domingo, 26 de outubro de 2014

As 10 pessoas mais importantes da sua vida...

Provérbios 20:6
6 Todos gostam de anunciar sua própria fidelidade mas como é difícil encontrar uma pessoa realmente digna de confiança!


Introdução
Você não escolhe os seus familiares. Deus te coloca numa família e você aprende a conviver com eles e vai vivendo em família, com alguns muito perto, outros um pouco mais longe, mas é a sua família. Em compensação, Deus permite que você escolha a sua família pra frente. Seus amigos, sua tribo, seus cursos. Deus permite as suas escolhas e você precisa ter essas pessoas na sua vida. A sabedoria da vida está em trazer pra perto de você as pessoas certas. E esse é o grande desafio porque tem um monte de gente ruim por aí...Por isso pra você achar as pessoas certas pra sua vida é necessário ir à caça das pessoas que vão te ajudar na caminhada. E aí precisamos de uma atitude contundente. Porque pessoas ruins precisam ser expulsas da nossa vida e precisamos ir atrás das boas.

1 – Um intercessor – Todos precisam de alguém que viva para orar por você. A intercessão move o coração de Deus. Tanto pra quem ora, como pra quem recebe a oração.
Porque tem algo especial na oração.
Você não consegue carregar tudo sozinho.
Ninguém vence sozinho
(Lc 22.31-32)

2. Um pastor – Não há a mínima possibilidade de você andar na vida sem alguém pra te pastorear. Pra cuidar de você. É uma tendência de o mundo dizer contra a igreja. Dizem: Cristo sim, igreja não. Isso é do diabo. Porque aquele que é da família de Deus, gosta, ama estar com o seu povo. Nunca vi ninguém amar e gostar de ficar longe.
 Precisamos ser pastoreados
Precisamos ter exemplos
Para que nos momentos de aflição e angústia, Deus possa te ajudar através do seu mentor.

3. Discípulo\ substituto – O maior desafio da nossa trajetória é inspirar pessoas. Ser o exemplo. Qual o legado que você deixa pra aqueles que estão olhando pra você. Líderes qual o nosso legado hoje? Se hoje você sair de onde você está, tem gente que quer te imitar?
A sua vida tem que inspirar pessoas a viver o mesmo que você.
Elias deixou um substituto à altura.
Jesus foi um grande líder porque ele deixou um monte de gente o seguindo mesmo depois de sua subida para o céu.
Satanás age e discípula rápido, mas quando tratamos na igreja, achamos que é novo...Mas quando percebemos, o diabo já tomou conta da vida dele e nós nem os adolescentes creem no seu potencial. E isso passa pela sua atitude de discipulado. Se eu sou bom líder, ele vai ser um excelente discípulo, agora se somos fracos, produziremos discípulos frágeis.

4. Pessoa pra te corrigir sem você reclamar.
É impressionante como as pessoas não querem ser corrigidas. O filho fala com o pai sobre um erro que cometeu e o cara acha que é desrespeito, abuso. E aí depois o cidadão não obedece lei nenhuma e depois vai lá na delegacia chamar o cara de bebê porque ele queimou um índio no ponto de ônibus.
Tem erros seus que só outros notam.
Porque é uma vacina contra o orgulho.
Quem não se corrige, não melhora e não alcança o objetivo de Deus pra sua vida.

5. Libertador financeiro
Alguém que invista em você. Até financeiramente. Mas não pra você montar nela. Você em alguns momentos precisa de gente que vai te ajudar financeiramente, por que não?

6. Um amigo verdadeiro
Amigo, entre outras características, te defende na sua ausência e vibra com as suas vitórias.
Uma coisa que incomoda nessas relações de amizade é que muitos estavam sozinhos e eram super amigos, quando arrumou a namorada, esqueceu os amigos. Faz panela. Esquece que quando você estava na pior, eram esses amigos que você esqueceu, que estavam com você. E mais, quando tem briga, fica até sem graça de recorrer aos amigos porque se esqueceu deles.
Se você não tem amigo, foi você que fracassou.
Satanás quer te ver sozinho.

7. Alguém pra te desafiar
Tem pessoas que vão cruzar nosso caminho pra nos tirar da zona de conforto. Há pessoas, até usadas por Deus, para nos tirar da inércia, desse estacionamento espiritual.
Davi foi desafiado por Golias. Golias ia todos os dias perguntando se havia gente pra lutar com ele. Acendeu a ira em Davi a ponto de questionar: “Quem é esse incircunciso pra afrontar o exército do Deus vivo?”
Essa pessoa você não precisa procurar, ele te acha.
Você começa a achar que é o “tal”.
Você precisa ser guerreiro

8. Alguém pra você contar das suas fraquezas.
A cura começa quando eu aceito as minhas fraquezas. Compartilhar as coisas que você ,vive principalmente as ruins. Porque todo mundo adora contar suas qualidades. Mas abrir o coração e confessar os seus defeitos, é quase impossível.
É necessário confessar suas fraquezas.
Só de contar a fraqueza ajuda na cura.
A vergonha de contar nos vacina contra outras quedas.

9. Precisa de alguém para passar o resto da vida com você.
Claro que também se inclui os relacionamentos conjugais, mas é importante a manutenção de todos os relacionamentos a sua volta. Seus filhos, seus primos, família. Tem gente que foi tão ruim no passado, está tão ranzinza, que não vai restar outra coisa pra você do que ficar sozinho. Sem cônjuge, sem filhos, netos, etc. Tem filho que, ele quer tudo, menos voltar pra casa dos pais. Quantas meninas estão doidas pra sair de casa porque não aguenta o pai ou a mãe que insiste em provocar a sua ira. Gente que acaba morando sozinho porque ninguém aguenta...Você precisa ser relacionável, amável. Gente grosseira fica sozinha rapaz! Você precisa ser bem resolvido consigo mesmo pra não

10. Alguém pra te salvar.
Nós temos a mania de colocar pecado no lugar do problema. Pecado é pecado. Vou te explicar: falar mal dos outros não é problema, é pecado. Problema é o que virá depois, a confusão que vai trazer. Mas Deus, em sua grande bondade e amor, pagou na cruz pelos nossos pecados através de Jesus Cristo. Uma vez, numa reunião de professores no fim de ano, fomos num restaurante e pedimos uma comida simples pra dividir com um colega pra gente não gastar muito. Quando fomos embora e passamos no caixa, a diretora já tinha pago. Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz porque não precisei pagar muito e triste porque comi pouco. É assim que fazemos com Deus. Deus entrega seu filho, seu único filho por nós e ainda estamos comendo as migalhas de Deus. Ele dá Jesus em nosso favor e ainda vivemos de maneira medíocre.

Conclusão

Jesus quer te salvar. Ele quer conduzir e ser senhor da sua vida. Você precisa entender isso e se resolver hoje. Você pode achar qualquer pessoa entre esses 9 primeiros itens, mas jamais vai encontrar outra pessoa que te salve além de Cristo Jesus. Venha pra Jesus, ele quer te salvar.

Falando de Compromisso...

Texto: Gênesis 6.8
8 A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência.

Introdução: Você deve estar se perguntando: o que tem a ver esse texto com o tema da mensagem? Essa resposta vou te dar depois. O fato é que estamos falando de Noé. Um homem que foi um dos mais felizes exemplos de compromisso com Deus. E nós vamos pensar em algumas considerações acerca desse homem, que pela sua aliança com o Senhor, salvou a sua vida e a da sua família.

1 – O compromisso precisa estar fechado com a sua vontade.
Ninguém namora, casa, firma uma sociedade, nem trabalha se não estiver com vontade de fazê-lo...Qualquer compromisso que venhamos a assumir, principalmente com Deus, precisa passar pela nossa vontade.  Jesus, em seu ministério, não estabelece ordens, mas sim convites. “Se quiser me seguir...”, “Vinde a mim...”. São compromissos que Ele espera que nós queiramos assumir. Se Noé quisesse, ele poderia rejeitar a orientação do Senhor, assim como ele viu os seus contemporâneos fazerem. Você está aqui, mas tem amigos seus que escolheram não estar aqui. Deus está a espera do homem que quer se comprometer com Ele.

2 – O compromisso nem sempre tem lógica.
Simples: Para que Deus pudesse estabelecer essa aliança com Noé pede a ele para que pudesse construir a arca. Uma loucura pra aquela época. Noé foi chamado de louco. E quando a gente traz pra nossa realidade, dá pra identificar isso quando as pessoas fazem algumas loucuras para os cônjuges, surpresas no dia dos namorados, alguma “prova de amor”. Não que Deus precise disso, porque Ele nos conhece e sabe quando somos verdadeiros ou estamos brincando com Ele. Por isso ele quer de nós momentos onde nós nos provaremos qual a qualidade da nossa decisão em estarmos ao seu lado. Muitos desistem no início, no meio da jornada, mas aqueles que esperam no Senhor jamais se cansarão.

3 – O compromisso precisa de um marco, um início. (Gn 7.1,7)
Noé recebeu a ordem de Deus, avisou o povo e começou a construção da arca. Essa obra durou 120 anos, mas no texto base, Deus começa a sua aliança com a benevolência dele sobre esse homem e sobre a sua família. (Gn 6.18) Quando alguém entrega sua vida a Jesus, de verdade, naquele momento Deus faz uma aliança com ele. O Senhor e a pessoa que reconhece Cristo como Salvador, estabelecem um compromisso.  Deus cuida da pessoa e a ele cabe somente amá-lo. Foi isso que Noé fez. Amou a Deus obedecendo as suas ordens e em contrapartida, Deus cuidou de toda a sua família. Essa aliança foi marcada pela aparição do arco-íris (Gn 9.8-11). Houve um marco, um início, o ponto zero. Daqui em diante é só você e Deus. Tem muitos que estão postergando, deixando pra depois. Pode ser tarde...

Conclusão

Uma coisa interessante que eu observo nas pessoas no que tange ao compromisso. Todos querem ser honrados, mas poucos se preocupam tanto em honrar. Dizem que os maus pagadores são os melhores cobradores. Mas com Deus não é assim. Ele não trabalha com troca, mas com condição. Deus só salvou a família de Noé porque viu em seu coração um compromisso verdadeiro com Ele. O Senhor quer fazer isso na sua vida. De repente Deus ainda não salvou toda a sua casa porque você ainda não demonstrou o compromisso real com ele.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Diferença entre quem serve e quem não serve

Malaquias 3.18
18 Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem.
Texto Base: 1 Reis 16.29-34\ 1 Reis 17.1-9


Introdução: Estamos diante de dois homens. Um rei que tinha uma responsabilidade gigantesca com um povo. Do outro lado temos um homem de Deus, com uma missão tão importante quanto a do rei. Mas o que faz diferença entre eles é a atitude deles diante de Deus.

Contexto histórico: A história de Acabe é conhecida. Um rei que não seguiu aquilo que Deus queria para o seu povo. O texto bíblico diz que Acabe foi tão ruim que nenhum antes dele chegou perto da sua maldade. O seu reinado foi marcado pelo paganismo, pela idolatria, perseguição aos profetas de verdade e constantes guerras contra a Síria. Do outro lado, temos Elias, um profeta, homem de Deus, que enfrentava os desmandos do rei e de sua esposa Jezabel. Houve muitos problemas nessa época, mas eu quero pensar com você, analisando Acabe e Elias, as diferenças dos que servem a Deus e os que não servem.

1 – Acabe banalizou o pecado. (v.31)
Ele não apenas achou que não tinha importância cometer os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, mas também se casou com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e passou a prestar culto a Baal e adorá-lo.

Acabe continuou com as atitudes de Jeroboão, quando foi Rei de Israel (Reino do Norte), separado depois do reinado de Salomão. Acabe continuou com a opressão pesada ao povo, a idolatria, entre outras atitudes condenáveis de Jeroboão. Acabe em nenhum momento olhou pra Deus, tentou o arrependimento, enfim, sempre procurou seus próprios interesses em detrimento do povo. Hoje o povo de Deus vive algo pelo menos, parecido. Há uma complacência, em alguns casos, uma conivência com o pecado. Há igrejas em que o pecado é aceito e até pregado. Lideranças nocivas a igreja, gente que não tem temor ao Senhor. E Salomão já aconselhava antes de Acabe: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria...” Quem não serve a Deus, não tem seu temor, banalizando e trazendo pra sua vida a prática do pecado.


2 – Acabe instituiu a idolatria (v.32)
32 No templo de Baal, que ele mesmo tinha construído em Samaria, Acabe ergueu um altar para Baal.

Quem não serve a Deus precisa de referenciais. E nada mais repugnante do que se apegar a idolatria. Idolatria é quando eu presto culto a qualquer outro deus que não seja o verdadeiro. Acabe construiu um altar, um lugar de adoração a Baal, um deus pagão, um deus de mentira e Jezabel, sua esposa induz todo o povo a adorá-lo. Quem você tem adorado? E mais, quem você tem levado a adorar a Deus? Ou você tem induzido pessoas a abandonar a fé? É lógico: Quem não serve a Deus, não o adora com os seus lábios, muito menos com o seu coração e a sua vida.


3 – Acabe provocou a ira de Deus (v.33)
Fez também um poste sagrado. Ele provocou a ira do Senhor, o Deus de Israel, mais do que todos os reis de Israel antes dele.

31 Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo! (Hb 10.31)

Acabe deixava Deus irado com suas atitudes e seu comportamento. O rei, o líder que deveria dar o exemplo, conduzir o povo de acordo com as leis de Deus, estava brincando com o Deus vivo. Resultado: morreu em batalha depois de 22 anos como monarca de Israel. Seu reino foi um dos piores. Não há prosperidade, vida, paz, em nada que colocamos as mãos e provocamos a ira de Deus. Nada deu certo nesse reino, pela rebeldia e desobediência de Acabe.


Agora é a vez de Elias
1 – Elias tinha autoridade nas suas palavras. (1 Reis 17.1)
1 Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: "Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra".

Aqueles que adoravam ao Baal acreditavam que era o deus que trazia as chuvas e as colheitas abundantes. Assim, quando Elias entrou na presença deste rei que adorava ao Baal, e lhe disse que não haveria chuva durante vários anos, Acabe ficou consternado. Acabe tinha construído uma forte defesa militar, mas esta não ajudaria em nada durante a seca. Tinha muitos sacerdotes do Baal, mas não podiam fazer chover. Elias confrontou com valor ao homem que tinha levado o povo ao mal, e lhe falou de um poder maior que qualquer deus pagão: o Senhor, Deus do Israel. Quando a rebelião e a heresia estavam em pleno apogeu no Israel, Deus respondeu não só com palavras, mas também com ações. Você tem autoridade nas suas palavras? As pessoas acreditam quando você fala ou promete algo?

2 – O servo de Deus obedece (17.2-5)
2 Depois disso a palavra do Senhor veio a Elias: 3 "Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. 4 Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá". 5 E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou por lá.

O fato é que após esse embate com o rei Acabe, Elias precisava sair dali porque a perseguição começaria na sua vida. Elias obedece ao Senhor e vai esconder-se porque era necessário naquele momento. Não há questionamento, não há recuo...Elias como servo de Deus, está demonstrando que o servo obedece ao chamado, coloca a sua vida nas mãos do Senhor. Você tem obedecido? O que Deus tem colocado no seu coração você tem feito valer?


3 – O servo do Senhor é sustentado por Ele. (17.6-9)
6 Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho. 7 Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva. 8 Então a palavra do Senhor veio a Elias: 9 "Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida".

O sustento do Senhor é vivido por aqueles que o obedecem... Um não vive sem o outro. Tem gente que quer ser sustentado por Deus sem obedecê-lo. Eu preciso tomar a decisão para que Ele possa me abençoar. Não há bênção do Senhor sem a obediência do ser humano. Elias, mais uma vez obedece aos planos de Deus saindo daquele lugar, mas Deus já providencia o sustento. Tem que depender de Deus, temos que parar de nos acharmos auto-suficientes e obedecendo crendo no sustento. Temos visto quantos tem abandonado suas vidas e seus sonhos pelo Senhor e porque nós não? Por que somos tão incrédulos e demoramos, resistimos a obedecer ao Senhor? Creia que ele vai te sustentar e a sua família!


Conclusão

De que lado você está? Claro que tem inúmeras diferenças, mas eu pontuei somente esses três de cada para exemplificar a distância entre aqueles que servem e os não servem a Deus. Esteja do lado daqueles que servem, obedeça ao Senhor, ele vai te fazer referência onde andar e você terá o privilégio santo de ser sustentado por Deus. Dependendo exclusivamente da sua graça.

sábado, 4 de outubro de 2014

Qual é a minha missão?

Texto: Atos 20.24
24 Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Introdução: Paulo em sua terceira viagem missionária, passa por situações perigosas, tramas. Tem que mudar seus planos porque queriam matá-lo e ai ele tem que viajar a pé, vai ao cenáculo e tem que ressuscitar Êutico e ao se despedir do povo, ele declara essa frase. Que não considera a vida dele isso tudo se não cumprir o papel dele na terra. E eu quero nessa tarde pensar com você sobre a nossa missão aqui nesse mundo.

1 – A missão precisa ser maior que a vida. (At 20.24)
Paulo entende que a vida dele só tem valor se a missão for cumprida. Minha vida, nesse mundo, sem ter feito o que Deus pediu pra eu fazer, sem estar onde Deus mandou estar, desvaloriza a vida que Deus me deu. Eu preciso entender que ao me dar uma missão, Deus não quer outra coisa que não seja o cumprimento dela. Só que hoje, com o mundo cada vez mais globalizado, nós focamos a nossa vida e esquecemos a missão de Deus. Mas o prejuízo é muito grande. Porque quando formos mais velhos, e olharmos pra trás, vamos perceber que a nossa caminhada, a nossa profissão, os nossos relacionamentos estão e são vazios, porque Deus foi deixado de lado. Não estou falando de falta de amor próprio, nada disso. Prego sobre o texto mais claro da Bíblia sobre a vida do homem. (Mt 6.33)

2 – Cumprir minha missão não é favor nenhum a Deus. (1 Co 9.16)
16 Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!

Você pode estar achando que isso é loucura, mas tem muita gente que pensa assim. “Não vou. Vão sentir minha falta.” E etc. Frases de quem ainda têm achado que é maior que Deus. Maior que a obra de Deus. Não vou me inscrever no ministério de teatro porque o líder tem que vir a mim. Vai aguardando. Deixa eu dizer algo pra você. Deus tem muitos soldados, tem muitos filhos que abraçam a missão dada por Ele. Não se esqueça que o que ele mandou você fazer, tem que ser feito hoje, agora, sem perder mais tempo porque servi-lo é um prazer e não um favor, uma obrigação. Considere um fracasso não obedecer a Deus.

3 – Mergulhe de cabeça na missão. (Gálatas 2)
O apóstolo Paulo volta a Jerusalém 14 anos depois de sua conversão (alguns autores colocam assim) por causa da revelação de Deus pra sua vida onde ele tinha a missão de espalhar o evangelho entre os gentios (pessoas que não eram judias) Pedro, Tiago e João apertaram as mãos de Paulo e Barnabé, combinando que o primeiro grupo pregaria aos judeus e a dupla ficaria responsável pelos gentios. O problema é que Pedro começou a conviver com os gentios, só que quando ele soube que Tiago e João estavam chegando, ele começa a rejeitar os cristãos gentios. Pedro que estava se entrosando com aqueles novos irmãos, se afasta com medo do que os discípulos iam dizer. Pedro influenciava tanto que outros judeus e até Barnabé fizeram a mesma coisa. E aí Paulo coloca Pedro no seu lugar, chamando a sua responsabilidade na missão. A minha missão deve ter a minha prioridade. Não importa quem está contrário. Pedro tinha muito mais gabarito, experiência, vivência com Cristo do que Paulo, mas a missão de homem falava mais alto, ecoava dentro do seu coração. Que quando ele viu que líder da igreja na época estava vacilando, ele não pensou duas vezes: o repreendeu (v.11). A missão de Paulo está no seu sangue. Não importa se vão me zoar, se vão me chamar de louco, eu tenho uma visão de Deus pra minha vida, eu tenho uma missão, que não tem outro caminho que não seja cumprir o que Deus me determinou. Assim como pra nós jovens, tudo é intenso, às vezes, até sem limites, usemos toda essa energia pra cumprirmos o chamado de Deus na nossa vida.

4 – Não fuja da missão. (Jonas 1)
Em alguns casos, e aí quem tem a resposta é Deus, o Senhor determina especificamente alguém pra alguma missão. E nesse caso, Nínive era a missão de Jonas. Mas ele não pensou duas vezes em fugir. E foi direto pra Tarsis, mudando o caminho e fugindo da missão que Deus tinha lhe dado. Só que era Jonas que tinha que ir. Naquele momento só tinha Jonas. Você pode estar se perguntando porque Deus te colocou naquela turma, naquele setor, naquela família. Porque o Senhor quer você sendo instrumento dele naquele lugar. Em alguns setores, muitos deles dentro da igreja, da vida eclesiástica, não quer, Deus manda outro. Não está a fim, Deus envia outros. Mas na nossa missão, na nossa vida fora dos quatros cantos do templo, ele quer você. Na guerra de todo dia contra os principados e potestades, ele quer você como seu ministro, como seu missionário, que leve a paz as pessoas, que leve a vida às pessoas, que leve o amor às famílias. Assim como era Jonas pra Társis, é você onde está inserido. Deus te quer onde você está no contexto dessa sociedade.

Conclusão

Qual a sua missão? Onde Deus tem te colocado? Eu convido você hoje, a abraçar o chamado de Deus pra sua vida. Você que tem sentido o seu coração arder por alguma coisa e por qualquer outro motivo, ainda não tomou a iniciativa de mergulhar na missão que Deus tem te dado. Hoje é o dia de você assumir, de uma vez por todas, a sua missão. Não fique preocupado com a sua vida, com o que os outros vão dizer, com os palpites que vão dar. O que importa é o chamado de Deus pra sua vida nesse tempo.