sábado, 3 de maio de 2014

Eis me aqui, rendido estou.

Texto: I Samuel 3.4
4 o SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.

Introdução: Todos conhecem a história de Samuel. Ele é fruto da resposta de Deus a oração de sua mãe, Ana. Que já não aguentava mais a sua rival, Penina, a outra esposa de seu marido Elcana. Naquele tempo, era permitido, pela cultura do povo, o patriarca ter várias mulheres. Era permitido pela cultura, mas não por Deus. Isso precisa ficar bem claro. O fato é que Ana vai ao templo e ora a Deus como nunca orou na sua vida e faz um voto com o Senhor. Se Ele o abençoasse, ela entregaria seu filho a Deus, logo assim que desmamasse. E foi o que fez. Deixou Samuel com o sacerdote Eli e todos os anos quando voltava para orar no templo, ela cuidava e via o filho. Samuel foi crescendo, se desenvolvendo e se tornou além de um profeta, um grande juiz do povo de Deus. Mas por quê? Samuel se rendeu ao Senhor. Quando Deus o chama a noite enquanto ele dormia, depois de achar que era Eli que o chamava, ele diz ao Senhor: “Fala que o teu servo ouve.” (3.10). Samuel diz a Deus: Senhor, estou aqui à sua disposição. Render-se no dicionário, entre outras definições significa entregar-se, submeter-se. Samuel nos ensina nesse primeiro momento, a nos entregarmos e nos submetermos ao Senhor. Mas eu queria também te mostrar nesta noite os prejuízos para quem não se rende ao Senhor. Para quem não se entrega. E Samuel tinha ao seu lado exemplos muito claros de gente que não se entregava ao Senhor: os filhos de Eli.

1 – Os filhos de Eli não se renderam porque não conheciam ao Senhor.
1 Samuel 2.12 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não conheciam o SENHOR;
12 Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor (NVI)

Filho de Belial, significa “agente de satanás”. Os filhos do sacerdote, que era o pastor daquela época estavam aprontando porque se recusaram a aproximar-se de Deus. O apóstolo Tiago faz um apelo: 4.8 - 8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Para que eu possa conhecer o Senhor, eu preciso me aproximar dele. E essa situação dos filhos de Eli, me leva a uma reflexão: Por que tem tantos jovens achando que só porque os pais são líderes, pastores, diáconos, obreiros, os caras se acham no direito de fazerem o que quiserem, ou então estão condicionando a sua vida espiritual à vida dos pais. Eli foi um grande sacerdote, ensinou os seus filhos, mas os caras não o ouviram (2.25). Querido, se seus pais tem te ensinado, tem te alertado, tem conversado com você sobre a sua caminhada, a responsabilidade passa dos ombros deles para os seus. Aproxime-se de Deus e conheça o Senhor e prossiga em conhecê-lo. Entregue-se a Ele. Você será infinitamente abençoado.

2 – Os filhos de Eli violaram a adoração ao Senhor. 1 Samuel 2.13-16
13 nem cumpriam os deveres de sacerdotes para com o povo; sempre que alguém oferecia um sacrifício o auxiliar do sacerdote vinha com um garfo de três dentes, 14 e, enquanto a carne estava cozinhando, ele enfiava o garfo na panela, ou travessa, ou caldeirão, ou caçarola, e o sacerdote pegava para si tudo o que vinha no garfo. Assim faziam com todos os israelitas que iam a Siló. 15 Mas, antes mesmo de queimarem a gordura, vinha o auxiliar do sacerdote e dizia ao homem que estava oferecendo o sacrifício: "Dê um pedaço desta carne para o sacerdote assar; ele não aceitará de você carne cozida, somente crua". 16 Se o homem lhe dissesse: "Deixe primeiro a gordura se queimar e então pegue o que quiser", o auxiliar respondia: "Não. Entregue a carne agora. Se não, eu a tomarei à força".

Quando o sacrifício era oferecido a Deus, tinha que aguardar a carne oferecida cozinhar, aí vinha o auxiliar do sacerdote, enfiava o garfo e tudo o que ele pegasse, seria dele. Era para o seu uso. Mas os filhos de Eli violavam as regras, enfiando o garfo várias vezes, inclusive ameaçando pegar a força o sacrifício, caso não fossem atendidos. Quem não se rende ao Senhor, não se importa em viver adorando ao Senhor. Mexeram naquilo que estava destinado a Deus, ao Senhor. Pessoas que querem glória para si. Muitos estão tão enfeitiçados pela vaidade e pela soberba, que se esqueceram de onde saíram, de onde o Senhor os tirou. Violam a adoração ao Senhor. Tiram a medida da adoração, onde se lhe agradam, Deus recebeu, se não for de boa qualidade, Deus não recebeu. E esquece que Deus não se preocupa com a beleza da sua voz, com a graciosidade da sua dança ou a sua técnica ao tocar um instrumento, Ele está olhando para o nosso interior. A nossa motivação. Você pode ser um baita desafinado, não desista de adorar ao Senhor. Se seu coração está prostrado diante de Deus, ele está recebendo.

3 – Os filhos de Eli profanaram o templo. 1 Samuel 2.22
22 Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro.

Agora imagina a situação de Eli. Um pai que ensinou tudo aos seus filhos, Hofni e Fineias. E agora, no final da sua vida, tem que ouvir reclamações de dois barbados que estavam tendo relações sexuais com as mulheres na porta da tenda da congregação. Depois de João capítulo 4 onde Cristo diz que não importa o lugar, mas os verdadeiros adoradores e o apóstolo Paulo confirma isso dizendo que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, podemos trazer para o nosso tempo que quem não se rende, profana o santuário do Senhor. O povo hoje tem preferido “curtir”, assim como esses dois loucos faziam do que se render ao Senhor. E aí destroem a habitação do Espírito Santo com as drogas, com os vícios, com o sexo ilícito, com as farras, etc. Engraçado como esses dois se dariam bem hoje. Eles faziam há anos, o que muitos tem feito hoje. Aquele que não se rende, destrói a si mesmo. E aos poucos para que não perceba.

4 – Quem se rende cresce diante do Senhor. 1 Samuel 2.21
21 O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor.

Samuel, na sua trajetória começa a se destacar. O texto, no capítulo 3, diz que ainda não tinha profetas naquele tempo de Samuel, e alguns comentários dizem que ele era responsável pelas orações e pelos cânticos no templo. E aos poucos Samuel vai se desenvolvendo, Samuel vai se destacando, porque entrega as suas forças e se rende ao Senhor. Ele não ficou com “raivinha” da mãe porque ele ficava na igreja enquanto os amigos jogavam bola ou soltavam pipa. Samuel entendeu que o seu sucesso, a sua bênção passava pela aliança dele com Deus. Por isso ele não ficou arrasado por passar anos e anos no templo. Ele sabia que Deus tinha o melhor pra ele. E morreu como um dos grandes profetas e juízes de Israel. Respeitado em toda parte.

5 – Quem se rende ao Senhor, conversa com Ele. 1 Samuel 3.10
10 O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel! " Então Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo".

O fato de Samuel ter se rendido a Deus, o faz agora um privilegiado. Deus não mais fala nada ao sacerdote. Jeová fala agora diretamente com o “menino” que estava ali fruto de um voto e que agora vai começar a aprender com Deus a viver debaixo da sua dependência. Inclusive, o preço alto pago pela família de Eli, vem da boca de Samuel. Ele que começa o seu ministério profético. Mas por que Deus lhe confidencia todas essas coisas? Porque ele se rendeu ao Senhor.

 6 – Quem se rende, o Senhor honra a fé. 1 Samuel 3.19-20
19 O Senhor estava com Samuel enquanto este crescia, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem. 20 Todo o Israel, de Dã até Berseba, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor.

Na versão RC, diz assim: “E crescia Samuel...” parece muito com um texto que você já deve ter lido várias vezes: “E crescia Jesus...”(Lc 2.52) Não é coincidência. Ao render-se a Deus, Samuel tem a sua fé honrada pelo Senhor. A juventude faz o caminho inverso das coisas. Toma as decisões e depois quer que Deus a confirme, só que o Senhor tem a sua maneira de fazer, tem a sua maneira de realizar. E depois nos achamos no direito de nos decepcionarmos com Ele, porque ele não aprovou as decisões que tomamos sem o aval, sem a assinatura dele.  Ter a fé honrada por Deus é orar e esperar o companheiro ou companheira certa, não é sair desesperadamente atrás de namorado para depois ficar pedindo permissão de Deus. É orar para que possa escolher a melhor profissão, não é entrar num curso, sem saber porquê e depois perde tempo e dinheiro porque desiste do curso porque não é o que queria. Agora quem deixa a sua vida nas mãos do Senhor, as coisas vão acontecendo como naturalmente, mas todas as coisas tem a boa mão do Senhor na vida dele.

 Conclusão
Os filhos de Eli viveram da forma que viveram e tiveram o seu destino. (2.25) Já Samuel também teve o seu destino (2.26). Qual você vai escolher? Tem um monte de mortos vivos andando por aí, porque não se rendem ao Senhor. E tem muita gente que para os homens estão mortas, mas para Deus, estão muito vivos, porque se renderam e entregaram sua vida a Deus.












Nenhum comentário:

Postar um comentário