terça-feira, 19 de maio de 2015

Somos a carta aberta de Cristo...

2 Coríntios 3.2-3
A única carta que eu necessito, são vocês, vocês mesmos! Só em ver a boa mudança em seus corações, todos podem ver que nós fizemos uma obra de valor entre vocês. Eles podem ver que vocês são uma carta de Cristo, escrita por nós. Carta escrita não com pena e tinta, mas pelo Espírito do Deus vivo; não esculpida na pedra, mas em corações humanos.

Introdução: Paulo, escritor dessa carta aos Coríntios, foi o fundador dessa igreja e ao receber mensageiros de lá, resolve escrever essa epístola a esses irmãos e nesta feita ele fala sobre a importância de todos os que foram conquistados na sua passagem por ali, e não foram poucos, a ponto de ele ter fundado a igreja, era a resposta àqueles que achavam que o apóstolo dos gentios estava brincando de ser ministro do Evangelho. Então ele reforça isso dizendo sobre a felicidade de ver os seus irmãos sendo moldados pelo Espírito Santo. A carta, a qual Paulo se refere, é a vida daqueles homens. E a vida deles estava sendo escrita pelo próprio Deus. Cumprindo uma promessa de Ezequiel 11.19 “retirarei um coração de pedra e lhes darei um coração de carne. ” Essas cartas podem ser entendidas da seguinte maneira:
1. Alguns pensam que Cristo seria o autor dessas cartas.
2. Outros estudiosos pensam que Cristo seria o possuidor dessas cartas. Em outras palavras, os crentes coríntios pertenciam a Cristo.
3. Há também aqueles que pensam que temos aqui a ideia de que tais cartas foram enviadas da parte de Cristo para o mundo.
4. Há também a ideia de que essas cartas relatam a verdade acerca de Cristo Jesus.

1 – Local e Data
Geralmente escrevemos primeiro essa informação. Uma carta que se preze, precisa de um local onde está sendo escrita e uma data. Quando ela chegar, dá para ter a noção exata de quanto tempo demorou para chegar. Mas no nosso caso, qual a data e o local da sua experiência real com Jesus? Onde e quando você entendeu que a partir daquele momento o mundo te reconheceria como carta aberta? Mas eu queria voltar na data e local no final dessa mensagem.

2 – A saudação
Quando enviamos uma carta para alguém, sempre cumprimentamos. Independentemente de quem seja, essa fala deve ser respeitosa. Na carta convencional, precisamos somente mudar o tratamento de acordo com a posição social de quem a recebe. Se for alguém da família, um “querido” já basta. Quando é uma autoridade jurídica ou executiva, usa-se o “Ilustríssimo”, “Excelentíssimo”. Mas na carta colocada por Paulo, a saudação é o tratamento que damos as pessoas. Como os que estão próximos de nós, que irão ler a carta que é a nossa vida, tem sido tratado? Escrevemos a história para todos ou selecionamos os que lerão? A questão nessa parte da carta é como estamos tratando as pessoas e quem são os que estão lendo. Se somos carta aberta, qualquer um pode ler. Qualquer um pode ter acesso a nossa vida. Como estamos chegando na sociedade e como eles nos veem.

3 – O texto
Nessa parte da carta, nos preocupamos em expor o que realmente queremos. Qual a finalidade dessa correspondência. Trazendo para a analogia que estamos fazendo com a nossa vida, nesse momento, a nossa carta expõe, ou precisa expor Cristo. O “texto” da nossa carta aberta é Cristo, o que Ele fez, o que Ele faz, a promessa na nossa vida, de cura, de libertação, de amor, perdão, enfim, de uma série de valores que o Senhor Jesus traz na sua “carta” aberta a todos da sua época e para nós também. A carta de Cristo é uma carta revolucionária, sem manchas, sem rugas, sem nenhum tipo de erro “ortográfico”. É com ela que prosseguimos, é com ela que continuamos a escrever...é com as suas mãos que escrevemos o conteúdo de nossa carta. Se escrevermos nosso texto e não trouxermos Cristo para escrever conosco, se o Espírito Santo não for o corretor ortográfico da nossa carta, todo o nosso conteúdo será perdido. É no texto que colocamos o assunto principal da nossa correspondência. É nas coisas principais da nossa vida é que Cristo precisa aparecer. No seu casamento, na sua relação familiar, na sua relação familiar, seja qual for o grau de parentesco, nas suas relações de amizade, profissionais, enfim, em tudo, a letra que o mundo quer ler é a letra de Cristo na sua história. Histórias de testemunho, de cura, de libertação, de prosperidade e principalmente de transformação de vida. Neste texto que carregamos todo o dia, toda a hora, a cada instante a tinta da sua carta tem que ser o sangue do Cordeiro.

4 – A despedida
É a conclusão da carta. São as saudações finais, os desejos para quem está lendo. Quais as palavras que tem saído da sua boca? O que você tem desejado para aqueles que leem sua carta, para os que lerão a sua história? Qual o legado que você está deixando? Se você fosse embora do lugar onde mora, do trabalho que exerce, da sua família, sentiriam sua falta? Você tem exercido sua influência?

5 – A assinatura
Na assinatura, recomenda-se na carta, que possa ser direta. Sem rodeios, de maneira direta. Importante que tenha letra legível. Na nossa carta, também precisamos ser diretos, objetivos. A assinatura dá o sentido de fidelidade, de algo verdadeiro. O nosso testemunho precisa ser verdadeiro e fidedigno como uma assinatura num documento nosso. A sua assinatura é a garantia de que tudo é verdadeiro. Não despreze isso. Que a sua vida seja legível. As pessoas leiam com clareza e entendam o que Cristo fez e pode fazer na vida de quem está lendo.

6 – Destinatário
Como foi dito anteriormente, todos devem o destino desta carta. Neste local, deve-se colocar: todas as pessoas. Como somos uma carta aberta, todos tem o direito de ler e receber para sua vida.

7 – O Selo (Efésios 1.13)
Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa.
O Espírito Santo é o selo dessa carta. Assim como não tem valor e não chega ao seu destino uma carta sem selo, nós que somos a carta de Cristo jamais chegaremos as pessoas se o Espírito Santo não for conosco.

Conclusão

Você tem a oportunidade de deixar Cristo escrever sua história, a sua carta aberta, onde as pessoas lerão e através do seu testemunho, o Senhor as salvará. E você que ainda não tem a sua história escrita pelo Salvador, hoje é o dia. Lá no início dizíamos que a data nessa nossa carta, escreveríamos a data no final. Aqueles que já tem Cristo de verdade, a data foi escrita com o dia do encontro com Ele. E hoje pode ser o dia que você vai colocar a data do teu encontro com Jesus.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Esfriamento Espiritual - Como fugir?

Texto: 1 Tim 4.1
O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.

Introdução – Eu tenho lido e usado muito o livro de Timóteo pela sua pessoalidade. É uma carta de um mestre para o seu pupilo que viria a ser um pastor, um bispo jovem, mas um jovem de Deus e Paulo enxerga nele um líder em potencial e o orienta como proceder. Em algumas versões, vamos encontrar o termo “apostatar”. Que no original tem o sentido de “assumir uma posição de distância”. E aí nesse encontro quero conversar com vocês sobre isso. Interessante que Paulo já havia falado essas mesmas palavras no livro de Atos 20.28-31. E agora ele repete a Timóteo e a todo povo da igreja de Éfeso, pastoreada pelo seu discípulo.

1 – Considerações sobre o Esfriamento ou Frieza Espiritual
1.a) O abandono da fé é individual. Segundo o texto bíblico, e a sua tradução, a apostasia é algo pessoal, individual. Ninguém apostata ou abandona a fé do outro. Cada um tem a sua fé e cada um dará conta da sua fé em Cristo Jesus (Rm 14.12)

1.b) São enganados conscientemente. Como tem gente que gosta de ser enganada.... Como tem pessoas que fazem questão de serem ludibriadas. Estão vendo que não vai dar certo, mas por alento, para acalmar a alma eles preferem ouvir espírito enganadores. E aí você vê todo o tipo de campanha nas igrejas, as aberrações e heresias bíblicas, enfim, isso vai afastando as pessoas da verdade, e aí, quando elas percebem, a fé delas se acabou e já abandonaram a verdade.

1.c) Se aliam a Satanás.
Há uma lista de situações de satanás que tem contribuído para o afastamento de Deus. A frieza espiritual tem levado alguns a:
- Religiões orientais
- Seitas
- Ateísmo
- O cristianismo liberal
- Vida com o mundo
- Movimentos ocultos como astrologia, parapsicologia, maçonaria, etc.

2 – Sintomas de esfriamento espiritual
 - A Palavra não tem mais efeito / falta de fé
- O relacionamento com o mundo fica mais estreito
- Logo, o pecado é mais tolerado
- Não há mais relacionamento com Deus
- Fica acomodado com as coisas
- Os cultos ficam em segundo, terceiro, quarto plano.
- Consequentemente não participa das atividades da igreja
- Não tem mais testemunho
- A preguiça reina
- Não há mais fidelidade (dízimo, tempo, talento)
- O amor se esfria (Mt 24.12)
- Justificativas sem sentido: “Estou fora da igreja, mas estou bem com Deus”
- Não há mais tempo e nem paciência para as coisas de Deus.





3 – Razões para esfriamento espiritual.
- Adoração a quem não merece. (Jr. 17.5)
a)Fanatismo religioso
b)Pecado de líderes
c)Valorização do que não é importante
d)Decepção com igrejas e com o sistema.

- Relações ilícitas
a)Namoro fora da vontade de Deus
b) Amizades complicadas

- Vínculos mantidos (Gl 2.20)
a) Não é discriminação, é santidade
b) Falta de personalidade
c) Falta de confiança em Deus
d)Crédito a doutrinas equivocadas (História do óleo ungido e a senhora)

Conclusão
Antídotos contra a frieza espiritual
- Oração em todo o tempo (1 Ts 5.17)
- Leitura perseverante da Bíblia (Sl 119.11, 105)
- Vigilância
- Depender da graça e misericórdia de Deus






quinta-feira, 16 de abril de 2015

DVD do Rosa de Saron - TE LOUVO EM VERDADE

Fugindo da Insensatez

Gálatas 3.1
1 Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

Introdução: Essa mensagem nasceu de uma situação que tenho vivido como líder de jovens na minha igreja. Como há pessoas insensatas no nosso meio. Jesus ressalta a importância da prudência – contrário da insensatez – ao pedir que os seus discípulos sejam tão prudentes como as serpentes. O apóstolo Paulo, no texto que lemos, chama a atenção da igreja da Galácia, que depois de tanta instrução, estava voltando ao judaísmo, quebrado pela presença do Cristo. E a pergunta do texto é clara. Quem os enfeitiçou? Quem está enganando vocês? Muitos jovens estão sendo enganados por algumas frases feitas que tem desconectado sua vida com a de Deus. Por exemplo: Não importa se é certo ou errado, o que importa é que te faz feliz. Como assim? E o padrão Cristo de qualidade? E não pense que isso não chegou as igrejas, porque chegou. Não importa se domingo é dia de culto, eu vou à praia, porque eu quero ser feliz. Jesus nos deixa uma orientação nisso. Uma das maiores alegrias do crente é... comer! O Mestre sábio como ele só, diz que a felicidade dele, a comida e a bebida é fazer a vontade daquele que me enviou. (João 4,34) Segundo o dicionário online, prudência é Característica ou particularidade da pessoa que se comporta de maneira a evitar perigos ou consequências ruins; precaução. Insensatez é desprovido de juízo. Interessante são os sinônimos:  demênciadesorientaçãodisparateloucura. E nessa noite quero dar algumas características de insensatez e de prudência.

1 – O insensato é facilmente influenciado.
Tudo o que ele escolhe, faz, onde vai, depende da opinião dos outros e no meio dessas pessoas sempre tem alguém que não quer nada com Deus e é esse que é imitado. É esse que é idolatrado. Impressionante que ninguém consegue demover o cidadão das suas ideias que são as da turma. O insensato é levado, não tem opinião própria nem personalidade.

2 – O insensato acha que é o dono da verdade.
Como? Simples. Ele coloca algo na mente e não adianta. Pode todo mundo ser contra a decisão, mas ele acha que está certo, vai morrer achando que está certo, ninguém consegue tirar aquilo da mente da pessoa. Não adianta todo mundo dizer que não vai dar certo. Parece que ele quer passar, experimentar, ou até talvez, provar para todos que está certo e no final, realmente, ele estava super errado.

3 – Confia na sua própria força.
O fato de não pensar em nada direito, de entender que está certo e que sempre os “amigos” prestam, o insensato esquece-se de Deus. Sl 53.1 - Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Corromperam-se e cometeram abominável iniquidade; não há quem faça o bem. Acha que é por causa dele que se consegue as coisas, as vitórias, tudo depende dele e da sua capacidade. Como diz o texto: ele não confia em Deus.

Os prudentes
1 – Mantém a sua posição em qualquer circunstância.

2 – Aprende da maneira mais sábia: Com o erro dos outros.

3 – Sua vida está nas mãos de Deus.

Conclusão

Claro que tem mais coisas, mas o principal disso tudo é que a maior demonstração da prudência e da inteligência do ser humano é entregar a vida a Jesus. 100%. Por incrível que pareça, mesmo nesses dias que vemos que Cristo está por vir, nós não podemos perder o foco disso, há ainda pessoas que não se entregam a Jesus, ou quando se entregam, continuam insensatos porque não se entregam por inteiro. Entregue-se por inteiro a Jesus, deixa ele controlar de maneira extraordinária. E tomará a melhor decisão da sua vida.

Inspirando pessoas

1 Timóteo 4.12
Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

Introdução – Importante ressaltar nessa introdução a fala de Paulo. O apóstolo está se dirigindo a Timóteo, seu filho na fé, que com mais ou menos 30 anos assume o pastorado em Éfeso e demonstra grande preocupação e o orienta o novo pastor a ser exemplo, a inspirar pessoas em alguns aspectos importantíssimos na vida do cristão. Como uma igreja que trabalha em pequenos grupos, a inspiração é uma arma poderosíssima para trazermos pessoas pra Jesus. Mas antes, precisamos analisar o que Paulo fala sobre o padrão. No original, ele se refere a um modelo, a uma imagem, uma cópia. Timóteo deveria ser um modelo, mesmo com pouca idade.

1 – Palavra
Interessante que no original, essa mesma expressão, no original, se refere ao verbo escrito em João 1.1. Aquele texto fazia referência a Jesus. O que o mestre está ensinando ao seu discípulo é que tudo que ele fale, passe pelo aval de Jesus. As nossas palavras, expressões, o nosso vocabulário precisa ter como objetivo final Jesus. Inspirar pessoas, ser padrão para os fiéis na palavra é ter sempre como assunto Jesus.

2 – No procedimento.
No original, Paulo fala sobre o modo de viver. Como você vive? Qual o grau de influência que você tem sobre a vida das pessoas? O apóstolo estava alertando ao seu pupilo que o modo de vida pode interferir para o bem e para o mal. Se o meu modo de vida está no padrão, vou inspirar pessoas a serem iguais a mim, mas quando não, eu conduzo pessoas ao fracasso. O meu modo de vida precisa ser padrão Cristo de qualidade.

3 – No amor.
Esse amor refere-se ao amor de Deus. Um amor incondicional pelo ser humano. Tem muita gente iludida nas igrejas porque querem fazer parte daquela comunidade por causa das coisas matérias que oferece. Só que isso não se sustenta. Não se estabelece. O que faz uma igreja ser relevante na sociedade é o amor. Estão perdidos aqueles que acham que é a estrutura. Nada disso. A diferença do cristianismo para outras religiões é o amor a Deus, a sua obra e ao próximo. Eu preciso amar a todos para que minha vida seja inspiração para outros.

4 – Na fé.
Ainda passeando pelo original do texto, tem duas definições bastante interessantes: Confiança e fidelidade. A minha vida precisa inspirar as pessoas na fé, na confiança em Deus. Em crer que Ele pode resolver qualquer situação. E mesmo quando o Senhor não resolve do jeito que queremos confiamos nos seus desígnios, nas suas resoluções. E em se tratando de fidelidade, muito mais. Sou fiel no meu dízimo, no meu tempo, no meu talento, nas orações. Enfim, sou fiel a Deus em tudo. Engana-se e muito, quem pensa que fidelidade está ligada só a dízimo e oferta. Dinheiro sem vida com Deus, não adianta nada também.

5 – Pureza
Para finalizar, Paulo orienta a Timóteo sobre a limpeza do seu coração. Jesus declara: “Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.” A pureza do coração, a pureza da alma precisa ser uma constante. Não estou falando sobre ingenuidade. Até porque Deus protege seus filhos e revela pra eles o que está ao redor. Nada fica encoberto diante dos olhos de Deus. Mas falta pureza. Há muita maldade, desconfiança, abraçam esperando a punhalada, não se entregam, não mergulham, não se doam ao outro e nem a Deus.

Conclusão

Vídeo - Mateus

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O meu amor por Jesus

Texto: Lucas 14.26 
Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

Introdução: O título desse texto é: O Custo de ser discípulo de Cristo. E o Messias declara que para ser seu seguidor, conhecê-lo somente não basta. Precisa de amor e lealdade ao Pai e consequentemente ao Filho.

1 - Amar a Jesus é uma decisão. (Mt. 5.44)

2 - Amar a Jesus significa sempre estar ao seu lado. (João 13.8)

3 - O amor a Jesus passa pela obediência. (João 14.15)

4 - O amor a Jesus me leva a atitudes fora do padrão. (Lucas 7.36-50)

5 - Amar a Jesus sobre tudo e todos é condição indispensável para ser seu discípulo. (Lucas 14.26)

6 - O amor a Jesus muda minha visão. (1 Coríntios 10.31)

7 - O amor a Jesus me faz amar o meu irmão.(1 João 4.20)

8 - O amor por Jesus me faz amar os perdidos. (Mateus 20.34)

Conclusão
O amor a Jesus precisa ser o combustível o que me faz mover a minha vida em sua direção. Deixemos de fazer as coisas por motivos superficiais, façamos tudo por amor a Jesus.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O Caminho de Verdade para a Vida

Texto: João 14.6
6 Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Introdução: É um dos textos mais recitados da Bíblia, acho que só não é mais do que João 3.16. Esse capítulo começa com O Senhor Jesus prometendo o céu para os seus. Que vai ter lugar para aqueles que o seguirem. E de maneira surpreendente, como sempre, Cristo diz que os seus discípulos sabiam para onde ele estava indo. Tomé pede a palavra e diz que não sabem. Importante perceber que os discípulos tinham muita dificuldade de entender a Jesus. Mas Ele, de forma espetacular, dá essa declaração: “eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Vamos pensar um pouco sobre esse texto.

1 – O caminho
No original, caminho tem sentido de “uma maneira, estrada”. Cristo se coloca como a única maneira (art. Def. o) de se chegar a Deus. E algumas considerações devem ser feitas acerca desse caminho.
1.1   – Não há pedágio nessa estrada.
Há somente o cuidado de não cair nos buracos do pecado. Que atrasam e muito o nosso trajeto.
1.2   – O caminho está aberto a todos.
Não há nenhuma restrição para se chegar a Deus através de Jesus. Pelo contrário, ele faz questão de que todos passem por ele.
1.3   – Jesus estava gabaritado para se colocar como “o Caminho”. A sua pessoa e a sua obra eram as provas legítimas de que o caminho oferecido era seguro, mesmo invisível.


2         – A verdade.
Apesar de sua simplicidade, seria muito pouco pra Jesus ser apenas o oposto da mentira (como também o é). Mas a profundidade da sua pessoa e da sua obra, não nos permite pensar de maneira tão sucinta. A verdade, no seu sentido original, é a sinceridade, a verdade moral, a realidade genuína, enfim, a verdade divina revelada ao homem. Na cultura grega antiga, é a realidade como oposto de uma ilusão. Jesus estava se declarando como a única alternativa correta para chegar-se a Deus. A sua colocação é segura e firme demonstrando aos seus discípulos que poderiam confiar nas suas palavras e na sua chamada para ser o Messias esperado e profetizado. Interessante que ao longo dos anos, uma das maiores buscas do ser humano é a verdade íntegra e sem manchas. Há de convir que tem meias verdades, num mundo subjetivo, hoje tudo é considerado relativo. Mas Cristo não é relativo, a verdade de Jesus é absoluta. Ele é o caminho de verdade...

3         – A vida.
É redundante dizer que precisamos de vida em tudo que fazemos. Não só pra nossa sobrevivência, mas nas nossas atividades diárias. Entendemos perfeitamente quando alguém diz que determinada tarefa, ou trabalho está sem vida. Falta alegria, vontade, animação, paixão no que foi desenvolvido. No original, vida significa a plenitude física e espiritual e aponta para a vida no futuro. Vale a pena ressaltar que vivemos nesse mundo projetando viver com Cristo. Se não há a vida nessa terra, não terá vida com Cristo no céu. Outro aspecto interessante da palavra é que ela só pode ser sustentada por alguém autossuficiente, ou seja, Deus. A vida que Jesus dá é a sustentada por Ele. Não é uma vida vazia, sem graça, sem sal. É um reviver, um ressuscitar. Ele quer ressuscitar o que está morto e devolver a vida que um dia você teve ao seu lado e que você rejeitou.

Conclusão
“Ninguém vem ao Pai se não por mim.”

A palavra do Messias é sensacional: Ninguém vem...Pela sua profunda intimidade com o Pai, ele já está com Deus. Ele não disse: “Ninguém vai ao pai...”como se estivesse longe dele. Mas ao dizer “vem”, significa que mesmo na terra, ele nunca deixou de estar ligado com o Senhor. O caminho de verdade para a vida é Cristo e Ele em todos os momentos da sua trajetória, esteve ao lado do Pai. A maneira de se chegar a Deus, de verdade, com muita vida é Jesus. Ele está ao lado pai, nos aguardando e sempre reforçando a ideia de que a Deus, só chega por Ele.

2015, o ano do milagre

Texto Marcos 10.46-52
46 Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. 47 Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! " 48 Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! " 49 Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando". 50 Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus. 51 "O que você quer que eu lhe faça? ", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver! " 52 "Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.

Introdução:
Contexto Histórico – Estava se aproximando a paixão de Jesus e era necessário passar pelo vale do Jordão porque era caminho para Jerusalém, onde seria morto. Não vamos entrar em polêmicas acerca desse texto comparando com os dos outros sinóticos. Porque nem os estudiosos conseguem ter uma resposta definitiva. Importante mesmo pra nós é que o ano começa e eu busco o meu milagre. Bartimeu buscou e conseguiu. Vamos aprender algumas atitudes que esse homem teve para chegar ao milagre. Você pode chegar ao seu também.

1 – Bartimeu estava no lugar certo...
“...estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.”(v.46b)

Como assim? Bartimeu estava à beira do caminho, mas o texto diz que ele estava na saída da cidade. Ele, na verdade, estava tentando alcançar não só os que saíam como os que entravam. Jesus passaria por ali obrigatoriamente. Talvez ele jamais pensasse que o Messias passaria por ali, mas ele estava lá. Uma hora ia acontecer alguma coisa. Querido, você precisa entender que o lugar que você está não é mais confortável, porém é o lugar ideal para o teu milagre. Quem fica trocando de ares, de lugar a qualquer hora, pode perder a oportunidade do milagre. Qual o lugar que Deus disse que era pra você ficar? Você está certo? Então, prepare-se, Cristo vai passar e vai te ver, mesmo que seja à beira do caminho.

2 – Bartimeu foi sensível às oportunidades.
“Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v.47)

Eu preciso estar atento às oportunidades que Cristo me dá. Estamos no início do ano. Temos por característica zerar o ano anterior e dar uma nova largada, como se realmente fosse possível. Dia 31 veio, já passou, entramos em 2015 e os seus problemas continuam do jeito que estão. Eles não zeraram. É necessário estar mais perto de Jesus. Bartimeu gritou por Jesus porque já ouvia dos feitos do Mestre naquele tempo. É tempo de ver milagres também na sua vida, na sua casa, nos seus sonhos. Fique atento às oportunidades e clame, grite pelo nome de Jesus.

3 – Não se importe com a oposição.
Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v.49)

Imagine: o camarada está cego, obviamente o maior desejo dele é ver e produzir, viver melhor, porque ele mendigava e aí só porque alguém mandou ele se calar, ele ia obedecer? Nunca! Só você sabe o quanto árdua tem sido a sua luta, nessa trajetória e vem alguém, enviado de satanás e você vai dar ouvidos. Você tem clamado, sofrido, tem perseverado e vai desistir¿ Jamais! Em tempo algum! Quanto mais disserem que não tem jeito, quanto mais disserem que é impossível, clame, clame pelo Filho de Deus. Muita gente está caminhando para o inferno porque quando tomou a decisão por Jesus, ouviu uns mensageiros de satanás e largou a fé. E hoje não tem forças pra voltar na sua decisão. Não fique apegado à oposição. Muitos só querem ver a sua derrota.







4 – Bartimeu atendeu o chamado do Mestre. (v.49-50)
49 Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando". 50 Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus.

Tem três coisas bastante interessantes nesse texto: 1) A persistência de Bartimeu fez com o que Mestre chamasse a sua presença. 2) Lançando sua capa – A capa era o “uniforme” do cego. Muitos doentes usavam capa para se diferenciarem dos que não tinham doença e com certeza, a retirada da capa era o sinal de que Bartimeu não queria mais viver daquela maneira. 3) A prontidão do cego. Ele saltou, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus. O milagre em 2015 passa pela obediência ao chamado do Mestre. Ainda não vi milagres, transformação de vida, de parâmetros, de pensamentos sem a obediência. Muitos tem tido curas emocionais. Acham que estão curados, acham que estão salvos, porém não tem tido uma relação de obediência a Jesus. Milagres em 2015¿ Obedeça.


5 – Bartimeu exerceu a fé. (v.51-52)
51 "O que você quer que eu lhe faça? ", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver! " 52 "Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.

Jesus nesse texto, principalmente no versículo 52, resume a saga de Bartimeu. Ele estava à margem da sociedade, mendigando, clama por Cristo, não se importa com as palavras da multidão, atende ao chamado do Mestre e agora o Senhor declara: “A tua fé te curou”. Todas essas atitudes de Bartimeu resumem-se em uma palavra: fé. Quem não tem fé não clama, não obedece, se importa com a multidão e jamais verá o milagre. Interessante também perceber que o texto diz que o cego, após a cura, seguiu a Jesus pelo caminho. Querido, é muito pouco pra Jesus fazer só o que pedimos. Quando Cristo cura sua cegueira, ele também curou a sua alma do pecado e a partir dali, o texto diz que ele seguiu a Jesus.  O Mestre jamais fará uma obra incompleta. Aquele que recebe a cura física, de quebra recebe a espiritual.

Conclusão

O que chama atenção de Jesus para o seu milagre é o tamanho da sua fé. Cristo sempre olha com carinho para aqueles que demonstram uma grande fé. Como já foi dito, o milagre desse homem passa pela fé. Ele estava naquele caminho, pois acreditava que um dia dali podia ver uma solução. Ele, pela fé, não deixou a oportunidade passar, ele focou no seu objetivo e obedeceu ao chamado do Mestre. Não foi sua vontade, foi sua fé. Não foi interesse, foi fé.