sábado, 10 de maio de 2014

Desperta, tu que dormes...

Efésios 5.14 
Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, ressurge dentre os mortos e Cristo brilhará sobre ti".

Introdução:
Éfeso era a cidade mais importante do Império Romano na região da Ásia, onde hoje está a Turquia asiática. Se tornou lar de vários apóstolos, como João. Tinha estradas muito largas e um porto muito bom. Já sobre o texto,ele faz menção a vários outros escritos, os mais conhecidos são Isaías no capítulo 60, 29,16. E nós vamos pensar um pouco sobre o que o apóstolo estava escrevendo. Por que das suas afirmações e dessas reflexões?


1 – Verso 14
14 Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, ressurge dentre os mortos e Cristo brilhará sobre ti".

E a ideia é a de que os filhos de Deus, mesmo estando vivos, preferem estar “mortos”. E esse é o recado de Paulo e nos surpreende porque mesmo sendo escrito no primeiro século, esse texto é muito atual porque nos alerta sobre um perigo iminente: O fato de eu querer viver como filho de Deus e também como os ímpios. E você? Como você tem vivido? A condição de dormir, quando deveria estar vigilante, é muito perigosa.

2 – Verso 15
15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,

Paulo adverte sobre o perigo da insensatez. Insensato, segundo o Aurélio é louco, insano, sem razão, sem senso. Como tem gente sem senso... Sem senso do ridículo, senso de oportunidade, de atitude. Fala o que quer na hora que quer, sem se preocupar com nada, faz tudo, do jeito que quer sem se importar, quando nós somos a luz de Cristo. Ele quer brilhar em nós. Importante o cuidado sempre com o seu caminho. O mundo (sistema de satanás) está muito a fim de arrebatar os insensatos do reino de Deus. Ele tem colocado em nossa frente, produtos, que se nós não tivermos espertos, atentos, igual ao versículo 14, iremos perder. Exemplo:

2.1 – Ecumenismo – Que é “união” entre religiões. Uma coisa é você segregar, você discriminar, que está super errado. Outra coisa é você concordar e não defender a sua fé. O bordão “todos os caminhos levam a Deus” tem confundido a muitos e o jovem, o adolescente, quando percebe, já está envolvido na seita, na heresia, no “vento de doutrina”. E aí, quando aperta, vem a pergunta: A igreja não acredita nisso não?

2.2 – Alcoolismo - O último Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), revela que o consumo de álcool por adolescentes de 12 a 17 anos já atinge 54% dos entrevistados e desses, 7% já apresentam dependência. O estudo foi realizado em 2004 e mostrou que entre jovens de 18 a 24 anos, 78% já fizeram uso da substância e 19% deles são dependentes. Para se ter uma ideia de como o consumo de bebidas alcoólicas na adolescência aumentou, no levantamento anterior, realizado em 2001, apenas 5% dos adolescentes pesquisados preenchiam os critérios para dependência do álcool. Segundo recente estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em comparação com os países da América Latina, o Brasil aparece em terceiro lugar no consumo de álcool entre os adolescentes. A pesquisa foi feita com estudantes do ensino médio e incluiu 347.771 meninos e meninas, de 14 a 17 anos, do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Chile, do Equador, do Peru, do Uruguai, da Colômbia e do Paraguai. Entre os brasileiros, 48% admitiu consumir álcool.

2.3 – Drogas - A maioria dos usuários está na faixa de 16 anos de idade. Na faixa etária de 10 a 12 anos, 12,7% dos estudantes já usaram algum tipo de droga na vida. Quase a metade dos alunos pesquisados (45,9%) cursa uma série que não é adequada à sua idade. A pesquisa constatou que a defasagem escolar é maior entre os que consomem drogas, quando se compara com o grupo de alunos que não consome.

2.4 – Liberdade Sexual – No Brasil, cerca de 19,3% das crianças nascidas vivas em 2010 eram filhas de adolescentes; gravidez precoce é resultado de falta de acesso à escola e violência sexual.  E mais de 300 mil meninas passaram pelo processo de curetagem, que é o aborto. Os números poderiam ser piores. Segundo o IBGE, em 2011 e 2012, dobrou o número de crianças nascidas de adolescentes. De 4.500 para mais ou menos 9.000. E não é só isso: 18% das adolescentes já engravidaram pelo menos uma vez.

Enfim, têm várias outras coisas que satanás tem oferecido a muitos que estão dormindo, ou vivem na insensatez, sem a responsabilidade necessária para conduzir a sua vida. Ele está a espera de um cochilo nosso que seja, para atrapalhar, até afastar você de Deus. Esse é o objetivo principal de Satanás: destruir as criações de Deus, principalmente o ser humano. Viver com sabedoria, passa irrevogavelmente, por viver debaixo da orientação e da vontade de Deus.


3 – A história de Êutico – Atos 20.9-12
Êutico significa sortudo. Mas nesse momento, sorte, talvez ele tenha tido pela presença de Paulo. Paulo ia de Filipos para Trôade e parou naquela cidade para ministrar a Ceia e pregar para aquele povo. E nisso tem Êutico. Talvez tenha sido convidado para ouvir. E Paulo, por causa da viagem, e também porque naquela época, quando as pessoas ficavam algum tempo sem se ver, era costume comer e se confraternizar até tarde, acabou se estendendo na mensagem e Êutico dormiu. E esse não foi o único perigo. Houve outros que eu gostaria de pensar com você.

3.1 – O local em que ele estava. (Atos 20.9)
Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, (...)caiu do terceiro andar.
Tudo bem que o local não é muito convencional, mas a janela também é lugar de saída ou de entrada. E dependendo da janela, você pode estar metade dentro e metade fora. Êutico estava com parte do seu corpo dentro do ambiente e a outra metade fora. Um dos maiores, se não for o maior, perigo na vida cristã de hoje é esse trânsito livre entre a vida com Deus e a vida sem Ele. A capacidade impressionante que o homem tem de se adaptar aos ambientes. Se está na igreja, fala como cristão, anda como cristão, se veste como cristão. Quando está longe deste ambiente, tem as mesmas características daquele universo. E mais, em uma altura perigosíssima. No terceiro andar. Ao sentar na janela, Êutico talvez, nunca pensaria que pudesse cair dali. Mas caiu.

3.2 – A atitude de Êutico. (Atos 20.9)
...adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono...

Paulo não estava contando piadas, ou histórias surreais. Paulo falava da Palavra de Deus.  E a atitude de Êutico só poderia dar na queda. Onde já se viu, além de estar num lugar perigoso, dormir profundamente, como diz o texto. Infelizmente há irmãos nossos hoje, que não se importam do lugar que estão e nem das suas atitudes. Esquecem que podem cair e a queda ser grave. A atitude em relação a Palavra é de completa displicência. Quantos não prestam atenção nas pregações, nas ministrações. Conversam demasiadamente, se portam mal. Pra Deus faz de qualquer jeito, de qualquer forma. Precisamos mudar a nossa atitude. Porque senão, a carne vai nos vencer.

3.3 – O Resultado. (Atos 20.9)
Quando o levantaram, estava morto.
Quando eu estou no lugar errado, com atitudes erradas, a morte é questão de tempo. Êutico depois de se colocar num lugar perigoso, sem a atitude correta perde sua vida. Paulo vai até ele, o abraça e ele volta à vida. A igreja tem feito muito disso hoje. Se não faz, precisa fazer. Muitos estão na mesma situação de Êutico e aí precisamos ir lá, abraçá-lo, olhar nos seus olhos e fazer com que o outro viva. Assim como Paulo fez. E aí a igreja perde tempo na sua caminhada, porque em vez de avançarmos com o reino, precisamos toda a hora, ir buscar pessoas que estão mortas espiritualmente, abraçá-las, cuidar delas e entenda porque isso tudo foi provocado por ela mesmo. Estava aqui conosco, comungava conosco e por estar dormindo na janela do terceiro andar, caem, morrem e temos que salvar e ajudá-los a ressuscitar.

Conclusão
Êutico talvez tenha ido pra janela por causa do calor que fazia naquele lugar. Havia lamparinas, etc. e talvez tenha se colocado na janela pra se refrescar. Desperta, para que você não seja induzido, conduzido para lugares perigosos, para situações perigosas. Desperta, tu que dormes para que a luz de Cristo brilhe em ti, você possa viver em sabedoria e não caia nas ciladas, nem transite em lugares perigosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário