sábado, 13 de setembro de 2014

O problema é a falta de fé

Texto Números 13 e 14

Introdução: O povo estava perto da vitória, que era a terra prometida. Moisés, orientado pelo Senhor, convoca os líderes de cada tribo pra uma inspeção, uma espionagem na “tal” terra. E foram. Ao final de 40 dias, eles voltam. Vem com um cacho de uvas que tinha que ser carregado por dois. Mesmo diante dessa coisa surreal, eles demonstraram tremenda falta de fé. Vamos a algumas características de quem não tem fé.

1 – A falta de fé traz desconfiança do poder de Deus. (Nm 13.28-29)
28 Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque. 29 Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão".

Eles não olharam para o poder de Deus, mas sim para os inimigos que lá moravam. Eles, em nenhum momento, se deram conta que o Senhor podia dar a vitória.

2 – A falta de fé contamina as pessoas. (Nm 13.32-33)
32 E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. 33 Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles".

É impressionante como o ser humano tem a capacidade de espalhar notícias ruins. Bem que dizem que “noticia ruim corre rápido”. Os espias, além de não enxergarem o poder de Deus, contamina o povo com suas falas negativas. Mesmo Calebe tendo grande fé e conhecendo o poder de Deus, o povo deu crédito aos outros.

3 – Quem não tem fé quer voltar atrás. (Nm 14.1-4)
1 Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. 2 Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! 3 Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? " 4 E disseram uns aos outros: "Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito! "

Assim como os israelitas, quando estamos no processo do milagre, naquele tempo importante pra nos ajustarmos no querer de Deus, queremos voltar atrás. Quantos que por falta de fé, não servem mais a Jesus? Quantos após a caminhada e não verem e nem apalparem nada, voltam à sua vida de pecado, ou de omissão. Quantos que foram vocacionados e hoje, jogaram seu ministério fora porque não creram no sustento e na provisão de Deus?


4 – A falta de fé impede o homem de ver o milagre de Deus. (Nm 14.23)
23 Nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá.

Dos doze homens que foram, dez vieram sem fé, sem dar uma boa notícia ao povo. E como Deus não se agradou deles, os perdoou, mas não abriu mão da consequência da sua fraqueza de fé. Não viram a terra e todos aqueles que choraram pedindo pra voltar, também não viram. A intenção do Senhor é que o reino avance, não retroceda.

Conclusão
Calebe, que junto com Josué, viram a esperança, mesmo com vários obstáculos a sua frente, foram recompensados e entraram na terra prometida. Viram o milagre. E ainda toda a sua descendência foi abençoada. A fé, a fidelidade a Deus traz o milagre, a vitória, a saída, a solução e a bênção pra você e a sua família. Coloque mais fé nas suas orações e pedidos, Deus te honrará.




quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Deus cuida de mim...

Texto: 1 Pedro 5.7
7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Introdução: Hoje em dia, todo mundo tem essa necessidade, de ser cuidado. Chove nas redes sociais as frases de carência afetiva. Porque a sociedade hoje está tão inclinada à conquista, vencer, vencer e vencer, que quando não acontece a vitória, ou mesmo demore um pouquinho, há uma eterna carência. No versículo que lemos, o apóstolo Pedro nos orienta a entregarmos as nossas ansiedades porque o Senhor cuida de nós. No original, o cuidar tem a ver com se interessar pelos nossos problemas, Cristo se importa com nossa situação e circunstâncias. Esse versículo parece cópia do Salmo 55.22

1 – Deus cuida de mim...porque me ama.
João 15.13 - 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

Tem muita gente que tenta, em vão, comparar o amor e o cuidado de Deus com o do ser humano. Eu até entendo isso porque o homem não suporta ser inferior. Nem pra Deus. Mas Jesus, nesse texto fala do amor sublime que o leva a morrer, a entregar a vida pelos seus. Deus cuida de mim, porque me ama muito. Deus cuida de você porque te ama muito.


2 – Deus cuida de mim...nas adversidades.
2 Coríntios 4.8-10 - 8 De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; 9 somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. 10 Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.

Às vezes, prestamos mais atenção no método do que na bênção. Ficamos mais abismados com a forma do que com  o que foi conquistado, não que seja importante, é também, principalmente se for correto, de acordo com a ética e a moral. Mas são nas adversidades que somos moldados e feitos ou refeitos (Jr 18) Um estudo sobre a formação das montanhas revela que pra que elas tivessem esse formato, muitos vulcões precisaram entrar em erupção, muita larva correu, para que elas tivessem esse aspecto tão bacana e tão divino. As adversidades são os moldes de Deus para cuidar de nós. Não reclame, não murmure. Retire das adversidades experiências, os momentos do cuidado de Deus com a sua vida. Deus cuida de mim, acredite, também nas adversidades.

3 – Deus cuida de mim...quando eu permito.
Salmo 37.4-5 - 4 Faça do Senhor a sua grande alegria e Ele dará a você os desejos do seu coração. 5 Deixe nas mãos do Senhor tudo o que você for fazer. Confie nEle de todo o coração e Ele fará o que for necessário.

O texto de 1 Pedro nos orienta a lançarmos. É uma atitude que parte de nós. Não há como sermos cuidados pelo Senhor se não permitirmos, se não deixarmos. Pedro reforça nesse texto o convite de Jesus em Mateus 11.28 - 28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mas se você não for a Ele, sem reservas, sem as ataduras que te prendem. Depende de você, depende da sua decisão. Não é parte da vida, não é um pedaço da vida, é toda a vida.


Conclusão – Deus cuida de nós com amor, nas adversidades e quando eu permito. Não jogue fora a oportunidade de lançar, jogar mesmo, entregar sem medo a sua ansiedade. Não há ninguém nesse mundo que cuide melhor de nós do que o Senhor.