhosos para nós. Jeremias 29:11
1. A vida eterna
2. Paz
3. Contentamento
4. Alegria
B. Acã mostrou sua incredulidade ao roubar as coisas condenadas. A ironia de suas ações é que Deus já lhe tinha dado a terra prometida. Ele era dono de toda a terra, mas roubou para conseguir uma parte dela.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

As 9 casas que Jesus entrou

AS NOVE CASAS EM QUE JESUS ENTROU
Texto: Salmos 127:1
Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. (NVI)


Introdução: Engraçado o ser humano em relação a sua casa. Tem dia que você está solicito a receber visitas por exemplo.  Tem dia que você não está a fim de receber ninguém. Tem pessoas que gostam receber pessoas e gostam também de visitar pessoas.  Outras, eu na minha casa e as pessoas na delas. Jesus gostava muito de visitar as pessoas, de entrar na casa das pessoas pra sentir o ambiente da casa. Jesus, no seu ministério foi em muitas casas. Vamos ver onde ele foi, com quem ele se encontrou e o que aconteceu.

1ª casa: Em Caná da Galiléia (João 2.1-11)
Para levar alegria.
• Primeiro milagre de Jesus mencionado na Bíblia.
• Um casamento: As festas duravam 7 dias. Jesus deve ter chegado nos últimos dias da festa.
• Foram de 600 a 900 litros de vinho. Aliás, o melhor vinho.

Aquele casal convidou Jesus para estar em seu casamento.
Vs. 3 - A Bíblia diz que, de repente, o vinho acabou. E o vinho simboliza gozo, alegria, felicidade.
E tudo isso acabou naquela festa.
Mas Jesus fez um milagre e a alegria voltou àquela casa.


Casa: de Marta e Maria (Lucas 10.38-42)
Para ser amigo.
38 Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. 39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! " 41 Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; 42 todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".

Marta estava procurando agradar seu convidado, arrumando a casa. Prestando um serviço terreno, de natureza não espiritual. Maria ficou ao lado de Jesus todo o tempo, buscando comunhão com ele. Buscando alimento, cultuando, crescendo.
Marta - atarefada com muitos afazeres de menor importância.
Maria - buscando a saúde da própria alma.


3ª Casa: de seus amigos (João 20.26-29)
Para fortalecer-lhes a fé.
26 Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! " 27 E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". 28 Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! " 29 Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".

Tomé havia dito que só acreditaria que Jesus havia ressuscitado se visse as cicatrizes dele, se tocasse nas marcas dos cravos. Bem aventurado (feliz) somos nós os que cremos em Jesus sem nunca termos o visto. Mas quando nos tornamos amigos de Cristo, quando ele entra em nossa casa para fortalecer a nossa fé, nós cremos, somos transformados, nos tornamos felizes (Bem aventurados).


4ª casa: em Emaús (Lucas 24.13-16, 29-32)
Para abrir os olhos dos discípulos.
13 Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. 14 No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. 15 Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; 16 mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.

29 Mas eles insistiram muito com ele: "Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando". Então, ele entrou para ficar com eles. 30 Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. 31 Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. 32 Perguntaram-se um ao outro: "Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? "

Jesus entrou na casa de Cléopas e seu amigo não o reconheceram. Andaram com Jesus e não perceberam que era Ele. Muitos tem andado com Jesus e não tem reconhecido sua voz, sua palavra, seus gestos, as manifestações do seu poder e da sua presença. Jesus precisou fazer uma demonstração maior da sua autoridade pra que eles pudessem enfim, perceber a presença de Cristo. Jesus atua na nossa vida em todas as horas, em todos os momentos. Algumas vezes ele atua de forma grandiosa, mas em muitas oportunidades, a sutileza de um gesto, de uma palavra, é uma porção daquilo que Deus quer te falar, te mostrar, te surpreender. Deixa Jesus entrar na sua casa para lhe abrir os olhos. Os olhos da tolerância, do amor, do carinho. Por que tanta agressividade quando você fala com um familiar seu. Lembre-se que pecamos todo dia contra Deus e Ele ainda nos ama muito.


Casa: de Simão Pedro (Lucas 4: 38-39)
Para curar.
38 Depois de deixar a sinagoga naquele dia, Ele foi para a casa de Simão, onde encontrou a sogra de Simão muito doente, com febre alta. "Tenha a bondade de curá-la" suplicavam todos. 39 Chegando ao lado dela, Ele falou à febre, repreendendo-a, e imediatamente sua temperatura voltou ao normal; e ela se levantou e preparou a comida para eles!

A Bíblia nos diz em: (Isaías 53:4) - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Jesus entra em nossa casa trazendo a cura, por mais grave que seja a enfermidade, ele já levou sobre si.
"Imediatamente aquela mulher se levantou e os servia": A cura foi total e imediata. 
O serviço é a melhor prova de que Cristo cura e transforma.


6ª casa: de Jairo (Lucas 8.41-42, 49-55)
Para trazer vida.
41 Então um homem chamado Jairo, dirigente de uma sinagoga judaica, veio e caiu aos pés de Jesus, pedindo-Lhe que fosse à sua casa com ele, 42 porque estava à morte sua única filha, uma menina de doze anos. Jesus foi com ele, abrindo caminho através do povo.

49 Enquanto Ele ainda estava falando com a mulher, chegou um mensageiro da casa de Jairo com a notícia de que a menina estava morta. "Ela já se foi", disse ele ao pai dela; "não adianta incomodar o Mestre agora". 50 Porém quando Jesus soube o que havia acontecido, disse ao pai: "Não tenha medo! Apenas confie em Mim, e ela ficará boa". 51 Quando eles chegaram à casa, Jesus não deixou entrar ninguém no quarto, a não ser Pedro, Tiago, João" com o pai e a mãe da menina. 52 A casa estava cheia de gente chorando, porém Ele disse: "Parem de chorar! Ela não está morta; está apenas dormindo! " 53 Isto fez com que zombassem e rissem, porque todos sabiam que ela estava morta. 54 Então Jesus a tomou pela mão e chamou: "Levante-se, menina! " 55 Naquele momento a vida dela voltou e logo ficou em pé! "Dêem alguma coisa para, ela comer! " disse Ele,

Interessante o versículo 52: “Ela não está morta...” Jesus simplesmente ignora a morte. Fato mais do que comprovado na sua ressurreição. Pra Jesus não tem morte, só tem vida (João 11:25). Basta cremos, para que a vida de Jesus passe a ser a nossa vida. Talvez muitos ainda não experimentaram um cristianismo autêntico porque ainda estão vivos em suas vontades. Precisamos morrer pra nós mesmos para que o Senhor nos traga a vida. É a simbologia do batismo. Nós morremos pra aquilo que vivemos, pensamos e agimos. A partir da entrada de Jesus, saímos do sono do pecado e da morte para o acordar da vida.


7ª Casa: de Simão (Fariseu) (Lucas 7.36-50)
Para perdoar os pecados.
36 Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa. 37 Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38 e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. 39 Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: "Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ ". 40 Respondeu-lhe Jesus: "Simão, tenho algo a lhe dizer". "Dize, Mestre", disse ele. 41 "Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinquenta. 42 Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? " 43 Simão respondeu: "Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior". "Você julgou bem", disse Jesus. 44 Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: "Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45 Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. 46 Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. 47 Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama". 48 Então Jesus disse a ela: "Seus pecados estão perdoados". 49 Os outros convidados começaram a perguntar: "Quem é este que até perdoa pecados? " 50 Jesus disse à mulher: "Sua fé a salvou; vá em paz".

Jesus entra na casa de Simão o fariseu pra fazer muito mais do que uma simples visita. Jesus entra na casa se depara com uma mulher que teve a sua vida mudada só pelo fato de Jesus ter perdoado os seus pecados. Jesus precisa entrar na sua casa, para perdoar os seus pecados.

8ª Casa: de Zaqueu (Lucas 19.1-10)
Para trazer salvação.
1 Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. 2 Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. 3 Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. 4 Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. 5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje". 6 Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. 7 Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ ". 8 Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais". 9 Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. 10 Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido".

Os fariseus criam que os publicanos estavam fora do alcance da salvação. Eram considerados ladrões, na mente do povo. Eesse tipo de gente jamais seria salvo, mas Jesus mandou Zaqueu descer porque lhe convinha entrar na casa dele, levar a salvação para ele e toda a sua família.

"Todos murmuravam": era mais fácil para o povo louvar Jesus pela cura do cego do que pela salvação de um grande pecador.
Não há pecador que Jesus não possa salvar.
No há pecado que Ele não possa perdoar.
No há vida que Ele não possa transformar.


Conclusão:
A sua pode ser 9ª Casa.
(Apocalipse 3:20) - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

A nona casa PODE ser a sua, caso você abra a porta do seu coração e deixe Jesus entrar em sua vida, e reinar nela. Ele só vai entrar se você deixar, ele só entra se você permitir a sua presença. Deus está olhando pra você agora. Deus está contemplando o seu coração e Deus tem poder pra olhar no fundo da sua alma. Ele sabe que você está precisando não só da visita, mas que você precisa que ele more na sua casa, no seu coração. Você ainda coloca Jesus pra fora da sua casa, não deixando que ele tome conta da sua casa, dos seus negócios, da sua família. Deixa Jesus entrar na sua casa, na sua vida. Deus irá te fazer prosperar. Deus irá mudar a história da sua vida.



A mente de Cristo


Texto: I Coríntios 2:16 "Mas, nós temos a mente de Cristo"
                                                                 
Introdução: SE nós temos a mente de Cristo, há alguns que não tem essa mente. Sãos os “homens naturais”. É possível sim; através do Espírito de Deus e da Palavra podemos ter a mente de Cristo. É por meio do Espírito de Deus que podemos discernir todas as coisas.
Os crentes podem compreender as verdades espirituais.

I. As características de alguém com a mente de Cristo
A. Humildade – João 13 – Jesus lava os pés dos discípulos
B. Obediência – Rm 5.19
C. Amor – João 8: A mulher adúltera
D. Auto sacrifício – 1 Pedro 3.18

II. As recompensas da mente de Cristo
A. Exaltação – Lucas 18.14
B. Honra – Isaías 61.7
C. Glória – Isaías 60.1

III. A obrigação da mente de Cristo
Ter a mente de Cristo não exige sacrifício nosso, pelo contrário é um prazer para nós, pois isto se adquire tendo intimidade com o Senhor, e esta intimidade vem através da nossa entrega total as coisas de Deus. 

Conclusão: Através da oração e da comunhão constante com o Espírito Santo podemos abrir portas que pareciam fechadas antes. A oração move o braço que move o mundo para trazer a libertação. Conhecer isso é ter a mente de Cristo