
Introdução: Nesse texto, Salomão exorta a todos a valorizarem a Deus na sua juventude. Porque quanto mais próximo estivermos do mundo, ao chegar na velhice, Deus, seus valores e até os prazeres que usufruiu na mocidade serão esquecidos. Quero te mostrar características de uma adolescência mal e também de uma juventude bem sucedida.
Adolescente mal sucedido - Êutico (Atos 20.9-12)
1 - Êutico não quis ouvir a instrução.
Impressionante a característica dessa idade de não ouvir as instruções. Acham que tem todas as respostas. Um adolescente mal sucedido, fadado ao fracasso, não houve a instrução.
2 - Êutico vive no limite.
Além de rejeitar a palavra do apóstolo, vai pra janela do terceiro andar, dorme durante o discurso e cai, levando à morte. A geração mal sucedida só quer viver no limite em todos os sentidos. Não procura a estabilidade, o "pé no chão". E a firmeza só está em um só lugar: a presença de Deus.
Adolescente bem sucedido - Serva de Naamã (2 Reis 5)
1 - Ela tomou a iniciativa, aproveitou a oportunidade.
Nós só tomamos a iniciativa quando nos convém ou nos interessa. Ela não podia falar porque era escrava, mas aproveita a chance e dá a direção da cura para o seu senhor.
2 - Ela testemunhou em meio às circunstâncias.
Não é só testemunhar, é o local e na circunstância que estava. Essa escrava de Naamã, o leproso, mesmo na situação que se encontrava, na forma que vivia, ela foi sensacional porque no momento que ela podia ficar calada, ela testemunhou.
3 - Ela foi canal de bênçãos.
O adolescente cristão tem por objetivo, ser a bênção onde estiver. E não se preocupem se vão te aceitar. Porque melhor é quem se agradou da sua postura: Jesus Cristo.
Conclusão - Palavra aos pais
- Quebrem paradigmas
- Os filhos devem servir a Deus onde se sentem bem.
- Diálogo sincero, sem julgamento e sem desvalorização do problema enfrentado.
- Orem por eles
- Sejam firmes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário