terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Avivamento?


Habacuque 3:2
Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faz que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia.

Avivamento tem estado nos assuntos mais pregados no meio evangélico. Muitos estão atrás disso, mas parece que tem um conceito totalmente equivocado sobre o assunto.

O homem não produz o avivamento
O profeta Habacuque é muito claro a quem pedir. O avivamento vem dos céus. Vem de Deus. Ele determina o momento que derrama sobre os seus.

Avivamento não é explosão de dons
A consequência legítima de um povo avivado vem de três características fundamentais:
 - O povo se apaixona pela oração
- O povo quer mergulhar na Palavra
- O povo não consegue viver um segundo longe do Pai.

Há um conceito equivocado de que uma igreja avivada é onde tem milagres, maravilhas... Cuidado, a manifestação do poder de Deus pode ser apenas uma demonstração de sua misericórdia e não de aprovação e nem de que o povo está avivado. Discernimento é tudo.

O Avivamento não é particular
O profeta pede e Deus derrama sobre a vida daquele povo o avivamento e todos contemplarão o que o Senhor vai fazer na vida daquelas pessoas. Não há igreja avivada só pra si. Esse avivamento atinge toda a comunidade ao redor da congregação.

O maior avivamento é a presença genuína do Espírito Santo
Mais do que a manifestação dos dons espirituais (que são importantes), a manifestação dos frutos do espírito dão legitimidade ao avivamento derramado sobre a igreja. Se não tem os frutos, pode ser qualquer coisa, menos avivamento.

Pra finalizar...
Não há avivamento sem arrependimento e quebrantamento da parte da igreja. O reconhecimento da dependência máxima da graça de Deus sobre suas vidas.  Qualquer movimento que se levante sem o homem buscar a santidade, o conserto de sua vida, enfim, de transformação total de sua vida, não pode ser considerado avivamento.

Graça e Paz!

sábado, 5 de janeiro de 2019

Feliz Você Novo


Isaías 43.19
Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.

Para início de conversa...
Esse texto é um compilado (junção) de duas mensagens pregadas na Igreja Batista Central de Agostinho Porto, nesse fim de ano. Vou tentar fazer uma síntese para que o texto não fique cansativo. Porém, o que Deus falou conosco nesse último domingo de 2018, merece um registro.

1 – 2019 pode não der certo se você não aprendeu com os erros de 2018.
Pense numa empresa que estabeleceu alvos para um ano em cima de uma estratégia estabelecida. Chega ao fim de ano e os resultados mostram que foi malsucedida a escolha do caminho. O viés natural é analisar o que deu errado e não repetir os mesmos erros na próxima temporada. Na nossa vida deveria caminhar assim. Muitos estão analisando ao final do ano suas vidas, viram que muita coisa não deu certa e para o ano vindouro escolheram tomar as mesmas decisões. Mesmo que tenha sido um fracasso. Desse jeito, 2019 não dará certo.

2 – 2019 não dará certo se você não se curar.
Se livrar de culpas, de decepções, exercer o perdão e a misericórdia. São atitudes fundamentais para a entrada saudável em um novo ano. Gente que acumula infelicidade porque vem há anos carregando culpa, mágoa, rancor, sem curar-se. O ano novo continuará sendo velho.

3 – 2019 não dará certo se Cristo não for sua prioridade.
O texto bíblico é claro: “Buscai primeiro o Seu Reino e a sua justiça...” (Mt 6.33). Porém nossa soberba, em alguns caso, é ansiedade mesmo, faz que tomemos decisões inversas. Primeiro buscamos as “outras coisas” e se sobrar tempo, buscamos a Deus. Como sempre isso dá errado, sempre recorremos ao Senhor para nos ajudar a passar pela prova. Seu 2019 não dará certo assim...

Atitudes para 2019 ser bênção...
1 – Entre o novo ano sabendo do que quer.
Ficar perdido no início de um ciclo importante é extremamente perigoso e pode detonar todos os seus planos e projetos para esse ano. Não se preocupe com a velocidade, mas sim com a direção. Ela importa. Se vista de foco, determinação e coragem. Porém defina seu alvo.

2 – Seja grato por tudo.
Reclame menos e agradeça mais. Pr Josemar Bessa diz: “ Tem gente que está orando para conquistar coisas que você já tem e nem sequer agradece.” Pense nisso. Pare de ficar resmungando porque em sua visão, Deus não te deu o que você precisa. Como se o Senhor Todo Poderoso, que te criou, fosse incompetente para te abençoar. Pare, silencie, seja grato sempre ao Senhor.

3 – Não construa para o deus errado.
Muitas pessoas estão construindo patrimônio, acumulando conquistas em várias áreas, mas vem a questão: Para quem elas estão fazendo isso? A quem elas estão oferecendo todas as suas vitórias. Deus se entristece demais quando ele percebe que seus filhos tem construído muita coisa e tem dedicado as suas vidas e vitórias a eles próprios. Construa em adoração ao verdadeiro Senhor que tem te ajudado até aqui.

Conclusão
Nesse resumo dessas mensagens, quero concluir pedindo que você reflita, medite em tudo que leu e se você entendeu, se Deus falou ao teu coração, e você colocar em prática, tenho absoluta certeza que acontecerá um ano como você nunca teve em sua vida. Deus te abençoe!

Graça e paz!