terça-feira, 24 de janeiro de 2017

É hora de despertarmos do sono

Rm 13:8-12 (NVI(Br))
8 Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. 9 Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo". 10 O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei. 11 Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. 12 A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.

Introdução
- O capítulo 13 de Romanos tem como assunto no seu início, a importância de se submeter a autoridade. Seja ela espiritual, seja a terrena.
- Há uma preocupação de Paulo com o consumismo exagerado, com os gastos precipitados.
- A partir do verso 8, Paulo faz uma contrapartida. Não devam nada a ninguém a não ser o amor. Os 5 últimos mandamentos de Êxodo 20 ficam resumidos no citado no texto.
- No original, despertar tem o sentido de surgir de um estado de preguiça moral para uma vida ativa dedicada a Deus.
- Segundo o dicionário online, despertar significa: Sair do estado de inatividade, de prostração; passar a ter vigor, força

Em que consiste esse “despertar do sono”?

1 – É exercitar o amor. (v.10)
O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.

- O amor nos desperta. Alguém apaixonado se cuida, se veste bem, sai daquele relaxamento anterior. Quer ser notado, quer ser visto.
- A igreja que se desperta é vista pela sociedade, é notada pelo povo. Não passa despercebido a sua presença. Se fechar as portas, ela fará falta.
- Só o amor nos faz despertar do nosso sono, nos dá ânimo, nos dá alegria para continuarmos nossos planos e projetos.
- O amor é uma qualidade positiva e criativa da personalidade. Alguns pecados tornam esse amor impossível e devem ser evitados a todo o custo.


2 – Compreender o tempo em que vivemos. (v. 11a)
11 Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos...

- Uma igreja que está desperta, compreende o tempo que vive. Está atenta às mudanças constantes nas pessoas e nas estruturas, sem perder os princípios.
- Infelizmente muitos consideram estar acordados espiritualmente, romper com princípios. Isso é bagunça e desrespeito a tantos que estiveram lutando para que a denominação chegasse até aqui.
- Compreender também não é aceitar e passar a mão na cabeça de ninguém. Todos precisam ser corrigidos em amor. É essa orientação de Cristo (Mt 18) “Ganhaste o teu irmão”. Hoje muitas comunidades tiveram que se adaptar não ao que a Bíblia diz, mas ao que o Código Civil pode fazer.
- Compreender é entender o contexto, corrigir e dar uma nova chance. Assim como Cristo fez com Pedro (João 21).
- É deixar os meus costumes de lado e receber o novo. Einstein diz que não resultados novos com os mesmos métodos. O Senhor quer derramar o novo em sua igreja, mas precisa que ela esteja preparada para compreender esse novo. E estar preparada para deixar de lado seus próprios costumes. Conceitos que criou individualmente, não é algo bíblico, não faz parte de nenhum documento denominacional.
- É estar atento à demanda dessa sociedade cada vez mais destruída por Satanás.

Por que despertar do sono?

3 – Porque a volta de Cristo está cada vez mais próxima. (v. 11c-12)
...porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. 12 A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.

- Paulo tinha a convicção da volta do Mestre ainda nos seus dias. (1 Ts 4.13-18)
- Paulo alerta sobre a chegada da noite. Orienta a igreja para que as atitudes das trevas sejam deixadas de lado uma vez por todas e migremos para a luz.
- Chama a atenção de que Paulo sempre fala sobre deixar o velho e se vestir do novo. Falou para a igreja em Roma, em Coríntios. Havia uma preocupação na vida do apóstolo em reforçar a ideia de que com Cristo somos novos.
- Ninguém acorda e sai na rua com a roupa que dormiu. Ou pelo menos não deveria. Mas vai toma banho, aparece renovado para encarar o dia.
- A armadura da luz significa que o Senhor sempre irá nos dá os recursos necessários para que enfrentemos o nosso sono espiritual. Todas as ferramentas.

Conclusão
- E nós como igreja, jamais podemos perder o foco do céu. O mundo está difícil, está complicado, cada dia uma história mais horrível, mas nossa esperança está em Cristo. Ele vai voltar, vem buscar a sua igreja. Vem buscar aqueles que estão atentos, que possuem muito azeite em sua botija. (Mt 25)
- Os sinais estão aí. É hora de despertarmos do sono. Porque o Messias está próximo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário