terça-feira, 28 de janeiro de 2014

As famílias cristãs da atualidade - Texto: Gênesis 12:3b

Introdução: 
Nos dias de hoje, está cada dia mais difícil tornar a família bendita. Só cremos nisto porque é o próprio Deus está nos prometendo. Na verdade, Ele promete ao nosso pai na fé: Abrão. Mas nós tomamos posse dessa promessa. Nesta noite quero conversar com você sobre o panorama das famílias da atualidade. Porque tem tantas mães e pais chorando a perda de seus filhos, por que tantos jovens e até adultos têm se desviado do caminho da bênção...

1 – A crise não é privilégio seu: 
Tem gente que acha que tudo acontece só com ela. A crise na família não é só pra você. A crise no casamento não é só com você. Não são só seus filhos que são desobedientes e até rebeldes. Todos têm passados por lutas cada dia mais espinhosas. O mundo vive crises impressionantes.

1.1 – Crise da banalização dos valores – 
Hoje tudo é relativo, nada é absoluto. Tudo também é invertido. O que é correto, virou exceção, vira notícia. O tenente Disraeli Gomes virou notícia no Brasil e no mundo porque não foi seduzido por 1 milhão de reais e prendeu o traficante Nem da Rocinha, mesmo sendo oferecido suborno. Isso que ele fez é diferente, quando isso deveria ser normal. Isso não deveria ser notícia se todos os policiais não se corrompessem, se todas as pessoas do Brasil não se corrompessem, se as famílias não se corrompessem.

1.2 – Crise de autoridade – 
Eu sou da época que a autoridade não deve ser questionada, somente obedecida. Eu creio que quando você obedece, você está respeitando a autoridade, e quando algum dia Deus te der autoridade sobre alguém, também será relevante. Mas hoje, desde pequeno, se dá uma crise de autoridade sem precedentes, que vai levar o ser humano a ruína. O ser humano sem limites, ele se destrói. Por isso temos que ser contra a legalização de drogas. Antigamente, o adultério era crime. Foi liberado. Acabou o adultério? Liberando a maconha, a cocaína, as armas, vão acabar? Claro que não. O ser humano está sem limites. Começando de pequeno onde tudo o que a criança, sempre tem algum parente pra dar, e estragar a criação. Aí vem o resultado: filhos que batem nos pais e eles não fazem nada, professores que vão dar aula com medo, pastores que não podem chamar atenção de suas ovelhas, porque se não pode processar. Tudo é processo, não se respeita mais a autoridade. E isso, com certeza reflete na família. Porque uma casa sem limites, vai construir seres humanos bem problemáticos.

1.3 – A Bíblia nos dá exemplos de famílias que sofreram – 
A crise começa na primeira família:a) a de Adão. Caim, dominado pelo ciúme e pela inveja, destrói a sua família. Engraçado que lemos a Bíblia e ficamos chocados com o que acontece: irmãos contra irmãos, pais contra filhos...mas isso hoje acontece.

b) José foi alvo da fúria e do sentimento ruim da parte dos seus irmãos. Mas Deus tem sempre um antídoto contra o pecado: o perdão. José, já governador do Egito, perdoa a todos os seus irmãos, provando que é um homem de Deus.

c) Outro exemplo de família problemática era a de Ana. Duas mulheres brigando todo o dia, até que Ana para de brigar, e descobre outra arma contra os males que assolam a família: a oração. Ana se derrama diante de Deus e o Senhor lhe dá muito mais do que ela tinha pedido. Uma família vence as adversidades por meio da oração. Charles Spurgeon costumava afirmar: "Sempre que Deus deseja realizar algo, Ele convoca seu povo para orar". Max Lucado, autor de vários livros, explica isso da seguinte maneira no livro Parceiros de Oração: "Quando agimos, colhemos os frutos do nosso trabalho, mas quando oramos, colhemos os frutos do trabalho de Deus".

d) Na casa do rei David surgiram grandes crises. Amnon, meio-irmão de Absalão, nutriu uma paixão doentia por Tamar, irmã de Absalão. Orientado pelo perverso amigo Jonadabe, Amnon armou uma cilada para sua irmã, força-a a ter relações sexuais, e sentindo repulsa por ela, escurraçou-a de sua casa. O rei Davi não corrigiu Amnon, não aconselhou Absalão e nem consolou Tamar. Esta, agredida no corpo e na alma, correu para seu irmão Absalão, que tomou sobre si sua causa, com o propósito de vingar tamanha maldade. Em vez de confrontar seu irmão, corrigi-lo e perdoá-lo, Absalão encheu-se de mágoa e dominado pelo ódio mandou matar a seu irmão. O pai da paz transformou-se no progenitor do ódio, da guerra, da morte. Em vez de resolver este problema familiar, ele criou outros ainda mais graves. Ainda hoje, em muitas famílias, há feridas não curadas; há mágoas não perdoadas; há irmãos lutando contra irmãos. A ausência de correção, de consolo e de aconselhamento foram as falhas cometidas por um pai, que como rei governava uma nação, mas não soube governar uma crise em sua família, e assim testemunhou uma grande tragédia. Acredito que uma boa correção afasta os maus comportamentos, um bom conselho os maus pensamentos, e um bom consolo os maus sentimentos. Davi, não soube aconselhar, consolar e corrigir seus filhos. Caso tivesse feito isso, aquela crise poderia ter sido superada.


e) Na família de Marta e Maria havia crises. Lazaro, irmão de Marta, já havia morrido há quatro dias. A morte de Lázaro trouxe tristeza e angustia a todos da sua família. Quando Jesus vem ao encontro de Marta, Ele já sabia que tudo estava sob seu controle. Mas Marta, que vinha ao encontro de Cristo, estava ao contrário, sem o controle de seus sentimentos, e sob o domínio da angústia. Jesus ao deparar-se com aquela mulher aflita quer lhe ensinar uma profunda lição. Ele lhe diz: “Marta, se creres verás a gloria de Deus”. Jesus estava ensinando a Marta que as situações impossíveis humanamente de serem resolvidas, encontram solução através da fé no filho de Deus. A fé em Cristo é uma grande ferramenta para que uma família vença as suas adversidades.

2 – A família dos dias de hoje precisa estar firmada na rocha
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. (Mateus 7:24,25) Rocha é lugar seguro, rocha é lugar de solidez, de firmeza. Só em Cristo podemos estar seguros, firmes. Muitos relacionamentos estão se acabando porque Cristo não é o centro. As palavras de Cristo têm sido esquecidas. Assim, acabam os casamentos, os relacionamentos de pai e filho, mãe e filho ou filha. Independente do momento que a família vier a viver, seja ele a dor da perda, os conflitos, os desencontros, enfim, ela estará firme, estável, sadia, firme. A Palavra de Cristo é o alicerce mais firme que podemos encontrar para as nossas famílias. Não vai adiantar o seu esforço, pode querer fazer o que for, Salmos 127 diz: Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...

3 – Muitos estão construindo suas famílias na areia
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. (Mateus 7:26-27) ILUSTRAÇÃO. Na Itália existe uma famosa torre, chamada de Torre de Pisa. Ela foi construída sobre um solo instável, como a areia, e por isso começou a ficar inclinada. Os engenheiros tiveram que reforçar as bases dessa torre para que ela não caísse. MORAL. Do mesmo que uma torre afunda se estiver firmada sobre a areia há muitas famílias que estão em processo de ruína, e decadência porque não estão firmadas na rocha que é a  palavra do senhor. Jesus fala no verso 26: “…edificou a sua casa sobre a areia…”.  A areia é o símbolo da incerteza, da inconstância e da instabilidade. Mas, o que representa essa areia para a família? A areia é a falta de Deus e do perdão, e a ausência da comunhão, da oração, da comunicação, do diálogo, é a intolerância, é o ciúme, é o alcoolismo. Não permita que a sua família seja destruída. Firme-a em Cristo.

Conclusão: 
Os desafios das famílias nos dias de hoje são imensos. Mas aprendemos que nossas famílias podem vencer pelo perdão como José, ou através da oração como Ana, ou ainda através da fé como Marta, que creu. E relembrando a história de Davi, não devemos esquecer que devemos usar três coisas importantes na família: a correção, o consolo e o conselho. Precisamos firmar a nossa construção na rocha firme que é Cristo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário