segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Escolham a vida...

Deuteronômio 30.19-20
19 Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, 20 e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

Introdução: O livro de Deuteronômio é a repetição, entre outras coisas, das leis ditas por Moisés. Só que agora é outro povo, pessoas que não ouviram a lei e que precisariam de orientação do seu líder para prosseguirem, pois já se sabia que Moisés não prosseguiria com eles. E a partir do capítulo 28, começa-se o discurso de despedida desse grande homem: Moisés. Até que no capítulo 30, ao final dele, ele dá o arremate: coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. ESCOLHAM A VIDA! Engraçado, que mesmo sem entrar na terra, Moisés era tão próximo de Deus, que ele sabia que os seus liderados não iam obedecer a sua palavra. Essa palavra de “vida ou morte” que Moisés traz, era a palavra certa para aquele tempo e povo. Mas podemos pegá-la e adaptá-la ao nosso tempo.

1 – As pessoas querem a morte.
Impressionante como hoje há uma escolha assumida pela morte. “É melhor morrer bêbado, mas feliz!” e outras insanidades. Nós temos ficado assustados com a violência, mas muitos desses casos somos nós que provocamos. Só pesquisarmos. O Brasil hoje é 4º lugar no índice de morte no trânsito. Sabemos que a violência está alarmante, as coisas não estão fáceis, vejo até como estratégia de satanás pra que a igreja tenha medo e não frequente cultos a noite. Mas quando se fala em trânsito, há uma violência sem medida que vem da escolha do motorista em respeitar ou não respeitar as regras. Moisés já havia passado mau bocados com o povo anterior e agora, ao repetir a palavra, é claro: “coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição.” Moisés também, deixa muito claro, que ele estava fazendo isso diante de Deus, ao colocar suas criações como testemunhas desse momento importa nte.

2 – Quem está ao nosso redor recebe as consequências das nossas escolhas. (v.19b)
Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam...

Moisés aconselha o povo a não só viver a promessa, mas estender aos seus filhos. Infelizmente muita gente toma cada decisão equivocada, que quando percebe, o filho, o marido, a esposa, a filha, já abandonou a Cristo. Assim como a vida, ao ser escolhida, ia ser prolongada aos filhos, para a morte e para a maldição ia ser a mesma regra. E como há pessoas que tem amaldiçoado sua família com suas escolhas equivocadas. Escolhem mal seus projetos, seus ideais, suas referências. E qual a melhor escolha¿ A melhor escolha é aquela que nos aproxima de Jesus. Porque quando eu me aproximo de Jesus, minha família também se aproxima (Atos 16.31) A história do povo de Israel exemplifica muito bem essa questão. O povo se aproximava do Pai, mas logo se afastava. Josué, em seguida a morte de Moisés, como novo líder desse povo, também coloca diante deles (povo) a escolha (Josué 24.15).

Por que é tão difícil escolher a vida?
1 – Falta confiar em Deus...
A nossa afobação e intromissão no processo que Deus está conduzindo atrapalha e muito a obra do Pai. A nossa falta de fé nos impulsiona a interferir no processo. Não permitimos Deus trabalhar, não confiamos no seu amor e acabamos tendo que inventar alternativas para cobrir a nossa falta de fé. Fazemos e mostramos errado para tentar compensar. O fato é que precisamos ensinar as pessoas a confiar em Deus, em crer na sua vontade e no seu querer, conscientes de que se, por acaso, eu me meter nesse negócio, eu vou colocar tudo a perder.

2 - Falta coragem para as atitudes certas.
Você já reparou que as pregações estão cada vez mais parecidas? Você já se deu conta de que muito que se prega neste púlpito e em outros, é bem semelhante? Aí vem a questão: Por que a vida não muda? Por que tem gente que não consegue se relacionar bem com os familiares, com as pessoas da igreja...porque o casamento de alguns caminha a cada dia pro buraco, mesmo sendo pregado, quase que incessantemente, sobre família. Por que os jovens escolhem cada vez pior os seus amigos, seus namoros, enfim, por quê? Porque a parte nos cabe que é a atitude, nos falta coragem. Falta coragem pra romper com esses relacionamentos ilícitos, falta coragem para colocar o filho, o marido, a esposa, quem seja, nos eixos. Em vários textos, seja no Antigo ou no Novo Testamento, existe a palavra “Não temas”. Há algumas controvérsias mas juntando com o original sendo hebraico ou grego, essa palavra aparece 365 vezes na Bíblia. Uma vez para cada dia do ano. Aconteça o que vier, esteja o que for a sua frente, não temas. Não tenhas medo, não se acovarde. Receba da força e da coragem do Senhor para ultrapassar os obstáculos que vem sobre a sua vida, sobre a sua casa.  Não fique pensando no que vão pensar ou dizer sobre as suas atitudes. O que importa é o que Deus diz de você. Ele está aprovando suas atitudes. É com o aval de Deus que devemos nos preocupar. Não com a opinião de gente que precisa muito mais da intervenção de Deus.

Conclusão
Longe de me comparar com Moisés. Mas eu quero colocar diante de você o mesmo que ele colocou diante do seu povo. Mas, preste atenção, escolhendo a vida, Cristo deverá ser o dono dela, o Senhor dela e você se comprometerá com ele a seguir os seus passos. Caso você não queira, acredito que saiba o que está fazendo. Não posso, nem tenho direito de fazer terrorismo, mas é necessário que entenda. Escolher a vida significa o que está no verso 20. 20 e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó. Escolher a Deus, a Jesus, é decidir pela vida. Pela vida pra sua casa, pros seus negócios, para os seus relacionamentos. Escolha a vida. Eu sei que você tem opções. Mas o Senhor quer te dar a vida que está faltando no seu caminho.


As tentações de Jesus

Texto Mateus 4.1-11
1 Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3 O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". 4 Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’". 5 Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: 6 "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’". 7 Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’". 8 Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. 9 E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". 10 Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’". 11 Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.

Introdução: Um dos momentos mais tensos na vida de qualquer cristão é a aproximação da tentação. Imagino que pra Jesus, não foi diferente. Porque ele precisava também nos mostrar que podemos vencer esses ataques de Satanás.

1 – Tentação do corpo. (v.3)
Jesus estava faminto e é uma maldade quando alguém está num propósito de ficar sem comer e vem alguém e oferece comida, facilita pra você sair da graça. Mas a resposta de Jesus é uma demonstração clara do que precisamos realmente: nos aproximarmos de Deus e entendermos que não podemos viver sem a Palavra de Deus. Quanto mais nos apegamos as Escrituras, mais dependemos dela e alcançamos muitos resultados. Temos muitas tentações que assolam nosso corpo e nossa comunhão o Pai.
- Tentação do álcool
- Tentação do cigarro: Mais de 90% dos fumantes adultos começaram quando estavam entre os 11 e 13 anos.
- Tentação das drogas
- Tentação da prostituição

2 – Tentação de “tentar a Deus” (v.5-6)
Analisando bem o texto, satanás o leva até a cidade santa, o coloca na parte mais alta do templo e tenta persuadir a Jesus usando a própria Bíblia. Claro que do jeito dele, da maneira dele, deturpando as Escrituras, tentando fazer com que Jesus seguisse suas ordens. Satanás está levando pessoas pelo caminho, tem usado até pessoas “cristãs” para nos persuadir. O diabo está usando até da Palavra pra poder destruir os cristãos. Muitas heresias saíram de interpretação equivocadas das escrituras. O inimigo queria que Jesus demonstrasse seu poder e sua autoridade como um artista que faz um show ou uma peça. Jesus não estava ali com aquele intuito. E ele queria que o Filho de Deus manifestasse sua glória sem nenhum sentido. Tentando a Deus. Em outras palavras: “Se joga daqui, porque Deus vai providenciar os anjos pra te segurar.” Essa foi a palavra. Mas Jesus sabendo que ao fazer isso estava tentando a Deus. Muitos têm estado nesse caminho. Começa a buscar manifestações do poder de Deus, quando deveriam ir atrás do Deus de milagres. Do Deus das manifestações. Exemplo: A orientação é pro jovem procurar uma menina evangélica pra namorar. Aí o diabo fala pra ele: namora uma que não é da igreja para que Deus a salve. Aí ele vai lá e namora com ela, quase que exigindo que Deus a salve. Só que o Senhor não obriga ninguém a se salvar. Ele convida, mas cabe ao homem a decisão. Mas voltando ao texto, se Jesus fizesse aquilo, talvez os judeus cressem nele mais rapidamente e em mais número. Mas se aproximariam dele pelo que faz e não pelo que Ele é: o Filho de Deus.

3 – Tentação do poder. (v.8-9)
Algumas considerações sobre esse texto:
a)o diabo tem algo a oferecer. Ele não estava oferecendo algo que não podia dar.
b) o preço é muito alto. Ele quer ser adorado.

O diabo queria resolver as coisas de maneira mais “simples”. Ele queria um atalho. Teologicamente, ceder a tentação é andar por um atalho. Porém é um caminho que não te o aval do Pai. A Palavra de Deus diz que todo o joelho se dobrará diante dele e toda língua confessará. Satanás sabendo disso oferece o mundo, porém, Cristo estaria derrotado porque se prostrou diante do diabo. Mas o fato dEle não ter se dobrado foi a razão da sua vitória. Porque enquanto o homem tem ouvido e aceitado as ofertas de satanás, Cristo vem e mostra que vale a pena servir ao Pai. Ele não queria ter toda a glória do mundo e ser taxado de fracassado. Cristo é exaltado entre as nações sem precisar se curvar ao mundo, ao pecado e ao diabo. O poder não pode te cegar. O nosso adversário tem cegado o entendimento de muitos, mostrando a sua “glória” e muitos preferem os atalhos do inferno ao caminho estreito de Cristo.

Conclusão
Primeiro Satanás ataca o corpo, a necessidade física. Depois ele prova Jesus se ele é capaz de usufruir dos seus poderes para benefício próprio. E por último, ele demonstra sua face, pedindo a Jesus que o adore. Não se engane, não ceda às tentações. É nesse caminho que ele vai tentar te tragar. É a sua necessidade, depois ele tentará te mostrar que você tem que viver os prazeres da vida, independente da palavra e por fim, vai te dar tudo que quiser, se o adorar. Esteja atento às tentações e ore muito. Se apegue à Palavra. Você vai passar.