domingo, 26 de outubro de 2014

Falando de Compromisso...

Texto: Gênesis 6.8
8 A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência.

Introdução: Você deve estar se perguntando: o que tem a ver esse texto com o tema da mensagem? Essa resposta vou te dar depois. O fato é que estamos falando de Noé. Um homem que foi um dos mais felizes exemplos de compromisso com Deus. E nós vamos pensar em algumas considerações acerca desse homem, que pela sua aliança com o Senhor, salvou a sua vida e a da sua família.

1 – O compromisso precisa estar fechado com a sua vontade.
Ninguém namora, casa, firma uma sociedade, nem trabalha se não estiver com vontade de fazê-lo...Qualquer compromisso que venhamos a assumir, principalmente com Deus, precisa passar pela nossa vontade.  Jesus, em seu ministério, não estabelece ordens, mas sim convites. “Se quiser me seguir...”, “Vinde a mim...”. São compromissos que Ele espera que nós queiramos assumir. Se Noé quisesse, ele poderia rejeitar a orientação do Senhor, assim como ele viu os seus contemporâneos fazerem. Você está aqui, mas tem amigos seus que escolheram não estar aqui. Deus está a espera do homem que quer se comprometer com Ele.

2 – O compromisso nem sempre tem lógica.
Simples: Para que Deus pudesse estabelecer essa aliança com Noé pede a ele para que pudesse construir a arca. Uma loucura pra aquela época. Noé foi chamado de louco. E quando a gente traz pra nossa realidade, dá pra identificar isso quando as pessoas fazem algumas loucuras para os cônjuges, surpresas no dia dos namorados, alguma “prova de amor”. Não que Deus precise disso, porque Ele nos conhece e sabe quando somos verdadeiros ou estamos brincando com Ele. Por isso ele quer de nós momentos onde nós nos provaremos qual a qualidade da nossa decisão em estarmos ao seu lado. Muitos desistem no início, no meio da jornada, mas aqueles que esperam no Senhor jamais se cansarão.

3 – O compromisso precisa de um marco, um início. (Gn 7.1,7)
Noé recebeu a ordem de Deus, avisou o povo e começou a construção da arca. Essa obra durou 120 anos, mas no texto base, Deus começa a sua aliança com a benevolência dele sobre esse homem e sobre a sua família. (Gn 6.18) Quando alguém entrega sua vida a Jesus, de verdade, naquele momento Deus faz uma aliança com ele. O Senhor e a pessoa que reconhece Cristo como Salvador, estabelecem um compromisso.  Deus cuida da pessoa e a ele cabe somente amá-lo. Foi isso que Noé fez. Amou a Deus obedecendo as suas ordens e em contrapartida, Deus cuidou de toda a sua família. Essa aliança foi marcada pela aparição do arco-íris (Gn 9.8-11). Houve um marco, um início, o ponto zero. Daqui em diante é só você e Deus. Tem muitos que estão postergando, deixando pra depois. Pode ser tarde...

Conclusão

Uma coisa interessante que eu observo nas pessoas no que tange ao compromisso. Todos querem ser honrados, mas poucos se preocupam tanto em honrar. Dizem que os maus pagadores são os melhores cobradores. Mas com Deus não é assim. Ele não trabalha com troca, mas com condição. Deus só salvou a família de Noé porque viu em seu coração um compromisso verdadeiro com Ele. O Senhor quer fazer isso na sua vida. De repente Deus ainda não salvou toda a sua casa porque você ainda não demonstrou o compromisso real com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário