quarta-feira, 2 de março de 2022

Fariseus do século XXI

                                           

Lucas 7.36-46

 Esse texto nasce de uma série de observações/leituras de casos recentes dentro do espectro evangélico. A primeira é de um pastor, que em relato na rede social, compreende um ministério onde muitos não aceitam: a dança. Segundo ele, após uma ministração em uma igreja, ele foi tocado por Deus através daquela apresentação. O outro relato foi o batismo de Tiago Nigro, conhecido como um grande consultor financeiro que tem um canal chamado “Primo Rico”. De alguns meses pra cá, o Pr Tiago Brunet o tem levado aos seus projetos, e numa viagem à Israel, ele se batiza no Rio Jordão e declarou que tinha “nascido de novo”.

O que me espantou foi o número de pessoas – “sempre em nome de Deus” – criticando o batismo, como se Deus os desse alguma procuração para eles, onde estariam com autoridade suficiente para responder por Deus se o Eterno tinha se agradado ou não.

O relato do pastor se torna espetacular porque ele entende que Deus pode usar qualquer um da forma que ele quer e EXCLUSIVAMENTE para a SUA glória. Em nenhum momento Deus delegou a ninguém a função de jurado do que se faz em adoração a Ele. Aliás, ele deixa condições bem claras: “Tudo deve ser feito com ordem e decência”. (1 Co 14.40).

Estamos vivendo tempos onde qualquer manifestação diferente do que gostamos ou nos acostumamos, cria em nós uma autoridade e autorização para criticar e dizer se Deus se agrada ou não. Isso se dá com vários assuntos: ministério pastoral feminino, louvor, adoração, tipos de pregação, igrejas pintadas de preto e por aí vai...

A questão que me incomoda é: quem deu autorização para condenar tais ações? Deus, o Eterno, está ao lado daqueles que o adoraram de maneira extravagante como Davi ou do lado de Mical, que em vez de adorar, censurou?

No texto de Lucas citado acima, Simão estava mais preocupado em censurar a mulher do que fazer o que tinha que ser feito. Geralmente quem não faz nada critica tudo e todos, sabe-se lá com qual autorização.

Jesus não está ao lado de censores, fantasiados de cristãos. Ele está ao lado do coração contrito e quebrantado. A adoração da “pecadora” fez mais sentido pra Jesus do que qualquer farisaísmo vindo de Simão.

E se tem algo que me deixa triste é o fato de que muitos que se dizem cristãos tem sido mais Simão, o fariseu, do que a pecadora que se derrama aos pés do Mestre.

Deus te abençoe!


terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

O meu maior objetivo em 2022

                                    Filipenses 3.13-14

13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

 

Introdução

Chegamos a mais um ano e vem toda aquela expectativa de se fazer um ano melhor, conseguirmos o que tanto sonhamos. Vem todos aqueles planos, as promessas, os propósitos, votos e tudo mais.

Uns querem arrumar um emprego, alguns querem aumentar sua renda, outros diminuir as idas aos médicos, o uso de remédios, ou seja, melhorar a saúde...enfim. Todos têm um objetivo, uma meta.

Mas hoje quero te apresentar uma meta que você precisa ter para esse ano e que qualquer um, independentemente da idade, da condição educacional, social, formação, pode e deve alcançar.

IMPORTANTE: Atenção a fala de Paulo: “o prêmio”. Está no singular. Nós falamos equivocadamente “prioridades”. Não existe isso. Só podemos ter uma prioridade. O que vier depois, que também é importante, porém precisam ser considerados objetivos secundários.

E aí está o perigo. Colocamos situações secundárias como primárias e o resultado não tem sido positivo. Porém, antes de te mostrar sobre o seu maior objetivo, preciso te orientar sobre como montar a sua meta para esse ano. Cuidados e critérios importantes nessa avaliação. Hoje vamos pensar sobre esse assunto e espero, com a ajuda do Espírito Santo clarear a sua mente.

 

1 – O meu objetivo principal desse ano não pode ser algo que eu possa perder

Condicionar o seu ano a um objetivo, seja lá qual for e que no qual você não tem certeza de que vai acontecer, e o pior, depende de outros, é jogar todo um ano fora.

Imagina a situação: alguém que tem como objetivo passar num concurso público. Estuda, se dedica, renuncia, só que com a aproximação do concurso, ela começa a ficar ansiosa e na véspera tem uma crise. Isso tudo é possível. Não vai bem na prova, e agora? Acabou o seu ano?

O fato é que estamos colocando como prioridade, no singular, objetivos que não dependem somente de nós, ou que depende apenas de outros, ou possibilidade, outros chegam até a sorte (jogar na loteria, por exemplo)

É fundamental que você escreva isso em algum lugar, fixe bem em sua mente, porque tem um monte de frustrados andando pela rua sem qualquer direção, apenas porque determinou a sua prioridade de maneira errada e hoje não consegue ter uma direção equilibrada sobre a sua vida.

 

2 – O objetivo é meu e não dos outros. (Mateus 16.21-23)

Após a confissão de Pedro, declarando que Jesus era o Messias, o Mestre começa a dizer do que viria a sofrer para cumprir a sua missão aqui na terra. O mesmo Pedro que deu aquela linda declaração, agora o repreende. E Jesus sobe o tom e declara que Pedro estaria sendo usado por Satanás para que ele não chegasse ao propósito.

Em muitos momentos, depois que já determinamos a nossa meta principal do ano, vem alguém, nós compartilhamos e a pessoa sem nenhum gabarito pra tal: não é família, não é cristão, nada – ele diz: “eu não faria isso”. E sabe o que é pior, muitos estão dando ouvido a esses.

Jesus estava mostrando aos seus discípulos o que deveria passar para que a palavra do Pai fosse cumprida e vem alguém, sem nenhuma condição, repreende o Cristo e diz que o objetivo dele não vai se concretizar. Que ele não ia deixar. Jesus percebeu que tinha armação diabólica por trás dessa fala do seu líder.

Quando Deus coloca algo no seu coração, é seu. Você pode compartilhar com alguém de confiança que vai orar contigo pra que aconteça, mas se essa pessoa diz que você está errada, que não faria, ou qualquer coisa parecida, nunca mais conte nada a ela. Você sabe o que tem passado e o processo é esse.

Cuidado com essas sutis ciladas do inimigo para te tirar do propósito.

 

3 – O meu maior objetivo para 2022 é ser alguém melhor todo o dia.

Por que esse deve ser o meu maior objetivo?

Primeiro lugar: depende de você mesmo.

Segundo lugar: Para você ser melhor todo dia, necessita da presença de Jesus em tudo o que você fizer.

Ser alguém melhor todo o dia só traz benefícios a você e a todos que te cercam. Logo de cara você será alguém melhor por estar sempre perto de Jesus. Depois a sua melhora afetará todos os que estão ao seu redor e eles vão querer participar dessa mudança da sua vida.

- Você jamais será frustrado se abraçar esse objetivo. Antes você será um desanimado, deprimido espiritual se você não se alinhar a Cristo e melhorar a sua vida, o seu jeito, a sua personalidade e permitir que Jesus de Nazaré transforme o seu caráter.

 

Pra finalizar

Agora que você já sabe qual deve ser o seu objetivo principal para 2022, é tempo de trabalhar isso e comece diante do altar.


Música proposta

Casino Boulevard - Rosa de Saron

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Olhe para cima

 

                             Salmo 121.1-2 / Lc 21.25-28 

Introdução

Esses dias saiu mais um filme polêmico da Netflix chamado “NÃO OLHE PRA CIMA”. E começaram as críticas e elogios a esse tipo de filme que põe uma pitada política no entretenimento das pessoas.

Não tenho o serviço de Streaming por isso, fui ao Google procurar a sinopse desse filme e me deparei com o seguinte texto: Não Olhe Para Cima conta a história de Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), dois astrônomos que fazem uma descoberta surpreendente de um cometa orbitando dentro do sistema solar que está em rota de colisão direta com a Terra. Com a ajuda do doutor Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall embarcam em um tour pela mídia que os leva ao escritório da Presidente Orlean (Meryl Streep) e de seu filho, Jason (Jonah Hill). Com apenas seis meses até o cometa fazer o impacto, gerenciar o ciclo de notícias de 24 horas e ganhar a atenção do público obcecado pelas mídias sociais antes que seja tarde demais se mostra chocantemente cômico. (adorocinema.com)

Mas algumas manifestações me chamaram a atenção. Alguns viram como uma sátira aos sistemas políticos. Outros acharam que a Netflix estava criticando o capitalismo. Uma pergunta: Netflix é de graça? Então não pode ser uma crítica ao que eles mais usam, seria no mínimo estranho para não dizer contraditório e insano.

O fato é que o título desse filme, sendo sátira ou não, sugere que não olhemos para cima. Que continuemos olhando pra baixo, de onde não há nenhuma resposta.

No texto de Lucas, Jesus orienta a todos os seus discípulos que olhem para cima, porque é de lá que o Filho do Homem vem no momento mais esperado de todos os cristãos que é a volta do Mestre. E agora sai um filme numa das maiores empresas de entretenimento do mundo dizendo pra você não olhar pra cima e você acha que é coincidência? Atente-se a algo importante: Não há coincidências. Nem para o bem, nem para o mal.

Mas nesse nosso último encontro de celebração do ano eu quero encorajar você a olhar para cima sim. A olhar para Jesus, o autor e consumador de nossa fé (Hebreus 12.2), se desprendendo de erros, traumas e dores do passado e avançando com esperança para 2022.

Importante que você olhe para cima, mas também não pode ser de qualquer jeito. Algumas considerações sobre isso:

 

1 – Olhe para cima com esperança (Lc 21.28)

Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, levantem-se e fiquem de cabeça erguida, porque a redenção de vocês se aproxima.

Jesus nesse texto profetiza o caos que antecederá a sua vinda, mas ele faz uma ressalva aos filhos de Deus. A todos que creem que seja o Filho de Deus. Essa é uma das mais importantes diferenças entre os que servem e os que não servem a Deus (Malaquias 3.17-18)

A todos nós que amamos a Jesus e seu Reino, a promessa é de esperança. Vai estar tudo um caos, as coisas estarão tristes, muito desespero, confusão, tragédias e tudo mais, porém vocês mantenham-se olhando para a cima, porque quando isso acontecer, esse será o momento de levarmos vocês embora comigo.

- Ninguém pode viver o Evangelho de Jesus sem esperança, ninguém gosta de andar com pessoas sem esperança, sem o desejo de que tudo está no controle do Eterno Deus e no momento certo, Ele, o Deus todo poderoso agirá. (Isaías 43.13)

Olhe e muito para cima porque é de lá que vem o nosso socorro.

 

2 – Olhe para cima confiando na proteção (Salmo 121)

O Salmo 121 é considerado o salmo da proteção. Desde o primeiro até o último verso dessa poesia, fala do cuidado de Deus com a vida dos seus filhos. (v.8)

Aí você pode perguntar: como proteção se aconteceu um monte de coisas que eu não gostei? Como Deus me protege se muitas coisas que eu não quis, aconteceu? Se você está pensando assim é porque ainda não entendeu a proteção de Deus sobre a sua vida.

Lembra do filme “Guarda costas”? Ele fala da relação de uma estrela da música que precisa de um chefe de segurança e que no processo de trabalho, se apaixona por ele. Porém, nesse intervalo ela comete vários erros de comportamento, que estava atrapalhando o trabalho do segurança. Entretanto, todas as vezes que ela se excedia, a vida dela ficava em risco e o guarda-costas a salvava.

Mal comparando é assim que Deus te protege. Ele deixou normas de conduta em sua Palavra e em seu exemplo quando passou por esta terra. E sempre, nos achando maiores do que Ele, queremos seguir nosso próprio caminho. Quando o inimigo aparece, querendo nos tragar, ele envia seus anjos e nos livra de todo o mal.

Confiar em Deus quando seus sonhos estão dando certo é a coisa mais fácil que tem. Precisando aprender todo o dia a confiar no Pai quando as coisas não estão caminhando do jeito que queremos.

Olha para cima quando o dinheiro está na conta, empregado, casamento/relacionamento está caminhando, os seus projetos/sonhos estão se cumprindo é muito fácil.

O difícil é confiar no momento em que tudo parece estar dando errado, quando as circunstâncias são adversas ou quando você precisa esperar o agir de Deus para que possa continuar caminhando.

Analise aí quantos livramentos Deus te deu esse ano. Quantos nãos apareceram e você só foi entender depois? Quantas lágrimas você chorou e que depois Deus te mostrou que estava fazendo o melhor pra ti? Precisamos confiar mais em Deus e no seu agir. Olhe para cima confiando ainda mais no Senhor.

 

3 – Olhe para cima, mas cuidado com as distrações. (Hebreus 12.2)

Uma das grandes comparações que a Bíblia faz com a vida cristã é a maratona. Onde corredores percorrem uma distância de 42.195 metros entre a linha de partida e de chegada. Se por acaso durante essa maratona, o atleta se distrair, além dele não chegar ao seu objetivo ainda pode causar acidentes.

Disse várias vezes durante esse ano que me preocupa a quantidade de distrações, não só que aparecem, mas que tomam conta da nossa vida atrapalhando nossa caminhada. Toda sorte de circunstâncias que apareceram e fizeram você perder o foco em Deus e na sua palavra.

Perdi as contas de quantas vezes vi irmãos aqui se distraindo com o telefone enquanto eu pregava. Quantos estavam mais preocupados com o que aconteciam lá fora do que aqui dentro. Gente mais interessada em problemas alheios ou até em situações tranquilas que gostavam de transformar em problemas para que se distraíssem. Quantos durante a mensagem e no momento mais importante da Palavra, saíram sem vontade de ir ao banheiro ou beber água. Quantos conversaram enquanto evangelizávamos no culto da rua. Quantos preferiram ficar em casa sem fazer nada em vez de ajudar um pequeno grupo ou no projeto. Quantos não vieram a casa de Deus apenas porque não quiseram, não estavam a fim e hoje sofrem de problemas e que as soluções foram ministradas nesse altar.

Tudo isso faz parte das distrações das quais nos rendemos e que apenas nos atrasaram. Enquanto alguns avançaram, venceram, sofreram, mas hoje vivem a bênção do Pai sobre suas vidas, outros preferiram fugir. Mal sabe eles que o problema voltou ainda mais forte e mais dolorido.

Quando os discípulos vieram todos felizes por terem expulsado demônios, Jesus os adverte para que não se distraíssem: No entanto, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, e sim porque o nome de cada um de vocês está registrado no céu. (Lucas 10.20)

Olhe para cima, mas muito cuidado com aquilo que Satanás planta apenas para tirar seu foco.


Conclusão

2022, ano de você olhar, e muito, para cima. Tempo de buscar refrigério em Deus. Vencedores, bem-aventurados olham para os céus, porque é de lá que vem o socorro. Deus te abençoe!