quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Lute!!


Vivemos em uma geração frágil demais, que desiste fácil, que se fere por qualquer coisa, tudo vira trauma e consequências patológicas...

Mas tem como virar esse jogo...Como?

Assumindo uma causa, vivendo o seu propósito.

Todos nós temos uma missão a cumprir nessa terra. Ninguém está aqui a passeio. Temos algo a cumprir. Se não cumprirmos, Deus encerra nossa passagem por aqui.

Não adianta se fragilizar ou inventar desculpas. Você tem uma missão e precisa cumpri-la.

Você pode ser um voluntário em alguma causa, usar a internet pra ajudar as pessoas, usar seu dom pra abençoar alguém. O que você não pode nem pensar em fazer é ficar parado. Você será um eterno perdedor, um autêntico derrotado.

Olhe ao seu redor, mas não pra si. Para os outros. Veja a necessidade do próximo, saia da sua bolha e coloque a "cabeça pra fora" pra perceber e entender o que você precisa fazer por alguém. Não custa nada.

Se você não se interessar por nada, será vencido por tudo. Ore ao Senhor, peça a Ele pra te mostrar onde Ele quer que você atue e se dedique de corpo e alma naquilo.

Tenho certeza que sua vida começará a ter mais sentido. Não precisa ser na igreja. Pode ser no asilo ou no orfanato próximo à sua casa. O importante é que você faça!

Ajude de alguma maneira a melhorar esse mundo tão doente. Deus te abençoe!
.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Ore!!

Não perdemos a batalha quando não acontece o que queríamos.

Perdemos a batalha quando deixamos de orar. Quando desistimos de falar com o Pai, mostra o quanto nós sentimos o golpe a ponto de nos fazer derrotados.

Pra Deus não há impossíveis, mas quando deixo de me dirigir a Ele em oração, eu estou declarando a minha derrota sem a Palavra final que vem dEle.

Parar de orar é recuar, é "perder tempo", é declarar a vitória ao diabo, nosso adversário, é despejar arrogância, autossuficiência, independência de Deus.

É dizer para o Pai que não precisa mais do seu carinho e nem cuidados. Que sabe 'se virar' diante das circunstâncias.

Diante das crises, ore. Após passar por elas, ore novamente. Sente algo estranho, ore. A paz reina, ore! Como diz a canção: "oração é alimento". Sua vida alcançará lugares altíssimos se você colocar no teu coração que orar é pra sua sobrevivência, Amém?

Vamos orar?
Pai, eu quero falar contigo e ouvir sua voz. Me ensina a orar e me dê forças para entender seu agir e jamais retroceder...Por Jesus, Amém!

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Os planos de Deus para a família

 "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam..." (Salmos 127.1a)

Nesses dias onde o diabo tem atacado a família de todas as formas (aborto, ideologia de gênero, etc) muitos têm visto seus lares desmoronarem por não darem crédito a essa situação e nem se protegerem desses ataques. 1 - Planos de crescimento O desejo de Deus é que todos cresçam, melhorem, amadureçam suas trajetórias e consequentemente os relacionamentos. Deus é a favor da prosperidade? Claro que sim. "A bênção do Senhor enriquece e não acrescenta dores". Há um conceito errado que Deus ama a pobreza, mas isso deixamos pra outro dia. Deus se agrada quando lutamos com Ele e conquistamos. Deus quer que as famílias cresçam em todos os aspectos. 2 - Deus quer que as famílias sejam referências Numa sociedade onde o pior indivíduo vira exemplo (só ver como tem um monte de meninos nas favelas querendo ser o dono do tráfico) precisamos de referências dentro dos lares, nas casas, nas famílias. Precisamos que nossas famílias assumam seus papéis como exemplo. Mas só dá pra ser assim se o testemunho for bom. Escândalos, brigas exageradas, sem razão pra todos os lados, sem sangue frio, mas de pavio curto põe tudo a perder. 3 - Deus quer que as famílias sejam salvas (Atos 16.31) O carcereiro ao ver todos os presos "livres" por causa do terremoto, mas Paulo e Silas impedem dele cometer uma besteira e diz que há uma solução: Jesus! Quer salvar a sua família? Entregue de verdade sua vida a Jesus. Permita que ele seja Senhor e Salvador da sua vida. Você verá o que Ele vai fazer em sua casa. Deus te abençoe!

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Como vencer meus medos?

 


Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

Salmos 34:4


Neste salmo, Davi estava amedrontado, apavorado com as perseguições e tribulações que passava. Diante desse cenário, ele nos dá um exemplo grandioso de como podemos vencer nossos medos: buscando a Deus!

O medo é comum a todos os seres humanos. Em doses equilibradas, ele é essencial pois nos protege, nos preserva, limita nossos atos e palavras, por exemplo.

O grande problema é quando eu me deixo vencer pelo medo. Quando o pavor me sufoca e na minha visão, o que eu preciso fazer é dar cabo da minha vida porque estou fragilizado e perdido.

O medo te impede de chegar ao milagre, de receber a bênção do Senhor e a solução pra isso é correr para os braços do Pai imediatamente, sem pensar muito pois nele temos segurança e refúgio.

Muitas vezes vamos precisar de fé e intrepidez para alcançar os objetivos, mas encontraremos apenas medo e insegurança. Nesses momentos é essencial que você busque em Deus a força e a coragem para prosseguir (Josué 1.9)

Quem busca com sinceridade tem a resposta para todos as suas inseguranças e é liberto de todo medo.

Ame a Sua Palavra, rasgue seu coração na presença do Pai e você se será fortalecido e certo de que, independente das circunstâncias, Deus vai estar contigo sempre!

Deus te abençoe!

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

A esposa deve ser submissa ao marido?

 

Efésios 5.22-23

É um dos versos da Bíblia mais polêmicos. Falar de família nas Escrituras sem passar por esse texto, é como se não tivesse tocado no assunto.

Paulo durante boa parte do livro de Efésios fala sobre família. Era uma necessidade que ele vinha percebendo ao longo que se relacionou com o povo durante sua passagem por Éfeso. Mas vamos à explicação:

Deus, o Criador de tudo, desde o início se comunica com a sua criação levantando uma liderança para o tempo.

- Levantou Noé pra salvar a humanidade;

- Levantou Abraão para a promessa;

- Levantou Moisés para retirar o povo cativeiro;

- Levantou Davi para manter a soberania de Israel;

- Levantou Jesus para estabelecer o Reino na terra, enfim, Deus trabalha sempre com líderes.

Assim também é na família. Deus escolheu o homem para liderar o lar. Instituição que o próprio Yahweh criou.

Agora precisamos estar atentos ao verdadeiro sentido de liderança do marido sobre a esposa. O que NÃO é

liderança:

a) Relacionamento abusivo

b) Adultério

c) Agressão seja física ou verbal

d) Fazer a mulher de escrava

e) Maltratar a esposa e filhos

Quando o lar está em algum desses níveis que apresentei ele precisa ser curado por Jesus.

A liderança dada por Deus ao homem tem a ver com proteção, provisão à família. E não apenas provisão material, mas também emocional e espiritual. Isso é responsabilidade do marido que também deve amar a sua esposa como Cristo amou a igreja. Como Cristo amou a Sua igreja? Dando a vida por ela. Ou seja, marido deve dar a sua vida pela esposa.

Então, mulheres, não fiquem preocupadas. Deus sabia e sabe muito bem o que faz quando dá esse tipo de missão.

A mulher deve reconhecer essa liderança do marido e o honrar, lhe sendo leal e parceira. Ajudando também quando o marido estiver equivocado. Todo bom conselho é bem-vindo! E assim a família vai se desenvolvendo.

Espero que você tenha entendido e gostaria muito que você se manifestasse aqui nos comentários. Deus te abençoe! Fique na paz!

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

O que eu posso oferecer ao meu próximo?

Atos 3.1-10
Pedro e João estavam entrando no templo para orar e encontram um coxo pedindo esmola. Pedro olha pra ele e diz: " Não tenho prata nem ouro pra te dar, mas o que tenho, eu te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta e anda".
.
Ele não tinha a esmola, mas ofereceu o que tinha. Nem sempre as pessoas precisam de ajuda financeira. Precisamos ter discernimento sobre isso. Quatro coisas que você pode oferecer a quem precisa...
.
1 - Compaixão
Não sei se oficialmente é um antônimo, mas a indiferença, pelo menos na prática é o oposto da compaixão. As pessoas esperam de nós empatia, contrição e compaixão. É chorar com a dor do outro, e dentro dessa realidade oferecer desde um ombro amigo até a ajuda financeira, se for o caso. Mas sempre ajudando. Não podemos permitir que a frieza espiritual e a indiferença tenham lugar em nossa vida.
.
2 - Tranquilidade
A paz de Cristo que habita em mim precisa ser compartilhada. Gente agitada só toma decisão equivocada e o estrago acaba sendo maior. Precisamos levar a paz de Cristo a todos que necessitam se acalmar, se tranquilizar até para que suas decisões sejam racionais e abençoadoras.
.
3 - Bondade
Bondade que não é só apenas ajudar mas mostrar pra quem está sendo ajudado que se pode melhorar. É abençoar materialmente, porém se estiver errado, colocar na linha. Você pode ajudar pessoas corrigindo suas rotas.
.
4 - Jesus
Como posso oferecer Jesus? Evangelizando? Também! Você pode oferecer Jesus sendo sal e luz. Trazendo visão àqueles que estão cegos e trazendo sabor à vida daqueles que têm uma vida sem sal, sem gosto ou com sabor amargo.
.
Ofereça alguma coisa. As pessoas estão precisando da nossa ajuda.
Deus te abençoe!

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Mais e mais ódio...

Se tem um sentimento que cresce a olhos vistos (apesar de abstrato) e que domina a sociedade a cada dia é o ódio. Impressiona a nossa inclinação velocíssima em odiar, assassinar reputações, agora tem a cultura do "cancelamento", onde alguém é "cancelado" nas redes sociais por suas opiniões e aí, alguém se colocando como juiz, o sentencia a todo o ódio do universo.

Vivemos um tempo onde a minha maior alegria é o fracasso daquele que Jesus disse pra amar: o próximo. O segundo mandamento que o Mestre resumiu toda a lei vai ficando no esquecimento dando lugar a mais e mais ódio.

Alguns, numa dose exacerbada de cinismo, colocam o amor e ódio na mesma prateleira. Como se justificassem todo ódio, dizem que é por amor e proteção ao seus. Amor e ódio não se parecem nem "no branco dos olhos", são extremamente opostos e longínquos. Talvez pela intensidade, o ódio se pareça com a paixão. Inclusive você acha o conceito de ódio como "uma paixão direcionada para o mal".

O amor nos faz viver, o ódio nos faz morrer. O amor alimenta, o ódio é insaciável. O amor faz nascer, o ódio mata - em alguns casos literalmente. O amor constrói, o ódio destrói ou impede a construção. O amor não se envaidece, o ódio quer o protagonismo.

Precisamos lutar contra isso. Vai nos destruir, vai causar feridas imensas e que podem ser incuráveis. Ainda dá tempo de recorrermos ao amor. E esse amor está em Cristo Jesus.


segunda-feira, 6 de julho de 2020

Uma igreja confiável

Já foi-se o tempo onde tínhamos poucas denominações. Hoje no Brasil temos milhares de igrejas, cada uma da sua maneira, com a sua liturgia, com a sua forma de conduzir suas decisões desde as mais simples até as mais complexas, passado pela disciplina de membros e etc.

Obviamente quando você tem grande quantidade, abaixa a qualidade. Infelizmente algumas pessoas com o intuito de enriquecer, mirando nos exemplos mais famosos, montam suas congregações apenas com um objetivo: ganhar dinheiro e manter seus luxos às custas dos dízimos da membresia.

Só que a cada dia o povo está mais ligado nesse tipo de igreja. Sabe dos picaretas e dos que infelizmente abusam da boa fé de gente humilde. E isso me fez perceber nos últimos tempos uma característica fundamental para que as pessoas permaneçam na fé: A igreja precisa ser CONFIÁVEL!

Como assim confiável? A igreja precisa passar verdade em tudo o que faz, a começar do seu pastor e passando por toda a liderança que ajuda na administração da mesma. E quando falo verdade, é tudo mesmo. Quando dá certo, quando não dá. É uma igreja alicerçada na sua doutrina, que precisa ser bíblica, que não esconde suas falhas, aliás, trabalha sempre para diminuí-las ou minimizá-las.

Uma igreja confiável não muda sua doutrina porque acredita na visão de Deus pra sua trajetória. Uma igreja confiável não altera sua vida por conveniência. Uma igreja confiável preserva seu povo quando ele se abre e expõe suas feridas. A vida de quem chega nunca é um livro aberto. Sempre trata a todos - eu disse TODOS - com o devido respeito, independente se contribuem ou o valor do seu dízimo e da oferta. Uma igreja confiável tenta impreterivelmente seguir a Jesus em tudo o que está nas suas Escrituras sem distorções ou achismos. Uma igreja confiável  leva tudo aos pés da cruz de Cristo para que Ele dê a direção.

O problema é que não só o líder causa desconfiança como sua liderança embarca nessa armadilha e traz consequências gravíssimas não só pra ela, como para o Reino de Deus. Uma igreja indigna da confiança do povo "queima" o Reino de Deus. Como se todos fossem iguais.

Por fim, as pessoas procuram igrejas confiáveis. Elas não estão muito preocupadas com costumes e doutrinas. Se são pentecostais, históricas, ortodoxas, reformadas, isso a cada dia tem menos peso. As pessoas procuram igrejas confiáveis.

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Cansou?


“Até os jovens se cansam e ficam exaustos...”(Isaías 40.30a)
.
Todos cansam. Ninguém é máquina. Em algum momento você vai sentar, chorar, descarregar, cansar, se aborrecer. Faz parte do ciclo.
.
Isso é totalmente compreensível. Até a Bíblia fala que cansa fazer o bem (Gl 6.9). Cansa falar e não ser ouvido, cansa tentar e ter pessoas que parecem que estão na terra apenas para nos atrapalhar...Cansa sim!
.
E como voltar? Te convido a olhar para o final do capítulo 40, no verso 31: “mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças.” O Senhor quer que você aprenda a confiar no seu agir e no seu poder.
.
Cansamos sim. Mas isso se resolve descansando em Deus e não desistindo. Há muito do Pai pra você ainda...Espere no Senhor que a resposta, o milagre, a vitória, o livramento vêm.
.
Espere no Senhor, renove suas forças e prossiga! Quem descansa em Deus jamais se fatiga ou desiste. Permanece!! Pense nisso! Deus te abençoe!

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Fidelidade no Casamento



Muitos têm medo de se envolver em relacionamentos por causa da infidelidade cada vez mais crescente em nossa sociedade. Há um tempo atrás a traição era mais "masculina". Hoje os dois estão na mesma proporção e isso tem atingido em cheio nossas igrejas. Como posso evitar essa situação que tem devastado famílias?
.
Algumas orientações para você não cair nessa cilada.

1 - Foco na sua integridade (Pv 28.6)
Na Bíblia temos dois homens que passaram pela mesma situação.
José - resistiu a tentação e depois foi levado a Governador do Egito.
Davi - caiu na tentação, destruiu uma família e viu o caos em sua vida a ponto de ter um estupro entre os seus filhos e um dos seus filhos como inimigo.

2 - Diminua as brechas (1 Tm 2.22)
Não enfrente seus desejos. Eles são mais fortes do que você! Fugir é o mais sensato. É reconhecer fraquezas e cuidar que não aconteçam. Muitos que hoje são infiéis, antes diziam que jamais cairiam...Não subestime sua natureza!

3 - E se errar? Há também o perdão! (1 João 1.9)
Deus abomina o pecado, mas ama o pecador e fica feliz quando o homem/mulher quer consertar seu caminho. Ele se entristece com nosso erro, porém derrama de sua misericórdia quando queremos retomar o caminho certo.

Como você está nessa área?

quinta-feira, 16 de abril de 2020

O que Deus pede ao seu povo?


Deuteronômio 10.12
E agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma,

Introdução
Parece estranho um Deus com todo o poder pedir algo ao seu povo, nãoO livro de Deuteronômio tem como característica principal a repetição de ensinos e orientações para o povo de Deus já que aquele que saiu do Egito tinha ficado no caminho. E nessa renovação divina dos mandamentos, era necessária uma convocação ao Deus que desde o início os tem sustentado.

Não foi a única vez que Deus expõe o que quer do seu povo. Em Miqueias 6.8, o Senhor também coloca o que requer de seu povo: Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

Moisés aqui no texto de Deuteronômio traz as exigências do Senhor. Miqueias trata a relação com o Pai e com os seus pares. Moisés foca no relacionamento com Deus.

1 – Tema o Senhor
No original tem o sentido de “reverenciar, honrar, respeitar”. Salomão diz que o “temor do Senhor é o princípio do conhecimento e que os loucos desprezam” (Pv 1.7) . Rejeitar o temor do Senhor é o início de toda derrota em sua vida.

Temer ao Senhor significa que quando eu vou fazer algo que entristece o coração do Pai, eu penso, reflito e recuo porque eu não quero ferir a santidade de Deus. 

Quando conversamos com algumas pessoas e ficamos sabendo de escândalos no meio da igreja, seja entre pastores ou não, podemos ali constatar a falta de temor a Deus. Eu tomo minhas decisões, faço o que eu quero e ninguém, nem Deus, pode comigo. Alguém com esse pensamento, perdeu a noção do temor a Deus.

O povo de Israel durante sua trajetória tinha perdido o temor a Deus. Moisés, sendo usado por Deus, requereu essa retomada de postura do povo.

É muito importante ressaltar que não é medo. 1 João 4.18 diz que o verdadeiro amor lança fora todo o medo. E se tem alguém que nos ama verdadeiramente é Deus. Algumas pessoas pregam um Deus que castiga, um Deus mal que pesa sua mão sobre aqueles que desobedecem. Não. O nosso Deus nos ama. A nossa ação é de temor no sentido.

2 - Andem em todos os seus caminhos
Andar no original: maneira de viver.

O nosso andar precisa ser de acordo com o que o Pai diz pra nós.

Sl 119.105. Antes estávamos na escuridão, mas quando encontramos Deus e sua Palavra somos guiados por ela e andamos nos Seus caminhos.

A premissa de andar nos caminhos de Deus leva a uma promessa Salmos 91.11-12 - 11 Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; 12 com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.

Podemos nos modernizar, melhorar nossas estruturas, aumentar o templo, construirmos um patrimônio, sermos totalmente atentos a tudo que se trata de modernidade na igreja, mas se tem algo que jamais pode sair da tua cabeça: obediência a Deus. Os princípios do Pai, e a obediência é um deles, são inegociáveis.

3 – Que O ame
No original: um amor como o Deus pelo homem

Amar é fazer de tudo para não entristecer o coração de alguém. O que Deus está pedindo ao povo é que parasse de fazer o coração de Deus chorar. Tem a ver com um Deus Pai presente, amoroso que quer seus filhos bem pertinho dele, mas que ainda sim, preferem tratar Deus como um mero responsável por resolver minhas crises, sejam elas de qual parte for.

Amar ao Senhor é algo tão pessoal, que ao enviar Seu Filho, ele demonstrou esse amor. E nos orientou a amarmos da mesma forma (João 13.34 - "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros).

Pensa em uma relação entre pai e filho onde o pai faz de tudo para que o filho seja feliz, em contrapartida, o menino faz de um tudo para que seu pai sempre esteja sorrindo... Essa é a relação que devemos ter com o Pai e é isso que ele requer de seus filhos. Lembre-se: Não há temor sem amor e nem amor sem temor.


4 – Sirva ao Senhor
No original: trabalhar por ele.

Servir ao Senhor na igreja e fora dela. O povo em vários momentos da sua história abandonou o Senhor e preferiu servir e adorar a deuses pagãos.

Não é servir de qualquer maneira. Tem que ter dedicação. É o seu melhor. Pra Deus não importa se tem estrutura, recursos ou espaço. Se você, com poucos ou muitos recursos, faz o seu melhor, você está de fato servindo a Deus.

Independentemente de recursos, se não tem dedicação, não é servir. Coração limpo sempre, disposto a se doar pra Ele em alguma causa. É servir a Deus e ao próximo.

Conclusão
O sucesso ou fracasso da sua caminhada depende dessas atitudes. Os antepassados desse povo não cumpriram e não viram a promessa sobre suas vidas. O Senhor pede algo pra nós. Precisamos atender se queremos ter o nosso destino bem sucedido.









quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

2020 – Ano de respostas para a minha vida


João 6.68
Simão Pedro lhe respondeu: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

Pra início de conversa
No capítulo 6 de João acontece muita coisa. Jesus anda sobre o mar, a multiplicação dos pães e peixes, entre outros. Após se alimentarem, Jesus começa a pregar. A palavra é dura (v.60), porém necessária. Jesus sabia com quem estava lidando. Alguns começaram a abandonar Jesus (apostasia – v. 66) Jesus após ver muitos discípulos lhe abandonar, pergunta aos 12: Vocês também não querem ir? (Aproveitem que todos já se foram e vão também). Porém Pedro entendeu que as respostas para a sua vida estavam ali, em Cristo.

Para que 2020 seja um ano de respostas...

1 – Preciso me aproximar de Jesus sem interesses
O povo não foi embora somente pelo fato do discurso de Cristo ser duro, muitos estavam ali somente por causa do pão, depois que conseguiram, abandonaram o Mestre.

Isso tem acontecido nos nossos dias. Após conquistarmos o objetivo parece que “bloqueamos” Deus das nossas vidas. Esses dias assistindo um pastor ministrar sobre sua igreja, ele disse algo interessante: “Precisamos aprender a conduzir nossa vida espiritual quando tudo vai bem”. Isso é um desafio enorme.

E isso é uma luta enorme porque todos nós em algum momento procuramos alguém com um interesse. Com Jesus não seria diferente. Ele nos espera de coração aberto e sem olhar para o que Ele faz e sim para quem Ele é.


2 – Confiar em Jesus plenamente
A resposta de Pedro ao questionamento de Jesus é profunda porque ele estava confirmando a transcendência, a dimensão maior que o Reino de Deus traz. A resposta de Pedro demonstra confiança em Cristo que ia além daquele momento que viviam. Era para a vida eterna.

Confiar em Jesus é se alegrar nEle em todos os momentos, principalmente naqueles que você estava esperando outra resposta, mas mesmo assim, prefere viver na dependência de Deus. Até por que nunca estamos certos em se tratando de futuro. Mas Ele sabe e conhece.


3 – Não olhe para a multidão
Alguns foram embora porque já tinham conseguido o que queriam. Outros foram embora porque acharam o discurso muito duro.

A pergunta de Jesus é clara: “Vocês também não querem ir?” Tem gente que na caminhada vê o movimento da multidão e acompanha sem ter a certeza se era realmente o local que deveria seguir. Como também tem um monte de pessoas que se batizaram e não tinham a mínima noção do que estava fazendo.

Jesus com essa questão quer saber deles se vão desistir ou vão prosseguir. Em alguns momentos Deus vai falar com você para que se afirme a cada dia. Ele nos dá liberdade de escolha, por isso precisamos “escolher Cristo todo dia”.

Não se impressione com o caminho da multidão. Eles comeram por causa de Jesus e não me surpreenderia saber que dali saiu gente dizendo: “Crucifica-o!” Somos igreja, mas o Senhor tem uma história pessoal com cada um. Uns sofreram muito até serem alcançados pelo Evangelho, outros não. Mas o poder de Deus continua o mesmo.

Para finalizar...
- Para 2020 ser um ano de respostas, é necessário seguir. Para chegar à promessa, o povo precisou andar. Para sermos vitoriosos precisamos prosseguir, sem olhar para o lado, sem distração, sem mimimi. É caminhar e sermos fiéis. Ele nos dará a coroa da vida!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Por que sofremos?

Tiago 1.2-4
2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,
3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Pra início de conversa
Há muitos indícios de que o autor dessa carta, direcionada a todas as igrejas da época, é o meio irmão de Jesus. Que se tornou um dos líderes da igreja. O livro de Tiago é considerado o “Provérbios” do Novo Testamento.

A sua escrita nos leva a imaginar um pregador atrás do púlpito de sua igreja e nos dando um recado urgente do Pai pra nós. Sobre o texto sugerido, Tiago fala à igreja para que veja as provações como “amigas” para o amadurecimento da fé, porém temos que ter cuidado para não sermos os causadores desse sofrimento.

Não podemos interferir na vinda do sofrimento, mas podemos escolher ações que minimizam seu impacto e que nos leva à solução. Aqui no texto tem um conselho bastante difícil acerca desse sofrimento: se alegrar. Um desafio onde estamos cada vez encontrando menos motivos.

As provações procedem da nossa:
a) Humanidade: sofremos acidentes, somos atingidos por enfermidades, decepções.
b) Pecaminosidade: Causamos problemas com a nossa língua, com ações, gestos, hábitos (câncer depois de anos fumando)
c) Nossa vida cristã: O fato de escolhermos viver pra Cristo faz com Satanás e seus demônios lutem contra a minha vida.
d) Para a glória de Deus: O cego de nascença foi curado para a Glória do Pai.

Por que sofremos? Indo direto ao assunto:

1 – Para que se produza perseverança
A prova: essa palavra vem do contexto onde verificavam se a moeda era legítima ou não. A prova da fé é para discernirmos quem é de fato servo ou não de Deus. É na prova que Deus revela os verdadeiros cristãos. Os que permanecem são verdadeiros, os que refugam não.
a) Perseverança no original: tem o sentido de resistência. O sofrimento vem para trabalhar a nossa paciência. Se o sofrimento nos ajuda a perseverar, podemos concluir que Deus está de fato no controle de tudo, usando as adversidades para nos aperfeiçoar e que tudo contribui para aquele que o ama (Rm 8.28 / 2 Co 4.17)

A perseverança nos ajuda a amadurecer. Rm 5.3-5.

Nada do que você faça vai adiantar um centímetro dos planos de Deus pra ti. (Mt 6.27) Por isso perseverar é fundamental.

2 – Para nos fazer amadurecer
A rejeição à perseverança ocasiona impaciência. Sem paciência, não se amadurece.

Crentes imaturos são impacientes com as circunstâncias.

A impaciência pode acarretar graves consequências: Abraão coabitou com Agar, Moisés matou o egípcio, Sansão contou seu segredo para Dalila e Pedro quase matou Malco. Maturidade não se alcança apenas lendo um livro, é preciso passar pelas provas! Como o Brasil tem vendido livros de autoajuda. Sem algo prático, não tem sentido.

Decisões sem recorrer à paciência causam destruição de vidas e até de famílias.

Maturidade em atos práticos: cabeça no lugar, sangue frio nas decisões e falas e valorização daquilo que realmente tem valor.


3 – Para nos fazer íntegros.
Integridade é ser completo. Em alguns textos onde fala “perfeitos”, se tem o mesmo sentido. (Mt 5.48)

Deus sabe que jamais seremos perfeitos por causa dos nossos pecados, mas nos orienta a sermos íntegros, sem brechas.

Você já percebeu que no momento do sofrimento aparece uma oportunidade daquelas de dar um “jeitinho”?

É na hora do desespero, da aflição que aparece aquela chance de burlar as regras. Precisamos nos manter íntegros, inteiros, completos, sem darmos brecha para nenhuma tentação da parte de Satanás.

Esse que fez isso com o Filho de Deus e não te deixaria imune a nada disso.

Pra finalizar
- Lições importantes do apóstolo Tiago.
a) Alegre-se na provação e não por causa da provação.
b) As provações são estratégias de Deus para cumprir seu propósito em nós.
c) Ele nos quer perseverantes, maduros e íntegros para enfrentarmos as ciladas do diabo.
d) Use a experiência da provação para abençoar outros.