sexta-feira, 7 de março de 2014

A Igreja Ideal

A Igreja Ideal
Texto: Mateus 16.18

Introdução: O Século XXI é marcado pela modernização de igrejas, por uma maior liberdade nos seus dogmas e costumes e alguns entendem a igreja ideal com algumas características. A igreja "perfeita" precisa ter: ar condicionado, poltronas confortáveis, água geladinha, playground para as crianças, som de qualidade, músicos profissionais, mensagens que não choquem (de preferência sobre prosperidade), enfim, uma série de características. Mas ao olharmos a Bíblia percebemos que as características da igreja são outras...

1 - A Igreja ideal é aquela que ora. (Tg 5.16)
Não há como ter sucesso nos ministérios eclesiásticos sem o combustível que é a oração. Sem oração, a igreja não sobrevive.

2 - A Igreja ideal valoriza a Palavra. (Salmos 119.105)
A bússola da igreja de Jesus é a Bíblia. Não tem como a igreja caminhar sem a direção e a luz da palavra de Deus.

3 - A Igreja ideal tem fé. (Hebreus 11.6)
Uma empresa precisa de parâmetros e não tem como ter riscos. Mas a igreja como corpo de Cristo, precisa agir com a fé. Sem fé a igreja não avança nos seus ministérios, nem na salvação de vidas.

4 - A igreja ideal acolhe os perdidos. (João 6.37)
Assim como todos que se chegavam a Jesus e não eram rejeitados, a sua igreja precisa, tem como missão acolher os perdidos, sejam eles quais forem e quais problemas apresentarem. É acolher para depois tratar, ensinar e discipular.

5 - A igreja ideal perdoa. (Mateus 18.15)
Nesse texto chama atenção a expressão de Jesus: "Ganhou o teu irmão."  Não pode mais haver a possibilidade de perdermos ninguém para o mundo.  O perdão é uma das maiores expressões da bondade e da graça de Deus sobre o ser humano. E o próprio Cristo, ao nos ensinar a orar, ele diz que para que Deus nos perdoe, precisamos perdoar.

6 - A igreja ideal ama. (Marcos 12.33b)
e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
A igreja precisa caminhar na direção do amor em todos os momentos, de todas as formas, de todas as maneiras e sem olhar, nem esperar retorno. Precisamos amar a todos incondicionalmente.


Conclusão: Diferente do que muitos pensam, a igreja ideal não está relacionada ao seu patrimônio, mas sim às suas atribuições e a sua missão. Claro que tem várias outras características, mas se a igreja caminhar nesse sentido, o Senhor abençoará grandemente seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário