segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Escolham a vida...

Deuteronômio 30.19-20
19 Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, 20 e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

Introdução: O livro de Deuteronômio é a repetição, entre outras coisas, das leis ditas por Moisés. Só que agora é outro povo, pessoas que não ouviram a lei e que precisariam de orientação do seu líder para prosseguirem, pois já se sabia que Moisés não prosseguiria com eles. E a partir do capítulo 28, começa-se o discurso de despedida desse grande homem: Moisés. Até que no capítulo 30, ao final dele, ele dá o arremate: coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. ESCOLHAM A VIDA! Engraçado, que mesmo sem entrar na terra, Moisés era tão próximo de Deus, que ele sabia que os seus liderados não iam obedecer a sua palavra. Essa palavra de “vida ou morte” que Moisés traz, era a palavra certa para aquele tempo e povo. Mas podemos pegá-la e adaptá-la ao nosso tempo.

1 – As pessoas querem a morte.
Impressionante como hoje há uma escolha assumida pela morte. “É melhor morrer bêbado, mas feliz!” e outras insanidades. Nós temos ficado assustados com a violência, mas muitos desses casos somos nós que provocamos. Só pesquisarmos. O Brasil hoje é 4º lugar no índice de morte no trânsito. Sabemos que a violência está alarmante, as coisas não estão fáceis, vejo até como estratégia de satanás pra que a igreja tenha medo e não frequente cultos a noite. Mas quando se fala em trânsito, há uma violência sem medida que vem da escolha do motorista em respeitar ou não respeitar as regras. Moisés já havia passado mau bocados com o povo anterior e agora, ao repetir a palavra, é claro: “coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição.” Moisés também, deixa muito claro, que ele estava fazendo isso diante de Deus, ao colocar suas criações como testemunhas desse momento importa nte.

2 – Quem está ao nosso redor recebe as consequências das nossas escolhas. (v.19b)
Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam...

Moisés aconselha o povo a não só viver a promessa, mas estender aos seus filhos. Infelizmente muita gente toma cada decisão equivocada, que quando percebe, o filho, o marido, a esposa, a filha, já abandonou a Cristo. Assim como a vida, ao ser escolhida, ia ser prolongada aos filhos, para a morte e para a maldição ia ser a mesma regra. E como há pessoas que tem amaldiçoado sua família com suas escolhas equivocadas. Escolhem mal seus projetos, seus ideais, suas referências. E qual a melhor escolha¿ A melhor escolha é aquela que nos aproxima de Jesus. Porque quando eu me aproximo de Jesus, minha família também se aproxima (Atos 16.31) A história do povo de Israel exemplifica muito bem essa questão. O povo se aproximava do Pai, mas logo se afastava. Josué, em seguida a morte de Moisés, como novo líder desse povo, também coloca diante deles (povo) a escolha (Josué 24.15).

Por que é tão difícil escolher a vida?
1 – Falta confiar em Deus...
A nossa afobação e intromissão no processo que Deus está conduzindo atrapalha e muito a obra do Pai. A nossa falta de fé nos impulsiona a interferir no processo. Não permitimos Deus trabalhar, não confiamos no seu amor e acabamos tendo que inventar alternativas para cobrir a nossa falta de fé. Fazemos e mostramos errado para tentar compensar. O fato é que precisamos ensinar as pessoas a confiar em Deus, em crer na sua vontade e no seu querer, conscientes de que se, por acaso, eu me meter nesse negócio, eu vou colocar tudo a perder.

2 - Falta coragem para as atitudes certas.
Você já reparou que as pregações estão cada vez mais parecidas? Você já se deu conta de que muito que se prega neste púlpito e em outros, é bem semelhante? Aí vem a questão: Por que a vida não muda? Por que tem gente que não consegue se relacionar bem com os familiares, com as pessoas da igreja...porque o casamento de alguns caminha a cada dia pro buraco, mesmo sendo pregado, quase que incessantemente, sobre família. Por que os jovens escolhem cada vez pior os seus amigos, seus namoros, enfim, por quê? Porque a parte nos cabe que é a atitude, nos falta coragem. Falta coragem pra romper com esses relacionamentos ilícitos, falta coragem para colocar o filho, o marido, a esposa, quem seja, nos eixos. Em vários textos, seja no Antigo ou no Novo Testamento, existe a palavra “Não temas”. Há algumas controvérsias mas juntando com o original sendo hebraico ou grego, essa palavra aparece 365 vezes na Bíblia. Uma vez para cada dia do ano. Aconteça o que vier, esteja o que for a sua frente, não temas. Não tenhas medo, não se acovarde. Receba da força e da coragem do Senhor para ultrapassar os obstáculos que vem sobre a sua vida, sobre a sua casa.  Não fique pensando no que vão pensar ou dizer sobre as suas atitudes. O que importa é o que Deus diz de você. Ele está aprovando suas atitudes. É com o aval de Deus que devemos nos preocupar. Não com a opinião de gente que precisa muito mais da intervenção de Deus.

Conclusão
Longe de me comparar com Moisés. Mas eu quero colocar diante de você o mesmo que ele colocou diante do seu povo. Mas, preste atenção, escolhendo a vida, Cristo deverá ser o dono dela, o Senhor dela e você se comprometerá com ele a seguir os seus passos. Caso você não queira, acredito que saiba o que está fazendo. Não posso, nem tenho direito de fazer terrorismo, mas é necessário que entenda. Escolher a vida significa o que está no verso 20. 20 e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó. Escolher a Deus, a Jesus, é decidir pela vida. Pela vida pra sua casa, pros seus negócios, para os seus relacionamentos. Escolha a vida. Eu sei que você tem opções. Mas o Senhor quer te dar a vida que está faltando no seu caminho.


As tentações de Jesus

Texto Mateus 4.1-11
1 Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3 O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". 4 Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’". 5 Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: 6 "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’". 7 Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’". 8 Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. 9 E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". 10 Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’". 11 Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.

Introdução: Um dos momentos mais tensos na vida de qualquer cristão é a aproximação da tentação. Imagino que pra Jesus, não foi diferente. Porque ele precisava também nos mostrar que podemos vencer esses ataques de Satanás.

1 – Tentação do corpo. (v.3)
Jesus estava faminto e é uma maldade quando alguém está num propósito de ficar sem comer e vem alguém e oferece comida, facilita pra você sair da graça. Mas a resposta de Jesus é uma demonstração clara do que precisamos realmente: nos aproximarmos de Deus e entendermos que não podemos viver sem a Palavra de Deus. Quanto mais nos apegamos as Escrituras, mais dependemos dela e alcançamos muitos resultados. Temos muitas tentações que assolam nosso corpo e nossa comunhão o Pai.
- Tentação do álcool
- Tentação do cigarro: Mais de 90% dos fumantes adultos começaram quando estavam entre os 11 e 13 anos.
- Tentação das drogas
- Tentação da prostituição

2 – Tentação de “tentar a Deus” (v.5-6)
Analisando bem o texto, satanás o leva até a cidade santa, o coloca na parte mais alta do templo e tenta persuadir a Jesus usando a própria Bíblia. Claro que do jeito dele, da maneira dele, deturpando as Escrituras, tentando fazer com que Jesus seguisse suas ordens. Satanás está levando pessoas pelo caminho, tem usado até pessoas “cristãs” para nos persuadir. O diabo está usando até da Palavra pra poder destruir os cristãos. Muitas heresias saíram de interpretação equivocadas das escrituras. O inimigo queria que Jesus demonstrasse seu poder e sua autoridade como um artista que faz um show ou uma peça. Jesus não estava ali com aquele intuito. E ele queria que o Filho de Deus manifestasse sua glória sem nenhum sentido. Tentando a Deus. Em outras palavras: “Se joga daqui, porque Deus vai providenciar os anjos pra te segurar.” Essa foi a palavra. Mas Jesus sabendo que ao fazer isso estava tentando a Deus. Muitos têm estado nesse caminho. Começa a buscar manifestações do poder de Deus, quando deveriam ir atrás do Deus de milagres. Do Deus das manifestações. Exemplo: A orientação é pro jovem procurar uma menina evangélica pra namorar. Aí o diabo fala pra ele: namora uma que não é da igreja para que Deus a salve. Aí ele vai lá e namora com ela, quase que exigindo que Deus a salve. Só que o Senhor não obriga ninguém a se salvar. Ele convida, mas cabe ao homem a decisão. Mas voltando ao texto, se Jesus fizesse aquilo, talvez os judeus cressem nele mais rapidamente e em mais número. Mas se aproximariam dele pelo que faz e não pelo que Ele é: o Filho de Deus.

3 – Tentação do poder. (v.8-9)
Algumas considerações sobre esse texto:
a)o diabo tem algo a oferecer. Ele não estava oferecendo algo que não podia dar.
b) o preço é muito alto. Ele quer ser adorado.

O diabo queria resolver as coisas de maneira mais “simples”. Ele queria um atalho. Teologicamente, ceder a tentação é andar por um atalho. Porém é um caminho que não te o aval do Pai. A Palavra de Deus diz que todo o joelho se dobrará diante dele e toda língua confessará. Satanás sabendo disso oferece o mundo, porém, Cristo estaria derrotado porque se prostrou diante do diabo. Mas o fato dEle não ter se dobrado foi a razão da sua vitória. Porque enquanto o homem tem ouvido e aceitado as ofertas de satanás, Cristo vem e mostra que vale a pena servir ao Pai. Ele não queria ter toda a glória do mundo e ser taxado de fracassado. Cristo é exaltado entre as nações sem precisar se curvar ao mundo, ao pecado e ao diabo. O poder não pode te cegar. O nosso adversário tem cegado o entendimento de muitos, mostrando a sua “glória” e muitos preferem os atalhos do inferno ao caminho estreito de Cristo.

Conclusão
Primeiro Satanás ataca o corpo, a necessidade física. Depois ele prova Jesus se ele é capaz de usufruir dos seus poderes para benefício próprio. E por último, ele demonstra sua face, pedindo a Jesus que o adore. Não se engane, não ceda às tentações. É nesse caminho que ele vai tentar te tragar. É a sua necessidade, depois ele tentará te mostrar que você tem que viver os prazeres da vida, independente da palavra e por fim, vai te dar tudo que quiser, se o adorar. Esteja atento às tentações e ore muito. Se apegue à Palavra. Você vai passar.




sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Lavados por Jesus

Texto João 13:9
9 Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! "

Introdução: A hora estava chegando. Jesus estava a ponto de ser entregue na mão do governo da época (13.27). Um momento também na vida dos discípulos. Eles estavam tentando descobrir qual era o preferido de Jesus. Quem deles era o melhor discípulo. Jesus se coloca para lavar os pés para que possamos entender o espírito de quem o segue. Jesus está demonstrando que o seu discurso não é vazio. Ele já tinha dito que o maior do reino de Deus é o menor. Já em relação ao gesto de lavar os pés, essa demonstração de amor era o contraste com a ação de ódio de Satanás e Judas. Pedro não entendeu isso e não percebeu que deveria ser lavado. E nós também precisamos ser lavados.

1 – Meus pés. Meus caminhos.
Os pés simbolizam os caminhos, as direções da minha vida. Por onde eu tenho andado com a minha vida? Será que meus caminhos têm sido limpos, tem sido de acordo com o que Deus deseja? Lavar os pés era uma gentileza do dono da casa para que você chegasse limpo e uma demonstração de carinho àquele que chega. Jesus quer limpar os seus caminhos, numa demonstração de amor a você. Uma coisa que entristece o coração de Deus é o desvio constante do alvo. Jesus quer limpar os seus caminhos, tudo que te impede de chegar até Ele.


2 – Minhas mãos. Aquilo que eu faço.
O que eu tenho em minhas mãos, precisa ser limpo. O que eu faço, precisa ser lavado. As minhas ações precisam ser direcionadas a Ele. Quando vamos almoçar, é importantíssimo e indispensável que se lave as mãos. Não é legal, não é higiênico comer sem lavar as mãos. Assim, não tem como nos alimentarmos da Palavra de Deus sem as minhas ações estarem limpas. Quando alguém erra e não confessa, e não se arrepende, ela não consegue aprender de Deus. Porque as suas mãos não estão limpas. Como vai abençoar alguém? Como vai transmitir a verdade, se suas ações tem pacto com a mentira?


3 – Minha cabeça. Minhas decisões.
Os caminhos que você anda e o que você faz, começam na sua mente. De bom ou de ruim, é necessário que as minhas decisões aqui estejam limpas. Faz parte do sucesso da minha vida e do que eu faço, ter a mente limpa para que os meus caminhos e as minhas mãos sejam cristalinas, sem impurezas. O que mais me impressiona no Evangelho de Cristo é que ele se permite o aprofundamento no estudo. Nunca houve tantos comentários bíblicos, nunca houve tantas bíblias com versões diferentes, mesmo assim, se descobriu uma coisa do Evangelho. Ele é de uma simplicidade tremenda. Resumindo: o sucesso do evangelho de Jesus na sua vida passa por você querer. As minhas decisões precisam ser a favor do Senhor. A minha cabeça só é lavada quando eu quero. As minhas decisões são acertadas quando eu desejo. Você pode buscar a Bíblia toda, mesmo no tempo da lei, o sucesso dos cristãos passa pela decisão. Em qualquer dispensação.  Seja na lei, ou na graça, ou antes da lei, a decisão do ser humano é uma coisa que Deus não mexe. Querido, para Cristo lavar a sua cabeça, e tomar conta das decisões, você precisa querer, porque se não, você não tem parte com Ele.

Conclusão
Permita que o sangue de Cristo lave seus pés, suas mãos e sua cabeça...Deus te abençoe!


Como me aproximar de Deus?

Texto: Lucas 18:9-14

Tese: Observar que Deus exige humildade quando nos aproximamos dele.

Introdução:
1. Esta parábola foi "originalmente falada para aqueles que confiavam em si mesmos; que se consideravam justos e desprezavam os outros".
2. Nesta parábola, Jesus ilustra "o espírito que deve permear as nossas orações".
3. Esta parábola "é sobre o que Deus procura em nós quando oramos a ele".

I. Os dois homens:
A. O fariseu
1. O nome significa "os separados".
2. Havia cerca de 6.000 deles na época de Jesus.
3. Eles eram "notáveis ​​por sua estrita observância da Lei e as tradições dos anciãos".
a. "A observância de tradições levou-os a autossatisfação".
b. Eles "foram ao extremo de aplicar até mesmo para os membros de sua própria raça que não eram compatíveis com a sua interpretação da Lei".

B. O cobrador de impostos
1. A Receita Federal da Época.
2. Eles eram odiados e considerados ladrões e traidores.
a. Ladrões, porque recolhiam mais do que era necessário, para ganhos pessoais.
b. Traidores, porque enquanto judeus, representavam uma força de ocupação (ou seja, Roma).

II. As duas orações:
A. O fariseu
1. Ele encontrou "prazer consigo mesmo por causa de certas coisas que ele não tinha feito".
2. "Ele estava absolutamente certo de que, se alguém merecia ganhar o céu era ele".
3. Cinco faltas principais na sua oração:
a. Egoísta - Não pedir perdão
b. Arrogante - chama a atenção para si mesmo
c. Egoísta - menciona outros apenas para comparação
d. Displicente - Falha ao notar que ele estava só devolvendo e não apenas dando
e. Confiando em seus próprios atos de mérito
4. "Ignorante da justiça divina, ele estabeleceu sua própria justiça e só poderia alegar o que ele era, o que ele fez, e como ele era muito melhor do que os outros".

B. O cobrador de impostos
"Ele, ao contrário do fariseu não chama a atenção de Deus para todos os aspectos louváveis ​​de seu caráter e estilo de vida. Ele não tinha nenhuma defesa, nada a oferecer a Deus, exceto um coração partido. Ele simplesmente pediu a misericórdia de Deus”.

III. Os dois resultados:
A. O fariseu - volta para casa injustificado.
B. O cobrador de impostos - volta para casa justificado.

Conclusão:
1. Devemos nos aproximar de Deus com um espírito de humildade.
2. Somente Ele vai nos exaltar a alturas inimagináveis.


domingo, 26 de outubro de 2014

As 10 pessoas mais importantes da sua vida...

Provérbios 20:6
6 Todos gostam de anunciar sua própria fidelidade mas como é difícil encontrar uma pessoa realmente digna de confiança!


Introdução
Você não escolhe os seus familiares. Deus te coloca numa família e você aprende a conviver com eles e vai vivendo em família, com alguns muito perto, outros um pouco mais longe, mas é a sua família. Em compensação, Deus permite que você escolha a sua família pra frente. Seus amigos, sua tribo, seus cursos. Deus permite as suas escolhas e você precisa ter essas pessoas na sua vida. A sabedoria da vida está em trazer pra perto de você as pessoas certas. E esse é o grande desafio porque tem um monte de gente ruim por aí...Por isso pra você achar as pessoas certas pra sua vida é necessário ir à caça das pessoas que vão te ajudar na caminhada. E aí precisamos de uma atitude contundente. Porque pessoas ruins precisam ser expulsas da nossa vida e precisamos ir atrás das boas.

1 – Um intercessor – Todos precisam de alguém que viva para orar por você. A intercessão move o coração de Deus. Tanto pra quem ora, como pra quem recebe a oração.
Porque tem algo especial na oração.
Você não consegue carregar tudo sozinho.
Ninguém vence sozinho
(Lc 22.31-32)

2. Um pastor – Não há a mínima possibilidade de você andar na vida sem alguém pra te pastorear. Pra cuidar de você. É uma tendência de o mundo dizer contra a igreja. Dizem: Cristo sim, igreja não. Isso é do diabo. Porque aquele que é da família de Deus, gosta, ama estar com o seu povo. Nunca vi ninguém amar e gostar de ficar longe.
 Precisamos ser pastoreados
Precisamos ter exemplos
Para que nos momentos de aflição e angústia, Deus possa te ajudar através do seu mentor.

3. Discípulo\ substituto – O maior desafio da nossa trajetória é inspirar pessoas. Ser o exemplo. Qual o legado que você deixa pra aqueles que estão olhando pra você. Líderes qual o nosso legado hoje? Se hoje você sair de onde você está, tem gente que quer te imitar?
A sua vida tem que inspirar pessoas a viver o mesmo que você.
Elias deixou um substituto à altura.
Jesus foi um grande líder porque ele deixou um monte de gente o seguindo mesmo depois de sua subida para o céu.
Satanás age e discípula rápido, mas quando tratamos na igreja, achamos que é novo...Mas quando percebemos, o diabo já tomou conta da vida dele e nós nem os adolescentes creem no seu potencial. E isso passa pela sua atitude de discipulado. Se eu sou bom líder, ele vai ser um excelente discípulo, agora se somos fracos, produziremos discípulos frágeis.

4. Pessoa pra te corrigir sem você reclamar.
É impressionante como as pessoas não querem ser corrigidas. O filho fala com o pai sobre um erro que cometeu e o cara acha que é desrespeito, abuso. E aí depois o cidadão não obedece lei nenhuma e depois vai lá na delegacia chamar o cara de bebê porque ele queimou um índio no ponto de ônibus.
Tem erros seus que só outros notam.
Porque é uma vacina contra o orgulho.
Quem não se corrige, não melhora e não alcança o objetivo de Deus pra sua vida.

5. Libertador financeiro
Alguém que invista em você. Até financeiramente. Mas não pra você montar nela. Você em alguns momentos precisa de gente que vai te ajudar financeiramente, por que não?

6. Um amigo verdadeiro
Amigo, entre outras características, te defende na sua ausência e vibra com as suas vitórias.
Uma coisa que incomoda nessas relações de amizade é que muitos estavam sozinhos e eram super amigos, quando arrumou a namorada, esqueceu os amigos. Faz panela. Esquece que quando você estava na pior, eram esses amigos que você esqueceu, que estavam com você. E mais, quando tem briga, fica até sem graça de recorrer aos amigos porque se esqueceu deles.
Se você não tem amigo, foi você que fracassou.
Satanás quer te ver sozinho.

7. Alguém pra te desafiar
Tem pessoas que vão cruzar nosso caminho pra nos tirar da zona de conforto. Há pessoas, até usadas por Deus, para nos tirar da inércia, desse estacionamento espiritual.
Davi foi desafiado por Golias. Golias ia todos os dias perguntando se havia gente pra lutar com ele. Acendeu a ira em Davi a ponto de questionar: “Quem é esse incircunciso pra afrontar o exército do Deus vivo?”
Essa pessoa você não precisa procurar, ele te acha.
Você começa a achar que é o “tal”.
Você precisa ser guerreiro

8. Alguém pra você contar das suas fraquezas.
A cura começa quando eu aceito as minhas fraquezas. Compartilhar as coisas que você ,vive principalmente as ruins. Porque todo mundo adora contar suas qualidades. Mas abrir o coração e confessar os seus defeitos, é quase impossível.
É necessário confessar suas fraquezas.
Só de contar a fraqueza ajuda na cura.
A vergonha de contar nos vacina contra outras quedas.

9. Precisa de alguém para passar o resto da vida com você.
Claro que também se inclui os relacionamentos conjugais, mas é importante a manutenção de todos os relacionamentos a sua volta. Seus filhos, seus primos, família. Tem gente que foi tão ruim no passado, está tão ranzinza, que não vai restar outra coisa pra você do que ficar sozinho. Sem cônjuge, sem filhos, netos, etc. Tem filho que, ele quer tudo, menos voltar pra casa dos pais. Quantas meninas estão doidas pra sair de casa porque não aguenta o pai ou a mãe que insiste em provocar a sua ira. Gente que acaba morando sozinho porque ninguém aguenta...Você precisa ser relacionável, amável. Gente grosseira fica sozinha rapaz! Você precisa ser bem resolvido consigo mesmo pra não

10. Alguém pra te salvar.
Nós temos a mania de colocar pecado no lugar do problema. Pecado é pecado. Vou te explicar: falar mal dos outros não é problema, é pecado. Problema é o que virá depois, a confusão que vai trazer. Mas Deus, em sua grande bondade e amor, pagou na cruz pelos nossos pecados através de Jesus Cristo. Uma vez, numa reunião de professores no fim de ano, fomos num restaurante e pedimos uma comida simples pra dividir com um colega pra gente não gastar muito. Quando fomos embora e passamos no caixa, a diretora já tinha pago. Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz porque não precisei pagar muito e triste porque comi pouco. É assim que fazemos com Deus. Deus entrega seu filho, seu único filho por nós e ainda estamos comendo as migalhas de Deus. Ele dá Jesus em nosso favor e ainda vivemos de maneira medíocre.

Conclusão

Jesus quer te salvar. Ele quer conduzir e ser senhor da sua vida. Você precisa entender isso e se resolver hoje. Você pode achar qualquer pessoa entre esses 9 primeiros itens, mas jamais vai encontrar outra pessoa que te salve além de Cristo Jesus. Venha pra Jesus, ele quer te salvar.

Falando de Compromisso...

Texto: Gênesis 6.8
8 A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência.

Introdução: Você deve estar se perguntando: o que tem a ver esse texto com o tema da mensagem? Essa resposta vou te dar depois. O fato é que estamos falando de Noé. Um homem que foi um dos mais felizes exemplos de compromisso com Deus. E nós vamos pensar em algumas considerações acerca desse homem, que pela sua aliança com o Senhor, salvou a sua vida e a da sua família.

1 – O compromisso precisa estar fechado com a sua vontade.
Ninguém namora, casa, firma uma sociedade, nem trabalha se não estiver com vontade de fazê-lo...Qualquer compromisso que venhamos a assumir, principalmente com Deus, precisa passar pela nossa vontade.  Jesus, em seu ministério, não estabelece ordens, mas sim convites. “Se quiser me seguir...”, “Vinde a mim...”. São compromissos que Ele espera que nós queiramos assumir. Se Noé quisesse, ele poderia rejeitar a orientação do Senhor, assim como ele viu os seus contemporâneos fazerem. Você está aqui, mas tem amigos seus que escolheram não estar aqui. Deus está a espera do homem que quer se comprometer com Ele.

2 – O compromisso nem sempre tem lógica.
Simples: Para que Deus pudesse estabelecer essa aliança com Noé pede a ele para que pudesse construir a arca. Uma loucura pra aquela época. Noé foi chamado de louco. E quando a gente traz pra nossa realidade, dá pra identificar isso quando as pessoas fazem algumas loucuras para os cônjuges, surpresas no dia dos namorados, alguma “prova de amor”. Não que Deus precise disso, porque Ele nos conhece e sabe quando somos verdadeiros ou estamos brincando com Ele. Por isso ele quer de nós momentos onde nós nos provaremos qual a qualidade da nossa decisão em estarmos ao seu lado. Muitos desistem no início, no meio da jornada, mas aqueles que esperam no Senhor jamais se cansarão.

3 – O compromisso precisa de um marco, um início. (Gn 7.1,7)
Noé recebeu a ordem de Deus, avisou o povo e começou a construção da arca. Essa obra durou 120 anos, mas no texto base, Deus começa a sua aliança com a benevolência dele sobre esse homem e sobre a sua família. (Gn 6.18) Quando alguém entrega sua vida a Jesus, de verdade, naquele momento Deus faz uma aliança com ele. O Senhor e a pessoa que reconhece Cristo como Salvador, estabelecem um compromisso.  Deus cuida da pessoa e a ele cabe somente amá-lo. Foi isso que Noé fez. Amou a Deus obedecendo as suas ordens e em contrapartida, Deus cuidou de toda a sua família. Essa aliança foi marcada pela aparição do arco-íris (Gn 9.8-11). Houve um marco, um início, o ponto zero. Daqui em diante é só você e Deus. Tem muitos que estão postergando, deixando pra depois. Pode ser tarde...

Conclusão

Uma coisa interessante que eu observo nas pessoas no que tange ao compromisso. Todos querem ser honrados, mas poucos se preocupam tanto em honrar. Dizem que os maus pagadores são os melhores cobradores. Mas com Deus não é assim. Ele não trabalha com troca, mas com condição. Deus só salvou a família de Noé porque viu em seu coração um compromisso verdadeiro com Ele. O Senhor quer fazer isso na sua vida. De repente Deus ainda não salvou toda a sua casa porque você ainda não demonstrou o compromisso real com ele.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Diferença entre quem serve e quem não serve

Malaquias 3.18
18 Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem.
Texto Base: 1 Reis 16.29-34\ 1 Reis 17.1-9


Introdução: Estamos diante de dois homens. Um rei que tinha uma responsabilidade gigantesca com um povo. Do outro lado temos um homem de Deus, com uma missão tão importante quanto a do rei. Mas o que faz diferença entre eles é a atitude deles diante de Deus.

Contexto histórico: A história de Acabe é conhecida. Um rei que não seguiu aquilo que Deus queria para o seu povo. O texto bíblico diz que Acabe foi tão ruim que nenhum antes dele chegou perto da sua maldade. O seu reinado foi marcado pelo paganismo, pela idolatria, perseguição aos profetas de verdade e constantes guerras contra a Síria. Do outro lado, temos Elias, um profeta, homem de Deus, que enfrentava os desmandos do rei e de sua esposa Jezabel. Houve muitos problemas nessa época, mas eu quero pensar com você, analisando Acabe e Elias, as diferenças dos que servem a Deus e os que não servem.

1 – Acabe banalizou o pecado. (v.31)
Ele não apenas achou que não tinha importância cometer os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, mas também se casou com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e passou a prestar culto a Baal e adorá-lo.

Acabe continuou com as atitudes de Jeroboão, quando foi Rei de Israel (Reino do Norte), separado depois do reinado de Salomão. Acabe continuou com a opressão pesada ao povo, a idolatria, entre outras atitudes condenáveis de Jeroboão. Acabe em nenhum momento olhou pra Deus, tentou o arrependimento, enfim, sempre procurou seus próprios interesses em detrimento do povo. Hoje o povo de Deus vive algo pelo menos, parecido. Há uma complacência, em alguns casos, uma conivência com o pecado. Há igrejas em que o pecado é aceito e até pregado. Lideranças nocivas a igreja, gente que não tem temor ao Senhor. E Salomão já aconselhava antes de Acabe: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria...” Quem não serve a Deus, não tem seu temor, banalizando e trazendo pra sua vida a prática do pecado.


2 – Acabe instituiu a idolatria (v.32)
32 No templo de Baal, que ele mesmo tinha construído em Samaria, Acabe ergueu um altar para Baal.

Quem não serve a Deus precisa de referenciais. E nada mais repugnante do que se apegar a idolatria. Idolatria é quando eu presto culto a qualquer outro deus que não seja o verdadeiro. Acabe construiu um altar, um lugar de adoração a Baal, um deus pagão, um deus de mentira e Jezabel, sua esposa induz todo o povo a adorá-lo. Quem você tem adorado? E mais, quem você tem levado a adorar a Deus? Ou você tem induzido pessoas a abandonar a fé? É lógico: Quem não serve a Deus, não o adora com os seus lábios, muito menos com o seu coração e a sua vida.


3 – Acabe provocou a ira de Deus (v.33)
Fez também um poste sagrado. Ele provocou a ira do Senhor, o Deus de Israel, mais do que todos os reis de Israel antes dele.

31 Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo! (Hb 10.31)

Acabe deixava Deus irado com suas atitudes e seu comportamento. O rei, o líder que deveria dar o exemplo, conduzir o povo de acordo com as leis de Deus, estava brincando com o Deus vivo. Resultado: morreu em batalha depois de 22 anos como monarca de Israel. Seu reino foi um dos piores. Não há prosperidade, vida, paz, em nada que colocamos as mãos e provocamos a ira de Deus. Nada deu certo nesse reino, pela rebeldia e desobediência de Acabe.


Agora é a vez de Elias
1 – Elias tinha autoridade nas suas palavras. (1 Reis 17.1)
1 Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: "Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra".

Aqueles que adoravam ao Baal acreditavam que era o deus que trazia as chuvas e as colheitas abundantes. Assim, quando Elias entrou na presença deste rei que adorava ao Baal, e lhe disse que não haveria chuva durante vários anos, Acabe ficou consternado. Acabe tinha construído uma forte defesa militar, mas esta não ajudaria em nada durante a seca. Tinha muitos sacerdotes do Baal, mas não podiam fazer chover. Elias confrontou com valor ao homem que tinha levado o povo ao mal, e lhe falou de um poder maior que qualquer deus pagão: o Senhor, Deus do Israel. Quando a rebelião e a heresia estavam em pleno apogeu no Israel, Deus respondeu não só com palavras, mas também com ações. Você tem autoridade nas suas palavras? As pessoas acreditam quando você fala ou promete algo?

2 – O servo de Deus obedece (17.2-5)
2 Depois disso a palavra do Senhor veio a Elias: 3 "Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. 4 Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá". 5 E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou por lá.

O fato é que após esse embate com o rei Acabe, Elias precisava sair dali porque a perseguição começaria na sua vida. Elias obedece ao Senhor e vai esconder-se porque era necessário naquele momento. Não há questionamento, não há recuo...Elias como servo de Deus, está demonstrando que o servo obedece ao chamado, coloca a sua vida nas mãos do Senhor. Você tem obedecido? O que Deus tem colocado no seu coração você tem feito valer?


3 – O servo do Senhor é sustentado por Ele. (17.6-9)
6 Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho. 7 Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva. 8 Então a palavra do Senhor veio a Elias: 9 "Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida".

O sustento do Senhor é vivido por aqueles que o obedecem... Um não vive sem o outro. Tem gente que quer ser sustentado por Deus sem obedecê-lo. Eu preciso tomar a decisão para que Ele possa me abençoar. Não há bênção do Senhor sem a obediência do ser humano. Elias, mais uma vez obedece aos planos de Deus saindo daquele lugar, mas Deus já providencia o sustento. Tem que depender de Deus, temos que parar de nos acharmos auto-suficientes e obedecendo crendo no sustento. Temos visto quantos tem abandonado suas vidas e seus sonhos pelo Senhor e porque nós não? Por que somos tão incrédulos e demoramos, resistimos a obedecer ao Senhor? Creia que ele vai te sustentar e a sua família!


Conclusão

De que lado você está? Claro que tem inúmeras diferenças, mas eu pontuei somente esses três de cada para exemplificar a distância entre aqueles que servem e os não servem a Deus. Esteja do lado daqueles que servem, obedeça ao Senhor, ele vai te fazer referência onde andar e você terá o privilégio santo de ser sustentado por Deus. Dependendo exclusivamente da sua graça.

sábado, 4 de outubro de 2014

Qual é a minha missão?

Texto: Atos 20.24
24 Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Introdução: Paulo em sua terceira viagem missionária, passa por situações perigosas, tramas. Tem que mudar seus planos porque queriam matá-lo e ai ele tem que viajar a pé, vai ao cenáculo e tem que ressuscitar Êutico e ao se despedir do povo, ele declara essa frase. Que não considera a vida dele isso tudo se não cumprir o papel dele na terra. E eu quero nessa tarde pensar com você sobre a nossa missão aqui nesse mundo.

1 – A missão precisa ser maior que a vida. (At 20.24)
Paulo entende que a vida dele só tem valor se a missão for cumprida. Minha vida, nesse mundo, sem ter feito o que Deus pediu pra eu fazer, sem estar onde Deus mandou estar, desvaloriza a vida que Deus me deu. Eu preciso entender que ao me dar uma missão, Deus não quer outra coisa que não seja o cumprimento dela. Só que hoje, com o mundo cada vez mais globalizado, nós focamos a nossa vida e esquecemos a missão de Deus. Mas o prejuízo é muito grande. Porque quando formos mais velhos, e olharmos pra trás, vamos perceber que a nossa caminhada, a nossa profissão, os nossos relacionamentos estão e são vazios, porque Deus foi deixado de lado. Não estou falando de falta de amor próprio, nada disso. Prego sobre o texto mais claro da Bíblia sobre a vida do homem. (Mt 6.33)

2 – Cumprir minha missão não é favor nenhum a Deus. (1 Co 9.16)
16 Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!

Você pode estar achando que isso é loucura, mas tem muita gente que pensa assim. “Não vou. Vão sentir minha falta.” E etc. Frases de quem ainda têm achado que é maior que Deus. Maior que a obra de Deus. Não vou me inscrever no ministério de teatro porque o líder tem que vir a mim. Vai aguardando. Deixa eu dizer algo pra você. Deus tem muitos soldados, tem muitos filhos que abraçam a missão dada por Ele. Não se esqueça que o que ele mandou você fazer, tem que ser feito hoje, agora, sem perder mais tempo porque servi-lo é um prazer e não um favor, uma obrigação. Considere um fracasso não obedecer a Deus.

3 – Mergulhe de cabeça na missão. (Gálatas 2)
O apóstolo Paulo volta a Jerusalém 14 anos depois de sua conversão (alguns autores colocam assim) por causa da revelação de Deus pra sua vida onde ele tinha a missão de espalhar o evangelho entre os gentios (pessoas que não eram judias) Pedro, Tiago e João apertaram as mãos de Paulo e Barnabé, combinando que o primeiro grupo pregaria aos judeus e a dupla ficaria responsável pelos gentios. O problema é que Pedro começou a conviver com os gentios, só que quando ele soube que Tiago e João estavam chegando, ele começa a rejeitar os cristãos gentios. Pedro que estava se entrosando com aqueles novos irmãos, se afasta com medo do que os discípulos iam dizer. Pedro influenciava tanto que outros judeus e até Barnabé fizeram a mesma coisa. E aí Paulo coloca Pedro no seu lugar, chamando a sua responsabilidade na missão. A minha missão deve ter a minha prioridade. Não importa quem está contrário. Pedro tinha muito mais gabarito, experiência, vivência com Cristo do que Paulo, mas a missão de homem falava mais alto, ecoava dentro do seu coração. Que quando ele viu que líder da igreja na época estava vacilando, ele não pensou duas vezes: o repreendeu (v.11). A missão de Paulo está no seu sangue. Não importa se vão me zoar, se vão me chamar de louco, eu tenho uma visão de Deus pra minha vida, eu tenho uma missão, que não tem outro caminho que não seja cumprir o que Deus me determinou. Assim como pra nós jovens, tudo é intenso, às vezes, até sem limites, usemos toda essa energia pra cumprirmos o chamado de Deus na nossa vida.

4 – Não fuja da missão. (Jonas 1)
Em alguns casos, e aí quem tem a resposta é Deus, o Senhor determina especificamente alguém pra alguma missão. E nesse caso, Nínive era a missão de Jonas. Mas ele não pensou duas vezes em fugir. E foi direto pra Tarsis, mudando o caminho e fugindo da missão que Deus tinha lhe dado. Só que era Jonas que tinha que ir. Naquele momento só tinha Jonas. Você pode estar se perguntando porque Deus te colocou naquela turma, naquele setor, naquela família. Porque o Senhor quer você sendo instrumento dele naquele lugar. Em alguns setores, muitos deles dentro da igreja, da vida eclesiástica, não quer, Deus manda outro. Não está a fim, Deus envia outros. Mas na nossa missão, na nossa vida fora dos quatros cantos do templo, ele quer você. Na guerra de todo dia contra os principados e potestades, ele quer você como seu ministro, como seu missionário, que leve a paz as pessoas, que leve a vida às pessoas, que leve o amor às famílias. Assim como era Jonas pra Társis, é você onde está inserido. Deus te quer onde você está no contexto dessa sociedade.

Conclusão

Qual a sua missão? Onde Deus tem te colocado? Eu convido você hoje, a abraçar o chamado de Deus pra sua vida. Você que tem sentido o seu coração arder por alguma coisa e por qualquer outro motivo, ainda não tomou a iniciativa de mergulhar na missão que Deus tem te dado. Hoje é o dia de você assumir, de uma vez por todas, a sua missão. Não fique preocupado com a sua vida, com o que os outros vão dizer, com os palpites que vão dar. O que importa é o chamado de Deus pra sua vida nesse tempo.

sábado, 13 de setembro de 2014

O problema é a falta de fé

Texto Números 13 e 14

Introdução: O povo estava perto da vitória, que era a terra prometida. Moisés, orientado pelo Senhor, convoca os líderes de cada tribo pra uma inspeção, uma espionagem na “tal” terra. E foram. Ao final de 40 dias, eles voltam. Vem com um cacho de uvas que tinha que ser carregado por dois. Mesmo diante dessa coisa surreal, eles demonstraram tremenda falta de fé. Vamos a algumas características de quem não tem fé.

1 – A falta de fé traz desconfiança do poder de Deus. (Nm 13.28-29)
28 Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque. 29 Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão".

Eles não olharam para o poder de Deus, mas sim para os inimigos que lá moravam. Eles, em nenhum momento, se deram conta que o Senhor podia dar a vitória.

2 – A falta de fé contamina as pessoas. (Nm 13.32-33)
32 E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. 33 Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles".

É impressionante como o ser humano tem a capacidade de espalhar notícias ruins. Bem que dizem que “noticia ruim corre rápido”. Os espias, além de não enxergarem o poder de Deus, contamina o povo com suas falas negativas. Mesmo Calebe tendo grande fé e conhecendo o poder de Deus, o povo deu crédito aos outros.

3 – Quem não tem fé quer voltar atrás. (Nm 14.1-4)
1 Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. 2 Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! 3 Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? " 4 E disseram uns aos outros: "Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito! "

Assim como os israelitas, quando estamos no processo do milagre, naquele tempo importante pra nos ajustarmos no querer de Deus, queremos voltar atrás. Quantos que por falta de fé, não servem mais a Jesus? Quantos após a caminhada e não verem e nem apalparem nada, voltam à sua vida de pecado, ou de omissão. Quantos que foram vocacionados e hoje, jogaram seu ministério fora porque não creram no sustento e na provisão de Deus?


4 – A falta de fé impede o homem de ver o milagre de Deus. (Nm 14.23)
23 Nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá.

Dos doze homens que foram, dez vieram sem fé, sem dar uma boa notícia ao povo. E como Deus não se agradou deles, os perdoou, mas não abriu mão da consequência da sua fraqueza de fé. Não viram a terra e todos aqueles que choraram pedindo pra voltar, também não viram. A intenção do Senhor é que o reino avance, não retroceda.

Conclusão
Calebe, que junto com Josué, viram a esperança, mesmo com vários obstáculos a sua frente, foram recompensados e entraram na terra prometida. Viram o milagre. E ainda toda a sua descendência foi abençoada. A fé, a fidelidade a Deus traz o milagre, a vitória, a saída, a solução e a bênção pra você e a sua família. Coloque mais fé nas suas orações e pedidos, Deus te honrará.




quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Deus cuida de mim...

Texto: 1 Pedro 5.7
7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Introdução: Hoje em dia, todo mundo tem essa necessidade, de ser cuidado. Chove nas redes sociais as frases de carência afetiva. Porque a sociedade hoje está tão inclinada à conquista, vencer, vencer e vencer, que quando não acontece a vitória, ou mesmo demore um pouquinho, há uma eterna carência. No versículo que lemos, o apóstolo Pedro nos orienta a entregarmos as nossas ansiedades porque o Senhor cuida de nós. No original, o cuidar tem a ver com se interessar pelos nossos problemas, Cristo se importa com nossa situação e circunstâncias. Esse versículo parece cópia do Salmo 55.22

1 – Deus cuida de mim...porque me ama.
João 15.13 - 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

Tem muita gente que tenta, em vão, comparar o amor e o cuidado de Deus com o do ser humano. Eu até entendo isso porque o homem não suporta ser inferior. Nem pra Deus. Mas Jesus, nesse texto fala do amor sublime que o leva a morrer, a entregar a vida pelos seus. Deus cuida de mim, porque me ama muito. Deus cuida de você porque te ama muito.


2 – Deus cuida de mim...nas adversidades.
2 Coríntios 4.8-10 - 8 De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; 9 somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. 10 Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.

Às vezes, prestamos mais atenção no método do que na bênção. Ficamos mais abismados com a forma do que com  o que foi conquistado, não que seja importante, é também, principalmente se for correto, de acordo com a ética e a moral. Mas são nas adversidades que somos moldados e feitos ou refeitos (Jr 18) Um estudo sobre a formação das montanhas revela que pra que elas tivessem esse formato, muitos vulcões precisaram entrar em erupção, muita larva correu, para que elas tivessem esse aspecto tão bacana e tão divino. As adversidades são os moldes de Deus para cuidar de nós. Não reclame, não murmure. Retire das adversidades experiências, os momentos do cuidado de Deus com a sua vida. Deus cuida de mim, acredite, também nas adversidades.

3 – Deus cuida de mim...quando eu permito.
Salmo 37.4-5 - 4 Faça do Senhor a sua grande alegria e Ele dará a você os desejos do seu coração. 5 Deixe nas mãos do Senhor tudo o que você for fazer. Confie nEle de todo o coração e Ele fará o que for necessário.

O texto de 1 Pedro nos orienta a lançarmos. É uma atitude que parte de nós. Não há como sermos cuidados pelo Senhor se não permitirmos, se não deixarmos. Pedro reforça nesse texto o convite de Jesus em Mateus 11.28 - 28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mas se você não for a Ele, sem reservas, sem as ataduras que te prendem. Depende de você, depende da sua decisão. Não é parte da vida, não é um pedaço da vida, é toda a vida.


Conclusão – Deus cuida de nós com amor, nas adversidades e quando eu permito. Não jogue fora a oportunidade de lançar, jogar mesmo, entregar sem medo a sua ansiedade. Não há ninguém nesse mundo que cuide melhor de nós do que o Senhor.

sábado, 16 de agosto de 2014

Cinco Motivos para Orarmos

1 Tessalonicenses 5.17 - Orai sem cessar

Introdução - Esse texto de Paulo é muito interessante porque dá ideia de que precisamos ficar 24 horas orando. Deveríamos, mas não é o sentido correto. No original, o apóstolo fala sobre a regularidade da oração. Oferecer a oração a Deus. Em nenhum momento se mencionam os atos dos fariseus. É uma troca constante com Deus. Onde nós falamos com Ele, mas também o ouvimos.

1 - Para não pecar contra Deus. (1 Samuel 12.23)

Para Samuel, orar é o antídoto contra o pecado e não orar também é transgressão ao Senhor.


2 - Para vencermos as tentações. (Marcos 14.38)

Precisamos tomar cuidado com a cobiça dos olhos. O coração é enganoso (Jr 17.9), precisa ser guardado (Pv. 4.23). Precisamos orar para vencer as tentações.


3 - Vencermos as aflições. (Tiago 5.13)

A oração é a saída para as nossas aflições. Não está conseguindo orar? Peça a alguém que ore por você, mas não se afaste da oração.


4 - Para o crescimento do Reino de Deus. (Mateus 9.38)

No original, Jesus está pedindo a seus discípulos para orarem pela obra do Senhor, como se estivessem pedindo para eles próprios. Precisamos orar mais pela igreja, pelas nossas células, pelas pessoas que iremos alcançar. Orar, orar, orar.


5 - Para mudanças tremendas. (Tiago 5.16)

Está cansado da mesmice, da mesma vidinha sem sal que tem levado. Ore, clame, para que o Senhor te dê um renovo e mude sua vida por completo.


Conclusão

Passemos tempo em oração. O Senhor quer fazer grandes coisas.

Descanso, Refrigério, Restauração e Direção

Texto: Salmos 23.2-3 - Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

1 - Por que descansar?
- Para que o pastor possa ver os obstáculos.
- Deus está vendo além...
- Porque Deus conhece o fim, desde o começo.
- Porque Ele sabe do que precisamos.

2 - Refrigério
- As ovelhas conhecem a voz do pastor. (João 10.14)
- A nossa vida recebe paz. (águas tranquilas)

3 - Restauração
- Ele restaura a minha alma
- Ele restaura a nossa posição.
- Ele restaura a proteção.
- Ele nos restaura ao lugar da comunhão.

4 - Direção
Após o descanso, refrigério e restauração vem a direção.
- Por que Ele nos guia? Por amor do seu nome
- Deus deseja nos guiar no caminho que devemos tomar.
- Deus não nos guiará por atalhos.

Conclusão
Apesar de tratarmos por último, a direção de Deus é primordial, fundamental, para o nosso descanso, refrigério e restauração. Não importa a velocidade, mas a direção, pois vem do Senhor.

Adolescência bem ou mal sucedida?

Texto: Eclesiastes 12.1 - Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

Introdução: Nesse texto, Salomão exorta a todos a valorizarem a Deus na sua juventude. Porque quanto mais próximo estivermos do mundo, ao chegar na velhice, Deus, seus valores e até os prazeres que usufruiu na mocidade serão esquecidos. Quero te mostrar características de uma adolescência mal e também de uma juventude bem sucedida.

Adolescente mal sucedido - Êutico (Atos 20.9-12)

1 - Êutico não quis ouvir a instrução.
Impressionante a característica dessa idade de não ouvir as instruções. Acham que tem todas as respostas. Um adolescente mal sucedido, fadado ao fracasso, não houve a instrução.

2 - Êutico vive no limite.
Além de rejeitar a palavra do apóstolo, vai pra janela do terceiro andar, dorme durante o discurso e cai, levando à morte. A geração mal sucedida só quer viver no limite em todos os sentidos. Não procura a estabilidade, o "pé no chão". E a firmeza só está em um só lugar: a presença de Deus.

Adolescente bem sucedido - Serva de Naamã (2 Reis 5)
1 - Ela tomou a iniciativa, aproveitou a oportunidade.
Nós só tomamos a iniciativa quando nos convém ou nos interessa. Ela não podia falar porque era escrava, mas aproveita a chance e dá a direção da cura para o seu senhor.

2 - Ela testemunhou em meio às circunstâncias.
Não é só testemunhar, é o local e na circunstância que estava. Essa escrava de Naamã, o leproso, mesmo na situação que se encontrava, na forma que vivia, ela foi sensacional porque no momento que ela podia ficar calada, ela testemunhou.

3 - Ela foi canal de bênçãos.
O adolescente cristão tem por objetivo, ser a bênção onde estiver. E não se preocupem se vão te aceitar. Porque melhor é quem se agradou da sua postura: Jesus Cristo.

Conclusão - Palavra aos pais
- Quebrem paradigmas
- Os filhos devem servir a Deus onde se sentem bem.
- Diálogo sincero, sem julgamento e sem desvalorização do problema enfrentado.
- Orem por eles
- Sejam firmes.

sábado, 10 de maio de 2014

Desperta, tu que dormes...

Efésios 5.14 
Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, ressurge dentre os mortos e Cristo brilhará sobre ti".

Introdução:
Éfeso era a cidade mais importante do Império Romano na região da Ásia, onde hoje está a Turquia asiática. Se tornou lar de vários apóstolos, como João. Tinha estradas muito largas e um porto muito bom. Já sobre o texto,ele faz menção a vários outros escritos, os mais conhecidos são Isaías no capítulo 60, 29,16. E nós vamos pensar um pouco sobre o que o apóstolo estava escrevendo. Por que das suas afirmações e dessas reflexões?


1 – Verso 14
14 Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, ressurge dentre os mortos e Cristo brilhará sobre ti".

E a ideia é a de que os filhos de Deus, mesmo estando vivos, preferem estar “mortos”. E esse é o recado de Paulo e nos surpreende porque mesmo sendo escrito no primeiro século, esse texto é muito atual porque nos alerta sobre um perigo iminente: O fato de eu querer viver como filho de Deus e também como os ímpios. E você? Como você tem vivido? A condição de dormir, quando deveria estar vigilante, é muito perigosa.

2 – Verso 15
15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,

Paulo adverte sobre o perigo da insensatez. Insensato, segundo o Aurélio é louco, insano, sem razão, sem senso. Como tem gente sem senso... Sem senso do ridículo, senso de oportunidade, de atitude. Fala o que quer na hora que quer, sem se preocupar com nada, faz tudo, do jeito que quer sem se importar, quando nós somos a luz de Cristo. Ele quer brilhar em nós. Importante o cuidado sempre com o seu caminho. O mundo (sistema de satanás) está muito a fim de arrebatar os insensatos do reino de Deus. Ele tem colocado em nossa frente, produtos, que se nós não tivermos espertos, atentos, igual ao versículo 14, iremos perder. Exemplo:

2.1 – Ecumenismo – Que é “união” entre religiões. Uma coisa é você segregar, você discriminar, que está super errado. Outra coisa é você concordar e não defender a sua fé. O bordão “todos os caminhos levam a Deus” tem confundido a muitos e o jovem, o adolescente, quando percebe, já está envolvido na seita, na heresia, no “vento de doutrina”. E aí, quando aperta, vem a pergunta: A igreja não acredita nisso não?

2.2 – Alcoolismo - O último Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), revela que o consumo de álcool por adolescentes de 12 a 17 anos já atinge 54% dos entrevistados e desses, 7% já apresentam dependência. O estudo foi realizado em 2004 e mostrou que entre jovens de 18 a 24 anos, 78% já fizeram uso da substância e 19% deles são dependentes. Para se ter uma ideia de como o consumo de bebidas alcoólicas na adolescência aumentou, no levantamento anterior, realizado em 2001, apenas 5% dos adolescentes pesquisados preenchiam os critérios para dependência do álcool. Segundo recente estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em comparação com os países da América Latina, o Brasil aparece em terceiro lugar no consumo de álcool entre os adolescentes. A pesquisa foi feita com estudantes do ensino médio e incluiu 347.771 meninos e meninas, de 14 a 17 anos, do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Chile, do Equador, do Peru, do Uruguai, da Colômbia e do Paraguai. Entre os brasileiros, 48% admitiu consumir álcool.

2.3 – Drogas - A maioria dos usuários está na faixa de 16 anos de idade. Na faixa etária de 10 a 12 anos, 12,7% dos estudantes já usaram algum tipo de droga na vida. Quase a metade dos alunos pesquisados (45,9%) cursa uma série que não é adequada à sua idade. A pesquisa constatou que a defasagem escolar é maior entre os que consomem drogas, quando se compara com o grupo de alunos que não consome.

2.4 – Liberdade Sexual – No Brasil, cerca de 19,3% das crianças nascidas vivas em 2010 eram filhas de adolescentes; gravidez precoce é resultado de falta de acesso à escola e violência sexual.  E mais de 300 mil meninas passaram pelo processo de curetagem, que é o aborto. Os números poderiam ser piores. Segundo o IBGE, em 2011 e 2012, dobrou o número de crianças nascidas de adolescentes. De 4.500 para mais ou menos 9.000. E não é só isso: 18% das adolescentes já engravidaram pelo menos uma vez.

Enfim, têm várias outras coisas que satanás tem oferecido a muitos que estão dormindo, ou vivem na insensatez, sem a responsabilidade necessária para conduzir a sua vida. Ele está a espera de um cochilo nosso que seja, para atrapalhar, até afastar você de Deus. Esse é o objetivo principal de Satanás: destruir as criações de Deus, principalmente o ser humano. Viver com sabedoria, passa irrevogavelmente, por viver debaixo da orientação e da vontade de Deus.


3 – A história de Êutico – Atos 20.9-12
Êutico significa sortudo. Mas nesse momento, sorte, talvez ele tenha tido pela presença de Paulo. Paulo ia de Filipos para Trôade e parou naquela cidade para ministrar a Ceia e pregar para aquele povo. E nisso tem Êutico. Talvez tenha sido convidado para ouvir. E Paulo, por causa da viagem, e também porque naquela época, quando as pessoas ficavam algum tempo sem se ver, era costume comer e se confraternizar até tarde, acabou se estendendo na mensagem e Êutico dormiu. E esse não foi o único perigo. Houve outros que eu gostaria de pensar com você.

3.1 – O local em que ele estava. (Atos 20.9)
Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, (...)caiu do terceiro andar.
Tudo bem que o local não é muito convencional, mas a janela também é lugar de saída ou de entrada. E dependendo da janela, você pode estar metade dentro e metade fora. Êutico estava com parte do seu corpo dentro do ambiente e a outra metade fora. Um dos maiores, se não for o maior, perigo na vida cristã de hoje é esse trânsito livre entre a vida com Deus e a vida sem Ele. A capacidade impressionante que o homem tem de se adaptar aos ambientes. Se está na igreja, fala como cristão, anda como cristão, se veste como cristão. Quando está longe deste ambiente, tem as mesmas características daquele universo. E mais, em uma altura perigosíssima. No terceiro andar. Ao sentar na janela, Êutico talvez, nunca pensaria que pudesse cair dali. Mas caiu.

3.2 – A atitude de Êutico. (Atos 20.9)
...adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono...

Paulo não estava contando piadas, ou histórias surreais. Paulo falava da Palavra de Deus.  E a atitude de Êutico só poderia dar na queda. Onde já se viu, além de estar num lugar perigoso, dormir profundamente, como diz o texto. Infelizmente há irmãos nossos hoje, que não se importam do lugar que estão e nem das suas atitudes. Esquecem que podem cair e a queda ser grave. A atitude em relação a Palavra é de completa displicência. Quantos não prestam atenção nas pregações, nas ministrações. Conversam demasiadamente, se portam mal. Pra Deus faz de qualquer jeito, de qualquer forma. Precisamos mudar a nossa atitude. Porque senão, a carne vai nos vencer.

3.3 – O Resultado. (Atos 20.9)
Quando o levantaram, estava morto.
Quando eu estou no lugar errado, com atitudes erradas, a morte é questão de tempo. Êutico depois de se colocar num lugar perigoso, sem a atitude correta perde sua vida. Paulo vai até ele, o abraça e ele volta à vida. A igreja tem feito muito disso hoje. Se não faz, precisa fazer. Muitos estão na mesma situação de Êutico e aí precisamos ir lá, abraçá-lo, olhar nos seus olhos e fazer com que o outro viva. Assim como Paulo fez. E aí a igreja perde tempo na sua caminhada, porque em vez de avançarmos com o reino, precisamos toda a hora, ir buscar pessoas que estão mortas espiritualmente, abraçá-las, cuidar delas e entenda porque isso tudo foi provocado por ela mesmo. Estava aqui conosco, comungava conosco e por estar dormindo na janela do terceiro andar, caem, morrem e temos que salvar e ajudá-los a ressuscitar.

Conclusão
Êutico talvez tenha ido pra janela por causa do calor que fazia naquele lugar. Havia lamparinas, etc. e talvez tenha se colocado na janela pra se refrescar. Desperta, para que você não seja induzido, conduzido para lugares perigosos, para situações perigosas. Desperta, tu que dormes para que a luz de Cristo brilhe em ti, você possa viver em sabedoria e não caia nas ciladas, nem transite em lugares perigosos.