sábado, 16 de agosto de 2014

Cinco Motivos para Orarmos

1 Tessalonicenses 5.17 - Orai sem cessar

Introdução - Esse texto de Paulo é muito interessante porque dá ideia de que precisamos ficar 24 horas orando. Deveríamos, mas não é o sentido correto. No original, o apóstolo fala sobre a regularidade da oração. Oferecer a oração a Deus. Em nenhum momento se mencionam os atos dos fariseus. É uma troca constante com Deus. Onde nós falamos com Ele, mas também o ouvimos.

1 - Para não pecar contra Deus. (1 Samuel 12.23)

Para Samuel, orar é o antídoto contra o pecado e não orar também é transgressão ao Senhor.


2 - Para vencermos as tentações. (Marcos 14.38)

Precisamos tomar cuidado com a cobiça dos olhos. O coração é enganoso (Jr 17.9), precisa ser guardado (Pv. 4.23). Precisamos orar para vencer as tentações.


3 - Vencermos as aflições. (Tiago 5.13)

A oração é a saída para as nossas aflições. Não está conseguindo orar? Peça a alguém que ore por você, mas não se afaste da oração.


4 - Para o crescimento do Reino de Deus. (Mateus 9.38)

No original, Jesus está pedindo a seus discípulos para orarem pela obra do Senhor, como se estivessem pedindo para eles próprios. Precisamos orar mais pela igreja, pelas nossas células, pelas pessoas que iremos alcançar. Orar, orar, orar.


5 - Para mudanças tremendas. (Tiago 5.16)

Está cansado da mesmice, da mesma vidinha sem sal que tem levado. Ore, clame, para que o Senhor te dê um renovo e mude sua vida por completo.


Conclusão

Passemos tempo em oração. O Senhor quer fazer grandes coisas.

Descanso, Refrigério, Restauração e Direção

Texto: Salmos 23.2-3 - Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

1 - Por que descansar?
- Para que o pastor possa ver os obstáculos.
- Deus está vendo além...
- Porque Deus conhece o fim, desde o começo.
- Porque Ele sabe do que precisamos.

2 - Refrigério
- As ovelhas conhecem a voz do pastor. (João 10.14)
- A nossa vida recebe paz. (águas tranquilas)

3 - Restauração
- Ele restaura a minha alma
- Ele restaura a nossa posição.
- Ele restaura a proteção.
- Ele nos restaura ao lugar da comunhão.

4 - Direção
Após o descanso, refrigério e restauração vem a direção.
- Por que Ele nos guia? Por amor do seu nome
- Deus deseja nos guiar no caminho que devemos tomar.
- Deus não nos guiará por atalhos.

Conclusão
Apesar de tratarmos por último, a direção de Deus é primordial, fundamental, para o nosso descanso, refrigério e restauração. Não importa a velocidade, mas a direção, pois vem do Senhor.

Adolescência bem ou mal sucedida?

Texto: Eclesiastes 12.1 - Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

Introdução: Nesse texto, Salomão exorta a todos a valorizarem a Deus na sua juventude. Porque quanto mais próximo estivermos do mundo, ao chegar na velhice, Deus, seus valores e até os prazeres que usufruiu na mocidade serão esquecidos. Quero te mostrar características de uma adolescência mal e também de uma juventude bem sucedida.

Adolescente mal sucedido - Êutico (Atos 20.9-12)

1 - Êutico não quis ouvir a instrução.
Impressionante a característica dessa idade de não ouvir as instruções. Acham que tem todas as respostas. Um adolescente mal sucedido, fadado ao fracasso, não houve a instrução.

2 - Êutico vive no limite.
Além de rejeitar a palavra do apóstolo, vai pra janela do terceiro andar, dorme durante o discurso e cai, levando à morte. A geração mal sucedida só quer viver no limite em todos os sentidos. Não procura a estabilidade, o "pé no chão". E a firmeza só está em um só lugar: a presença de Deus.

Adolescente bem sucedido - Serva de Naamã (2 Reis 5)
1 - Ela tomou a iniciativa, aproveitou a oportunidade.
Nós só tomamos a iniciativa quando nos convém ou nos interessa. Ela não podia falar porque era escrava, mas aproveita a chance e dá a direção da cura para o seu senhor.

2 - Ela testemunhou em meio às circunstâncias.
Não é só testemunhar, é o local e na circunstância que estava. Essa escrava de Naamã, o leproso, mesmo na situação que se encontrava, na forma que vivia, ela foi sensacional porque no momento que ela podia ficar calada, ela testemunhou.

3 - Ela foi canal de bênçãos.
O adolescente cristão tem por objetivo, ser a bênção onde estiver. E não se preocupem se vão te aceitar. Porque melhor é quem se agradou da sua postura: Jesus Cristo.

Conclusão - Palavra aos pais
- Quebrem paradigmas
- Os filhos devem servir a Deus onde se sentem bem.
- Diálogo sincero, sem julgamento e sem desvalorização do problema enfrentado.
- Orem por eles
- Sejam firmes.