segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Jovens e seus pais - Parte 3


Efésios 6.2-3
2 "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:
3 "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".

“É impossível ser um jovem fiel, abençoado e cheio do Espírito sem obedecer aos pais.”

Pra início de conversa...
Nessa série vamos falar sobre honra. A lei de Moisés lá em Êxodo ao falar sobre a relação â família e os seus desdobramentos.  Segundo o site dicio.com.br, honra é:  Princípio de conduta de quem é virtuoso, corajoso, honesto. Aquele que tem a honra em seu comportamento é corajoso, honesto e cheio de qualidades. No texto citado acima, Paulo está acrescentando a honra como um ingrediente essencial nessa relação familiar. Precisa ter amor, precisa ter cuidado. É possível obedecer sem honrar. Qualquer filho que tenha obedecido durante a sua vida, mas quando os pais envelhecem os colocam em asilos. Exemplo perfeito de obediência sem honra.

Indo direto ao assunto
Honrar aos pais é honrar o próprio Deus. Sem ser pejorativo, nós não escolhemos nossos pais. O Senhor nos entrega. Os filhos são herança dEle (Sl 127.3). E por isso quando o fazemos aos nossos progenitores, damos toda honra ao Pai Celestial. Assim como desonrá-los nos remete a mesma atitude em relação a Deus.

A promessa da honra é sobre prosperidade e longevidade. E o fato é que nesses últimos tempos que vivemos percebemos que a maioria dos jovens que tem perdido sua vida cada vez mais cedo, eram filhos que desonravam os pais, já não os ouvia, demonstravam rebeldia, impaciência e alguns até os agrediam.

Para finalizar
Ouvir, considerar, respeitar, amar. Quatro verbos essenciais para a honra dos nossos queridos papais e mamães. Podem ter todos os defeitos do mundo ( e os tem) mas receberam a mais linda das missões: cuidar de você. Valorizá-los é nossa obrigação. Cuidar de sua velhice e saúde é fundamental. Viverás bem e muito nesta terra. É a promessa da Palavra de Deus pra sua vida. Graça e paz!

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Jovens e seus pais 2


Efésios 6.1
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.

Para início de conversa
Quando você vai ao original do texto e procura saber o que Paulo está querendo dizer quando ele fala sobre obedecer é interessante o sentido da palavra: além de ouvir, escutar, se submeter à ordem, tem uma conotação de como se fosse um porteiro que ao ouvir alguém batendo a porta, se desloca para atender.

Paulo fala aos filhos dos Efésios que obedecer é a saída. Atente que é “no Senhor”. Qualquer situação que nos coloque em cheque com a Palavra de Deus deve ser rejeitada. Infelizmente isso tem sido mais comum do que se parece.

Indo direto ao assunto
Quem trabalha na área da educação, meu caso, por exemplo, percebe o quanto a qualidade dos pais no que tange a educação dada aos seus filhos caiu e muito. Nunca tivemos tantos problemas, tantas tretas e situações desconfortáveis. Infelizmente se sabe que muitos apenas terceirizam a educação para a escola e não são parceiros nesse processo.

Isso relatado, não dá direito nenhum ao filho viver como se não tivesse pai ou mãe, ou responsável, como queiram. O texto é claro: Obedeçam, se submetam, ouçam seus pais no Senhor. É justo! Em outras palavras, Deus se agrada de quem tem essa postura e abençoa ricamente. Prosperidade garantida.

Para finalizar
Sim, temos uma crise de autoridade instalada no mundo que vivemos. Parte dessa culpa se faz daqueles que detém a autoridade e não fazem valer através de uma postura condizente, porém não nos dá o direito de nos portarmos como se não houvéssemos autoridade familiar sobre nós.

Enquanto você depender de seus pais financeiramente ou emocionalmente, é sua obrigação obedecê-los. É seu papel respeitar sua autoridade e honrá-los. Mas de honra falamos na próxima vez! Graça e paz!

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Jovens e seus pais


Efésios 6.1-4
1 Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
2 "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:
3 "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".
4 Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Para início de conversa...
Aproveitando a oportunidade da data do “Dia dos Pais”, resolvi refletir um pouquinho sobre essa relação. Quando falo de pais, também falo de mães, só para deixar claro.

A cada ano que passa, a cada geração que chega, essa relação fica cada vez mais difícil. Desrespeito de parte a parte, falta de autoridade, ofensas, agressões verbais e até físicas. Um pouco mais fundo na pesquisa e percebemos que lá na raiz do problema, a Bíblia e o que nela está escrito foram deixados de lado.

Indo direto ao assunto...
O texto de Paulo é claro. Obedecer e honrar os pais. Obedecer é não só se resignar a vontade dos seus responsáveis como também se submeter a sua autoridade. “Isso é justo” diz o texto. É o cumprimento da Palavra, é a orientação bíblica com uma promessa: a longevidade. E quando abrimos os jornais e vemos tantos jovens morrendo pelo tráfico, pela prostituição, pela desonra e desobediência, mais uma vez constatamos que as Escrituras não falham.

Por outro lado, o Apóstolo dos gentios também orienta aos pais que criem seus filhos com base nas Sagradas Letras. Também cada vez mais raro, porque estamos terceirizando a criação dos nossos filhos, seja pela necessidade de trabalhar para o sustento do lar ou porque não estamos com tempo hábil ou simplesmente não é nossa prioridade.

A falta de entendimento entre as partes é o motivo principal do desgaste dessa relação. Não há diálogo, não há pedido de perdão, não há desejo algum de ser feliz, apenas em sair como o “rei da razão” ao final de mais uma discussão. Precisamos mudar isso urgentemente pela felicidade da família como um todo.

Para finalizar
A Bíblia é e vai continuar sendo parâmetro para que os pais ensinem os seus filhos e a orientação dos filhos em relação aos seus pais. Qualquer situação fora disso, traz transtorno, problema, choro e até morte. Aos pais, olhem com mais carinho para os seus filhos e invista tempo com eles. Aos filhos, respeite a autoridade e ouça os seus pais. Conversem, mostrem argumentos, sejam calmos e pensem que tudo isso é porque vocês se amam e querem o melhor uns para os outros. Deus te abençoe. Graça e paz!

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Cuidado com a serpente


Gênesis 3:1-9

Você tem medo de cobra? Ela é o animal mais temido na natureza, ela é sem dúvida alguma muito especial e precisamos ter cuidado com ela. Os seus ataques são dos mais rápidos e sutis de todos os animais. Ela consegue se esconder até dentro de casa e passar dias sem aparecer, sem comer ou beber água. Ela é muito perigosa mesmo. No Jardim do Éden, a serpente é a personificação de Satanás e veio ali com as suas artimanhas para atingir o homem recém-criado. Ele veio para provocar a desonra, desobediência e rebelião contra Deus. E conseguiu!

I – SATANÁS VEM PARA PROMOVER A DESONRA

A serpente mais “sagaz”, sutil, matreiro, prudente como disse Jesus (Mateus 10:16), armou uma cilada contra a mulher, distorcendo a Palavra de Deus, tentando destruir o princípio da Honra estabelecido pelo próprio Deus para abençoar o homem e organizar o universo. Nada sem honra se estabelece. A desonra gera o caos. A honra gera prosperidade. A honra alegra o coração de Deus. A desonra atrai a maldição! Nenhum pai gosta de ser desonrado. Nenhum ser humano gosta da desonra! Caiu por terra o princípio da honra na vida de Adão e Eva e eles perderam a bênção! Foram expulsos do paraíso para sempre. E veio Jesus para trazer o homem de volta ao Princípio, levá-lo ao paraíso, a salvação, viver debaixo da bênção. Esse é o nosso convite para você. Venha para Jesus e receba a salvação, a vida debaixo da bênção do Senhor!

II- SATANÁS VEM PARA PROMOVER A REBELIÃO

Satanás incorporado na serpente, usou todas as suas maquinações, enganos e mentiras para fazer com que a mulher se rebelasse contra Deus. E argumentou com toda a sua sabedoria maligna: “… É certo que não morrereis… se vos abrirão os olhos e sereis conhecedores do bem e do mal” (Gênesis 3:4). É assim que Satanás age, distorcendo a palavra, enganando, prometendo aquilo que não pode cumprir e com mentiras atrai o “inocente” para a sua armadilha. É como se Satanás dissesse: Você é trouxa, ficar obedecendo, cumprindo ordens, sendo explorado. Cuidado! Toda rebelião tem o seu preço. E não é barato. A rebelião leva à morte, não apenas a morte física, mas espiritual, pois Deus não se relaciona com rebeldes. Em Jesus, temos uma chance de nos reconciliar com Deus. Venha agora mesmo para Jesus e restabeleça a sua comunhão com Deus, o Pai!

III- SATANÁS VEM PARA AFASTAR O HOMEM DE DEUS

Depois do pecado, quando Adão e Eva caíram na tentação de Satanás, eles ouviram a voz do Senhor Deus e se esconderam. E Deus pelo seu grande amor e misericórdia, ainda os chama, mas eles fogem de Deus. É o pecado que leva o homem a se afastar do Seu Criador. Ora, a vida de Adão e Eva era tão boa e tão tranquila ali no paraíso, conversando com Deus, diariamente. Eles viviam em paz, no paraíso de Deus. E quando pecaram, foram expulsos. Talvez você tenha vivido em comunhão com Deus, mas veio o pecado e você se afastou. O apóstolo Paulo nos fala que assim como a serpente enganou a Eva, assim também o homem em pecado se fasta da simplicidade e pureza da vida com Cristo (II Coríntios 11:3). Mas hoje, Jesus te convida para voltar. Você está disposto a aceitar esse convite?

CONCLUSÃO:

Depois que Satanás conseguiu enganar a Eva, vieram sofrimento, dor, vergonha e maldição. Mas com Jesus veio vida eterna, vida em abundância, paz, prosperidade, salvação e quebra de maldições. O que você deseja para a sua vida?  Você está precisando de Jesus? (Extraído)